domingo, 17 de maio de 2009

O essencial é invisível para os olhos.

Olá!!!!

Hoje fui para a missa com mamãe no período da manhã,pois eu(Isa),Walberk,Jansy(cunhada), mamãe e papai pretendíamos ir para Pacatuba, mas a Jansy não estava muito bem de saúde, então acabamos adiando para outro dia. E, na homilía de hoje, o evangelho é justamente, falando sobre o AMOR..., aliás a mensagem de Deus é que, devemos "Amar uns aos outros, assim como Ele nos amou!!!".

Então...refletindo as palavras do padre e lembrando do livro "O Pequeno Príncipe" que, por sinal, esse livro foi presente da nossa querida Tia Cira para o meu irmão Vandemberk, quando ele tinha, aproximadamente, 14 anos de idade, e... eu ainda tinha somente 4 aninhos, resolvi postar sobre esse livro,hehe! :)

O livro foi passando de mãos em mãos.Primeiramente, quem leu foi o Van,depois o Wal e depois eu,hehe! :)

Mas, antes de ler " O Pequeno Príncipe" amava assistir os desenhos animados que era transmitido na TV, onde ele sempre passava por várias aventuras e ajudava as pessoas aqui na terra, noooossa, como era legal, sinto saudades!!!!


Lembro que, assisti o filme,e... fiquei mais encantada com a história, tanto que, foi transmitido várias vezes e não cansava de assistí-lo, é liiindo!!!


Sei que muitas pessoas já leram, assistiram, mas quero hoje deixar aqui as belas mensagens através dos personagens e de trechos do livro.Claro,primeiramente, conhecer sobre o escritor!!!

O livro "Le Petit Prince" conhecido no Brasil como"O Pequeno Príncipe" é um romance de Antoine Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.Tanto que, foi o próprio escritor que ilustrou a capa e os desenhos do livro. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições.Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico.
No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.

Alguns estudiosos acreditam que o Saint-Exupéry já pensava no personagem muito antes de escrever o livro,pois nos anos 30 os seus desenhos já retratavam traços do personagem que é uma referência para crianças e adultos de todo o mundo. Em 1942 ,Saint-Exupéry resolveu escrever sobre o jovem loiro, de cachecol e cercado de estrelas.Infelizmente, Saint-Exupéry que lutava como piloto contra as forças do Eixo, partiu para uma missão no Norte da África e nunca mais voltou. Portanto, não viu o seu livro publicado na sua terra natal.

Vejamos alguns personagens:

“Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.”
Perplexo com as contradições dos adultos, o pequeno príncipe simboliza a esperança, o amor e a força inocente da infância que habita o nosso inconsciente.
Extraordinário e misterioso, ele vive em um planeta muito pequeno. Lá, um dia, apareceu uma flor...

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”....
Ela começou a crescer, parecia vir do nada. Ficou horas se arrumando e ajeitando suas pétalas... E é linda! Mas também orgulhosa, caprichosa e contraditória.O pequeno príncipe apaixona-se e vive para atender aos seus caprichos: um lanchinho, o para-vento, uma redoma. Mas ela nunca está satisfeita e o nosso herói decide partir.Embora pareça contraditória, entre caprichos e sabedoria, a rosa é extremamente feminina e sedutora. Por isso, cativa o coração do principezinho.

“As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas.”
Foi desencorajado, aos seis anos, pelos adultos que não reconheceram a sua sensibilidade artística e a sua capacidade de ver além das aparências. Mas anos depois, longe de todos, desenha a sua própria história.O piloto é a prova de que nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos.
Além desses personagens há também:O rei, O Vaidoso, O Bêbado, O Homem de Negócios, O Acendedor de Lampiões, O Geógrafo, A Jibóia, O Astrônomo Turco, A Raposa, A Serpente, O Carneiro e a Caixa.

É muito interessante quando o piloto retrata no início do livro a opinião das pessoas ao apresentar o seu primeiro desenho,hehe! Veja o trecho e a figura!




"‘Por que é que um chapéu faria medo? ’[...] Desenhei então o interior da jibóia, para que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações."
A jibóia desenhada pelo piloto quando criança é o ícone que nos ensina a ver além das aparências.


Vejam o lindo trecho da conversa do Príncipe com a Raposa,é genial!



E esse vídeo é quando o Pequeno Príncipe pede ao piloto para desenhar um carneiro!


