sábado, 23 de maio de 2009

Livros Infantis!!!!

Olá!!!!!!!

Durante o mês de Maio e de Junho os alunos do ensino fundamental I da escola,o qual trabalho, em Caucaia, vão confeccionar diversidades de trabalhos para a Mostragem Cultural de 2009, cujo tema: Literatura Infantil.

As turmas foram divididas entre sete professoras, ou seja, cada professora ficou responsável por uma turma. Eu (Isa) e Suzi ficamos com as respectivas turmas, 3º ano e 2º ano, e, com muita alegria com o seguinte tema: Arte e Música dos clássicos infantis. Por que será, o motivo desse tema, heim??!!! :D

Bom, o projeto tem como objetivo geral de despertar o interesse pela leitura, ampliando assim o universo lingüístico da criança. E, uma das sugestões do projeto é a formação de Pequenos Escritores,muuuito interessante!!
E, foi o primeiro trabalho que os alunos do 3º ano fizeram! :)

Apresentei a primeira proposta: eles escolheriam um clássico infantil que eles já conhecem para construir uma história, mas, o final do clássico deveria ser diferente do original, isto é, eles iriam modificar, melhor, iriam criar um final da maneira como eles gostariam de ouvir. No primeiro instante, eles deram um "pulo" da cadeira, principalmente, as meninas, pois elas a-m-a-m o final das histórias como, por exemplo, A Bela Adormecida, A Cinderela, entre outros, com o final em que o príncipe e a princesa vivem FELIZES PARA SEMPRE!!! :) Confesso que, foi difícil convencê-las, mas... consegui,hehe! A segunda proposta foi: o aluno poderia criar à sua própria história. :P

Gente! Saiu cada final de história, hehe, muito,muito,muito legal e interessante a imaginação dessas crianças.Entre uma das histórias, um aluno escolheu o clássico "Os três porquinhos". Sabemos que, na história o Lobo nunca mais volta para as terras onde viviam os três porquinhos! Mas, esse aluno modificou o final, e, escreveu assim: "O Lobo percebeu que é muito triste viver sozinho na floresta, porque precisamos de amigos. Decidiu voltar na casa dos porquinhos e pedir desculpas.Os porquinhos aceitaram as desculpas do Lobo e ficaram felizes para sempre!" Mostrou, assim, a importância dos amigos e do perdão,foi genial o fim da história!
Alguns alunos criaram a sua própria história,e foi muito divertido,hehe!!! A aluna Geanny e os alunos Mário e Abner escreveram, respectivamente, os seguintes livros: "Menina belinha e os coelhinhos", "O menino de pedra" e "Os três artefatos místicos do poder". As histórias são fantásticas, com ilustrações feitas pelos próprios autores! Fiquei encantada!!! :) E, com certeza vocês que visitam o blog ficariam encantados e felizes com a criatividade dessas crianças que, espero serem futuras escritoras e escritores. Aí segue, algumas fotos das diversidades de livros.









Beijos e até a próxima!!!!
:)

3 comentários:

Choro das Três disse...

Muito legal Isa!!
Sempre que a gente lia ou assistia uma história que a gente não gostasse do final, nós modificavamos! hehe
Mas mesmo os clássicos como a Bela Adormecida e A Pequena Sereia, foram modificados pela Disney, você sabia?
No fim, todos nós queremos um "Felizes para sempre" hehe

Isabelle disse...

É verdade! Tanto que no texto original de Grimm na história da Branca de Neve, os personagens não tinham nomes,e,nem características próprias,eram apenas os 7 anões.
Obrigada pelo comentário!
Com certeza, um eterno Feliz para sempre! hehe!
Beijão!!!!
:)

Clarissa Fulô disse...

QUE LEGAL TEU BLOG, NÃO CONHECIA AINDA, ACREDITA?
ADOREI!
EI, BORA COMBINAR DE SE ENCONTRAR, ESTOU COM SAUDADES...
BJUS
CLARISSA