sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Pedro e o Lobo ( Sergei Prokofiev) para os alunos do 3º ano

Olá!
Durante a semana fiquei preparando à aula de Artes para os alunos do 3ºano dos turnos da manhã e tarde.
Como estamos em momento de construção de trabalhos para a Mostragem Cultural de 2009, cujo tema, Literatura Infantil, então, uni o útil ao agradável, hehe,pois no dia 12 de Maio a Lia (violonista do grupo Choro das 3) postou no blog sobre o Prokofiev,e,melhor...! Ela exibiu dois vídeos do clássico infantil "O Pedro e o Lobo" na versão em desenho animado pela Disney. Maravilhoso!!! Não poderia deixar de explanar aos alunos neste exato momento de pesquisas e trabalhos culturais.
Primeiramente, analisei se a turma já conhecia a história, e, se tinha assistido ao desenho animado pela Disney. A resposta veio de imediato: "Nããããooo!!!" Eu achei ótimo,hehe,no bom sentido,né?
Bem... Vou direto ao assunto! A aula de hoje, hehe!!!:)
Como ensino Artes na sexta-feira no 3º ano, resolvi expor aos alunos sobre o compositor Prokofiev e seu objetivo, pois é uma história infantil contada através da música. Apresentei os personagens e os instrumentos que representavam cada elenco da história. Os alunos ficaram curiosos, tanto pelo nome, como pelo próprio instrumento.
Em seguida, explanei a história verbalmente, isto é, a versão em que o pato é engolido vivo. Neste exato instante, os alunos expressaram um sentimento de "dó" do patinho, pois não queriam que o pato tivesse sido engolido, mas ao saber o final da história em que o lobo tinha-o engolido vivo, ficaram tão alegres e até disseram: "Ufa! Ainda bem que ele (o lobo!) não mastigou, antes de engolir!" Foi muito engraçado!!! :)
Após a história contada, nos dirigimos para outra sala, onde estava a TV e o DVD, pois consegui o vídeo do desenho animado da Disney do Pedro e o Lobo, magnífico!!!
As crianças ficaram encantadas e se divertiam muito ao assistir o desenho, e, principalmente, com o passarinho, aliás, é um personagem muito simpático, hehe! E, eles perceberam que, o Pato não havia sido engolido, isso é, na versão apresentada na Disney.Retornamos para a sala de aula e (eu) aproveitei o momento de descontração para entregar alguns desenhos dos clássicos infantis da Disney, tais como, o Pinóquio, os Sete anões, a Bela e a Fera, a Cinderela, entre outros.Eles adoraram, afinal, diversão e pintura é com criança mesmo,hehe!
Aí, segue algumas fotos da aula de hoje:





Muuuiiito obrigada!
Beijos,
:)

Um comentário:

Romulo Viana disse...

Olá,

estou buscando um DVD que contenha essa versão da Disney, seria possível você me dizer onde consguiu?

Obrigado!