Quanto a música só consegui o nome de dois compositores que fizeram a última parceria,o Lerner e Loewe no filme O pequeno príncipe (1973) que foi dirigido por Stanley “Cantando na chuva” Donen.


Deixo agora a frase mais conhecida e definida do que realmente é o verdadeiro amor ao próximo e palavras que vem do coração: O essencial é invísivel para os olhos. (Saint-Exupéry)
Beijos,
Isabelle
:)
Wikipédia

5 comentários:

Sérgio disse...

Olá Isabelle, eu de novo.

Falei demais na postagem anterior, mas não poderia deixar de comentar acerca do Pequeno Príncipe, rapidinho, mesmo porque: "...você se torna eternamente responsável pelo o que teu Blog cativa...:".

Você falou de sua Tia Clara e eu lembrei-me de que também dei este livro para um de meus sobrinhos, há muitos anos. Hoje ele está casado e virou advogado, mas não como no livro.

Foi bom ver o livro aqui, e como você afirmou, ele fez parte da infância de muitos, em um belo caminho rumo as perenes leituras.

Você citava em resposta a um comentário: "...quem sabe ai podemos conhecer um pouco mais do Sr. Sérgio..." (Sr? soa diferente). Eu falo, falo em teu blog e você só sabe que sou de Goiânia. Na verdade não tenho uma página na internet, ou tenho uma no myspace, mas não a uso, e não sou muito adepto de MSN e Orkut, aliás corro.

Porém, se quiseres saber um pouquinho do meu lado profissional, esta semana coloquei meu currículo no Lattes do CNPQ, uma exigência para que possa ministrar uma disciplina em uma pós-graduação da Escola de Engenharia da UFG. Lá também encontrará meu endereço profissional e eletrônico, email.

Site www.cnpq.br , em Plataforma Lattes, "buscar currículos", "buscar por: nomes: Sérgio Fernando de Sousa Bitencourt", "nas bases: demais", janela "buscar", poderás ver o que faço em Goiânia e saber o que fui fazer em Fortaleza. Uma profissão não muito corriqueira, de certa forma diferente, só menos "elogiada" que árbitro de futebol, mas presente no dia a dia de todas as pessoas. Acho que fugirá de tudo que você imagina. Lá é só o lado profissional, não há espaço para colocar o que gosto de ler, ver e ouvir, estes, venho, aconchegantemente, encontrando em teu Blog e no das Meninas do Choro. Parabéns pelo espaço.

Em tempo: deixo o endereço de uma música para você. "Ne me Quitte Pas", magnificamente interpretada pela Deusa Maysa, e bem relembrada na mini-série "Presença de Anita". Aqui, esta na voz de seu autor, o grande Jacques Brel (1959): maravilha.

http://www.youtube.com/watch?v=RKMqCqjixyo

Choro das Três disse...

Oiii

Muuuito legal!!!
Acho o livro do Pequeno Príncipe emocionante!Já li mais de uma vez!

Não sei se eu entendi: O Stanley Donen que dirigiu o filme do pequeno príncipe?? (se sim, muito legal, pois ele que dirigiu a maioria dos filmes do Gene kelly, de quem eu sou fã!!!!). Eu nunca vi este filme do Pequeno Príncipe, ma vou procurar assistir!

Ah, nós já tocamos para o sobrinho do Antoine Saint-Exupéry. Ele gosta de choro! Foi muito interesante conhece-lo!

Um beijão
Elisa

juliana disse...

oi fessora até que fim consegui! a história do pequeno principe é linda! bjss!
P.S. JU! TE ADORO
OBS: Tá ficando importante, néh!

vandemberk disse...

O seu título diz tudo “O essencial é invisível aos olhos”. Das muitas passagens deste belo livro a mais marcante é o encontro da raposa com o Pequeno Príncipe. Afinal, muitas vezes, passa despercebida por nossos olhos que “somos responsáveis por aquilo que cativamos”. A raposa mostra ao Pequeno inquisidor – sim, pois estava sempre pronto a fazer uma pergunta, e nunca respondia as que lhe eram feitas – que “somos responsáveis por aquilo que cativamos”. Assim, minha querida irmã saiba que és responsável por todos nós, afinal você nos cativa. Vocês sempre estarão em meu coração, em minhas palavras e em meus pensamentos. Que Deus ilumine seu caminho e encha de luz sua bela vida. Grandes Beijos.

Isabelle disse...

Muuuuuuuuuuuuuuiitoobrigada pelas suas belas palavras,meu querido,irmão!
Te amo...aliás nós te amamos muito,tá?
:D