Pensando nessa tarde de domingo o que iria escrever no blog,hehe...Resolvi pesquisar um pouco sobre o xadrez, pois é um belíssimo jogo estratégico. Acredito que, os admiradores do jogo, já devem ter percebido a presença da Matemática no Xadrez, ou senão, o Xadrez na Matemática, bom...vamos ver no que dá!

Iniciaremos com um pouquinho de história, e... nada melhor do que a "Origem do Xadrez"!
Segundo o artista brasileiro Thiago Cruz o Chaturanga predecessor do Jogo de Xadrez chamado pela antiga língua sagrada da Índia há várias mitologias, o qual a mais conhecida é de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa.
Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
Para outros pesquisadores o jogo foi criado pelo deus Marte da Mitologia Romana ou pelo deus Ares da Mitologia Grega. Mas,a maioria dos pesquisadores acreditam que, o jogo tem a sua origem da Índia por volta do século VI d.c.
Na Pérsia o Xadrez recebeu o nome de Shatranj, acreditam que seja por exercer novas regras no jogo. Houve várias mudanças nas regras, tanto que, ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.
Que legal!!! Um dos mais importantes mestres eram o músico André Philidor, que descobriu a importância dos peões na estratégia do xadrez, e Louis de la Bourdonnais que venceu uma famosa série de matches contra o mais forte enxadrista britânico da época, Alexander McDonnell, em 1834.

Há vários vencedores de Xadrez,mas o grande mestre de 2008 é o
indiano Viswanathan Anand.

E, quanto o Xadrez na Matemática?!!!
Bom, vários estudiosos já pesquisaram e estudaram sobre o Xadrez e a Matemática. E, diante de várias leituras e pesquisas, o que mais chama a atenção, é o fato, da preocupação e da valorização dos pesquisadores à estratégia, ao raciocínio e da própria disciplina de Matemática no jogo de Xadrez.
O professor Adriano Pena cita no seu texto a importância da interdisciplinaridade,ou seja, de utilizar o jogo para a aprendizagem,como por exemplo, o aluno aprender a calcular áreas de alguma figura geométrica no Xadrez, ou, aprender as quatro operações.
"O xadrez e a matemática são ciências exatas, ambas ricas em
interdisciplinaridade..." (Adriano Pena).
Há várias sugestões da utilização do jogo de Xadrez no ensino da Matemática como:
Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas ou pretas representam que fração do tabuleiro?)
Noção de simetria. (Posicionamento das peças para iniciar uma partida);
Equivalência. (Na captura de peças. Por exemplo: Rainha (Dama), Torre, Bispo e Cavalo correspondem a quantos peões respectivamente);
Razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais. (Na exploração do tabuleiro. Por exemplo: o que acontece com o perímetro do quadrado à medida que seu lado dobra, triplica e assim por diante; ou fixando a área de um retângulo o que ocorre com a sua base sabendo que sua altura está dobrando, triplicando e assim por diante);
Potenciação. (No número de quadrados existentes no tabuleiro)
Além disso, o jogo pode trazer bons benefícios na aprendizagem,tais como: desenvolver o raciocício , a atenção,as habilidades, a tomadas de decisões,o respeito e melhorar o desempenho nos estudos, especialmente, na Matemática.
Fonte:Texto escrito por Idelmar André Zanella e Camacho Bezerra/UNIOESTE/
Não poderia deixar de citar aqui um vídeo maravilhoso do Geri's Game (O Jogo de Geri é um filme de curta-metragem de 1997 realizado pela Pixar Animation Studios, que vem como bônus do filme Vida de Inseto da Disney em parceria com a Pixar) que encontrei no you tube. E esse vídeo mostra o curta que se passa em um parque e conta a história de um simpático velhinho chamado Geri que joga xadrez contra ele mesmo. No final, o Geri sem óculos dá à Geri com óculos uma dentadura. Esse curta-metragem ganhou o Oscar pela melhor animação de 1997.
Geri aparece também em Toy Story 2, como o restaurador de bonecos. Aí,segue o link,é só clicar,ok?!
Milhões de beijos!!!
Isa...
:)
Um comentário:
Muito bom !!
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