quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Mágico de Oz

Olá!!!!
Com as pesquisas dos clássicos...estou a cada dia retornando a infância,hehe!!!

E uma das pesquisas, voltei há 20 anos atrás, hihi, quando assisti pela primeira vez o belíssimo filme "The Wizard of Oz". É isso mesmo!!! Acredito que muitos já assistiram esse filme de 1939, que este ano completa 70 anos,que maravilha!!! :) Para os mais jovenzinhos,hehe, uma sinopse para ter conhecimento da história, pois une a arte, a diversão, a infância e a alegria das músicas! Muuuuuuuuuuuuuuuuito legal!!!


Sinopse:Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.


A atriz Judy Garland( Dorothy),nasceu no dia 10/06/1922 e faleceu 22/06/1969, foi uma atriz estadunidense considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da Era de Ouro de Hollywood dos filmes musicais.Estrelou 2 filmes com Mickey Rooney(10 no total), quando começou a ser notada pelo público, mas o sucesso absoluto viria com O Mágico de Oz. Tinha, então,16 anos e recebeu um Oscar especial por seu trabalho. Foi nesse período que o estúdio MGM anexou uma cláusula em seu contrato que ela não poderia engordar e tampouco perder a sua voz. Receitada pelo próprio estúdio, começou a tomar remédios para não engordar. Mesmo com 20 anos, os executivos do estúdio queriam que ela continuasse a ser a mesma Dorothy, caso contrário perderia o contrato. Diversas vezes tentou o suicídio.
Uma mudança significativa em sua carreira só ocorreu anos mais tarde, com o filme The Pirate, de 1948, em que aparece mais feminina, aposentando a mocinha dos velhos tempos. Nesse período tomava anfetaminas (também receitados pelos médicos de Hollywood, o que a fazia ter alucinações e mudanças terríveis de humor).




Aos 47 anos seu rosto já mostrava os efeitos agonizantes do excesso de extravagâncias que teve na vida. Cheia de dívidas, acabou morrendo de overdose, em 1969, em Londres. Como atriz já não trabalhava, mas ainda cantava.

Algumas curiosidades:
Este filme ocupa a 6ª colocação na Lista dos 100 Maiores Filmes Americanos de todos os tempos, divulgada em 1998 pelo American Film Institute (AFI).
Este filme ocupa a 3ª colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.


Ah, e o compositor da música é o Harold Arlen,(Buffalo, 15 de Fevereiro de 1905 – Nova Iorque, 23 de Abril de 1986) foi compositor de canções tão populares como “Stormy Weather”, “That Old Black Magic” e “Over the Rainbow”, com que ganhou o Óscar de melhor canção em 1939, no filme The Wizard of Oz (1939).



Aí segue um video do trailer do Filme "The Wizard of Oz" e outro de uma das canções mais famosas do final da década de 1930.Vale a pena conferir,hehe!


Beijos,

Isabelle

:)

Um comentário:

Choro das Três disse...

OI Isabelle
Adorei o post, principalmente porque sou fã desta artista. Ela tinha uma voz belíssima, e a filha dela, Liza Minelli, herdou a voz potente da mãe.
Gosto muito dos filmes que ela tabalhou com o Gene Kelly. Um espetáculo!!!

É uma pena que uma pessoa tão talentosa como ela, tenha tido um final tão triste, né?! E o pior é que isso já aconteceu com muuuuuuitos artistas.

Parabéns!!!
Beijos
Elisa