sábado, 30 de maio de 2009

ORIGAMI DIVERTIDO

Olá!!!!

Sexta -feira (29/05/09) ganhei um livro de uma querida amiga, Raquel, aliás, trabalhamos na mesma escola, e tive a oportunidade de participar da educação escolar da sua filha, Ana Lívia, no ano passado.

Bom, o livro é maravilhoso, pois trata-se de dobraduras de papéis. Isso mesmo, um livro do mundo do Origami! É um livro para iniciantes, assim como eu, pois só sabia construir um copinho e formar um quadrado de um retângulo, hehe! Vou treinar bastante para já transmitir aos alunos do 5º ano na aula de Arte, hehe, só quando eu ficar "craque",viiixe! :) Não vou demorar,haha!! Muito obrigada Raquel!! E...escrevendo sobre o livro "Origami Divertido" do Jon Tremaine! Que tal escrever um pouco sobre o ORIGAMI?! **************************************************************************** Origami é a arte japonesa de dobrar papel. Sua palavra é de origem japonesa ori( dobrar) kami( papel), que ao juntarmos as duas palavras pronunciamos "origami". Geralmente ao construir alguma dobradura partimos de um pedaço de papel quadrado,cujas faces podem ser de cores diferentes.
Segundo a pesquisa realizada pela Wikipédia, a cultura do Origami Japonesa, que se desenvolve desde o Período Edo (conhecido por ser o começo do início do período moderno do Japão), não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (tsuru = garça) teria um pedido realizado. O Origami não é uma exclusividade japonesa,pois sabe-se que na Europa no séc.VIII, via Espanha recebeu alguns conhecimentos similares de Origami

Com os métodos mais simples de criar papel, o Origami tornou-se uma arte mais popular, pois além do papel ser menos caro, foi um material contribuinte para as pessoas não desperdiçarem e, assim, guardar as pequenas réstias de papel para usar em seus modelos de Origami.

As instruções eram transmitidas verbalmente de geração em geração, isto é, não existia um livro explicando passo a passo como nos dias atuais.

Entretanto, em 1797 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do India. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.


O teórico Friedrich Froebel (1782-1852) fundador do Jardim da Infância, me surpreendeu, porque até exato momento não tinha conhecimento da sua participação como fundador do Movimento Kindergarten que introduziu as dobragens de papel nas atividades pré-escolares. O Movimento Kindergarten foi levado para o Japão por uma senhora alemã, obtendo considerável aceitação. As dobragens de papel eram ensinadas às crianças e fundiram-se com o tradicional Origami.

Com certeza, a dobradura tem um papel fundamental na Matemática, porque um professor poderá analisar as formas geométricas especialmente, as figuras planas. E outro princípio fundamental na matemática no Origami é o Teorema de Kawasaki, segundo o qual a soma dos ângulos alternados formados por dobraduras em volta de um
único vértice em um Origami desdobrado será sempre 180º, isso, segundo os pesquisadores:Lee Yun Sheng – EESC/USP,Vanessa Cristina Ponce – EESC/USP, Lee Yun Feng – UNIARA e André Lopes Pigiani – UNESP/BAURU que desenvolveram um trabalho sobre a utilização da arte do Origami no ensino da Matemática. Entretanto, não basta apenas o conhecimento matemático é preciso de papel, paciência e dedicação, para construírmos a arte no papel.
Aí segue um vídeo para os visitantes do blog e quem sabe... tentar construir uma bela obra de arte no papel:


E uma animação muito legal de um pássaro da Paz, o TSURU. Vale a pena dá uma olhadinha! :)

Beijos e até a próxima!!!
:)

Nenhum comentário: