domingo, 26 de abril de 2009

Xadrez e a Matemática

Oi!
Pensando nessa tarde de domingo o que iria escrever no blog,hehe...Resolvi pesquisar um pouco sobre o xadrez, pois é um belíssimo jogo estratégico. Acredito que, os admiradores do jogo, já devem ter percebido a presença da Matemática no Xadrez, ou senão, o Xadrez na Matemática, bom...vamos ver no que dá!

Iniciaremos com um pouquinho de história, e... nada melhor do que a "Origem do Xadrez"!
Segundo o artista brasileiro Thiago Cruz o Chaturanga predecessor do Jogo de Xadrez chamado pela antiga língua sagrada da Índia há várias mitologias, o qual a mais conhecida é de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa.






Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

Para outros pesquisadores o jogo foi criado pelo deus Marte da Mitologia Romana ou pelo deus Ares da Mitologia Grega. Mas,a maioria dos pesquisadores acreditam que, o jogo tem a sua origem da Índia por volta do século VI d.c.


Na Pérsia o Xadrez recebeu o nome de Shatranj, acreditam que seja por exercer novas regras no jogo. Houve várias mudanças nas regras, tanto que, ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.


Que legal!!! Um dos mais importantes mestres eram o músico André Philidor, que descobriu a importância dos peões na estratégia do xadrez, e Louis de la Bourdonnais que venceu uma famosa série de matches contra o mais forte enxadrista britânico da época, Alexander McDonnell, em 1834.


Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison May (1824-1887).
Há vários vencedores de Xadrez,mas o grande mestre de 2008 é o
indiano Viswanathan Anand.
Na Idade Média o Xadrez passou a ser considerado um jogo de entrenimento para os reis, os nobres e também como ensino de estratégias militares. O xadrez foi também retratado nas artes, usado como metáfora de combate, como símbolo da supremacia da lógica, ou ainda, no espírito dos moralistas medievais, como uma alegoria da vida social. Obras importantes, onde o xadrez desempenha um papel principal, vão desde a peça teatral A game at chess, de Thomas Middleton, passando pelo Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, até The Royal Game, de Stefan Zweig, ou The Defense, de Vladimir Nabokov.



E, quanto o Xadrez na Matemática?!!!



Bom, vários estudiosos já pesquisaram e estudaram sobre o Xadrez e a Matemática. E, diante de várias leituras e pesquisas, o que mais chama a atenção, é o fato, da preocupação e da valorização dos pesquisadores à estratégia, ao raciocínio e da própria disciplina de Matemática no jogo de Xadrez.
O professor Adriano Pena cita no seu texto a importância da interdisciplinaridade,ou seja, de utilizar o jogo para a aprendizagem,como por exemplo, o aluno aprender a calcular áreas de alguma figura geométrica no Xadrez, ou, aprender as quatro operações.
"O xadrez e a matemática são ciências exatas, ambas ricas em
interdisciplinaridade..." (Adriano Pena).

Há várias sugestões da utilização do jogo de Xadrez no ensino da Matemática como:

Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas ou pretas representam que fração do tabuleiro?)

Noção de simetria. (Posicionamento das peças para iniciar uma partida);

Equivalência. (Na captura de peças. Por exemplo: Rainha (Dama), Torre, Bispo e Cavalo correspondem a quantos peões respectivamente);

Razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais. (Na exploração do tabuleiro. Por exemplo: o que acontece com o perímetro do quadrado à medida que seu lado dobra, triplica e assim por diante; ou fixando a área de um retângulo o que ocorre com a sua base sabendo que sua altura está dobrando, triplicando e assim por diante);
Potenciação. (No número de quadrados existentes no tabuleiro)

Além disso, o jogo pode trazer bons benefícios na aprendizagem,tais como: desenvolver o raciocício , a atenção,as habilidades, a tomadas de decisões,o respeito e melhorar o desempenho nos estudos, especialmente, na Matemática.

Fonte:Texto escrito por Idelmar André Zanella e Camacho Bezerra/UNIOESTE/

Não poderia deixar de citar aqui um vídeo maravilhoso do Geri's Game (O Jogo de Geri é um filme de curta-metragem de 1997 realizado pela Pixar Animation Studios, que vem como bônus do filme Vida de Inseto da Disney em parceria com a Pixar) que encontrei no you tube. E esse vídeo mostra o curta que se passa em um parque e conta a história de um simpático velhinho chamado Geri que joga xadrez contra ele mesmo. No final, o Geri sem óculos dá à Geri com óculos uma dentadura. Esse curta-metragem ganhou o Oscar pela melhor animação de 1997.
Geri aparece também em Toy Story 2, como o restaurador de bonecos. Aí,segue o link,é só clicar,ok?!



Milhões de beijos!!!
Isa...
:)