terça-feira, 28 de abril de 2009

28 de Abril - Dia da Educação


Como Pedagoga, não poderia deixar de citar nesse blog sobre o Dia da Educação.

E este mês teve várias comemorações festivas, como o dia do Livro Infantil e outras datas marcantes no Brasil, então a Educação teve como ênfase nesse mês de Abril e considerada uma data comemorativa pelos pais, educadores e transmissores da educação em geral.

Bom, a Educação possui um sentido amplo, pois é um fator importante para a sociedade, afinal, sem a existência dela, não seria possível uma interação dos grupos, uma aquisição de conhecimentos e execução da transmissão de culturas entre os grupos sociais.


Será que existe um modelo único de Educação?


É lógico, que não,pois há uma diversidade de culturas e mundos culturais,como a educação tribais, de nômades, de caçadores, de mundos industrializados, desenvolvidos e em desenvolvimento.Portanto, não devemos achar que a Educação existe somente na escola com professores, e, sim, há a primeira educação na vida do ser humano, a Educaçã Familiar. E essa educação é de fundamental importância para o desenvolvimento de caráter e personalidade do cidadão.
Mas, retornando a escolarização, podemos perceber que a Educação deixa muito a desejar no mundo de hoje, e, especialmente, no Brasil, pois há ainda uma grande evasão escolar, deixando os alunos desinteressados e desmotivados. Apesar da Educação ser um dever da família e do Estado, ela ainda não atinge o seu objetivo, que é de preparar o educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Mas, essa jornada não é somente do professor ou da família, e, sim são dos dois, pois se parármos para pensar e refletir, a educação poderá modificar muitos problemas existentes na sociedade e no mundo. Pois, como muitos citam que a criança é o futuro do país,então... que todos aqueles que convivem com as crianças e jovens possam proporcionar novas oportunidades, através da leitura, da escrita, da música, do esporte , da arte e da esperança.

Pode até ser uma utopia para muitos,mas só haverá boa educação se todos conscientizarem de fazer a sua parte,isto é,o professor realizar o seu papel na escola, os pais na família, o cidadão responsável e honesto no trabalho, e, em qualquer lugar, pois a educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, e contribuir para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Carlos Drummond de Andrade)
Beijos,
Isabelle Rocha
:)

3 comentários:

Romário Matos disse...

Que bom,fico feliz.
Adorei seu blog e ver que escreves tbm questões sociais. muito bom mesmo. O meu eu comecei só pra treinar, pois não tenho um bom relacionamento com as palavras, mas acabei me apaixonando por elas.
VOu tá sempre navegando pelo seu blog.
abraço.

Sérgio disse...

Olá Isabelle,

Passei uns dias sem deixar recado, mas estou sempre acompanhando teu Blog e o das Meninas do Choro, ali onde o som de outrora fez morada. Admiro tudo delas, mas tenho um gosto especial pela leitura para "Ave Maria" de Shubert cuja síntese de sentimento é "lágrima" de tão belo, vejo e revejo no Sesc Brasil. Tenho uma admiração especial pela figura de Maria na história e nos evangelhos apócrifos, daí meu apreço por "Pietá" de Michelangelo e por várias imagens de Maria, mas é uma admiração que passa à margem do religioso. Não é uma admiração de preces ou pedidos, mas o respeitar e o reverenciar a uma mulher corajosa, uma mente bem à frente do seu tempo, que soube compreender teu povo, tuas penúrias, repassar tudo a teu filho e aceitar teu caminho.

Muito bacana a viagem de vocês à Viçosa do Ceará, bonito também a forma que você fala de sua terra e não é por menos, já que a alegria, a cor, o sol, as noites, a brisa, os sorrisos de todos para todos, fizeram um pacto de tornar tudo por ai mais encanto para todos os cantos.

Fiquei curioso com a cidade, fui no Google Earth conhecê-la, realmente é linda e aconchegante, ao vê-la dá para sentir um pouquinho da ternura dos teus ares. Um parênteses, não sei se você já baixou o Google Earth última versão colocada à disposição para downloads. Vale a pena viajar pelos quatro cantos do planeta, ir até Paris, à Praça Charles de Gaulle e ver de perto a maravilha das esculturas esculpidas no Arc de Triomphe, ou ir ao Museo del Prado em Madri e ver as belas aquarelas em seu mais próximos detalhes.

Mas a viagem de vocês, você e as Meninas, deve ter sido algo de muito gratificante, iluminador, um muito de pássaros em festa em meio a tanta gente talentosa e cintilante a caminhar pelas ruas desta bela Viçosa. Tudo que vi no Blog de vocês é muito bonito, amigo, rico, arte plena à flor da pele, raiz à "sustentável leveza do ser".

Mas pintou uma pontinha de ciúmes (brincadeira), as Meninas andam pelas terras de Isabella e nada do Cerrado de outros admiradores de tanto som. Tô brincando! Sei que o deslocar da arte não é tão simples. Mas ao vê-las, você e as Meninas, em Viçosa, lembrei de uma cidadezinha histórica de nosso Goiás, Pirenópolis, perto de Goiânia, que sempre costumo ir quando quero entrar em contato com outros ares e a natureza. Viçosa lembra Pirenópolis, a cidade é linda, linda, patrimônio histórico nacional. Se tiveres como, baixe o Google Earth e vá ao endereço Pirenópolis-Goiás-Brasil, ou no site www.pirenopolis.tur.br e conheça um pouco desta bela cidade.

Lá tem o Caffé Tarsia, uma casa/restaurante que apresenta shows nos fins de semana com artista de Goiás e de fora de Goiás, foi lá que eu imaginei ver as Meninas um dia tocando. Tem tudo a ver com elas, uma casa tranqüila, um público respeitador e que adora MPB. Sugiro dar uma olhadinha na cidade pela internet, ela e também Goiás Velho, esta patrimônio histórico da humanidade. Goiás Velho, nossa antiga capital, também é uma cidade linda, onde realiza-se no mês de junho o "FICA" Festival Internacional do Cinema Ambiental, onde cineastas do mundo inteiro apresentam suas películas alertando o mundo acerca da problemática ambiental. Os filmes são memoráveis, e o FICA recheado de mentes brilhantes e muito criativas. O Festival acontece durante uma semana e, além dos filmes, pode-se assistir peças de teatro, muita música e andar pelas ruas de pedras de Goiás. Se tiveres oportunidade, visite, um dia, Goiás Velho, ou procurem na internet, inclusive no youtube, "Cora Coralina" a doceira poeta de Goiás Velho, uma bela história de mulher que foi adoçar a vida dos anjos.

Outra gostosa cidadezinha de Goiás é o Vilarejo de São Jorge em Alto Paraíso, próximo ao Santuário da Chapada dos Veadeiros, onde a mineira Doroty Marques, a cantora do Tambor Encantado, resolveu se instalar, montar um espaço para ensinar música popular e fazer arte com os meninos do lugarejo. Educadora e estudiosa de músicas populares e folclóricas, irmã do também cantor popular e folclorista Dércio Marques. Também sugiro uma pesquisa acerca de Doroty Marques na internet, vale a pena conhecer esta educadora, musicista e poeta popular. Acho que ela tem algo a repassar a você, como educadora e pesquisadora.

Falei de mais e de pouco proveito, mas queria comentar da bela Viçosa, e apresentar-lhes, a você e as Meninas, Pirenópolis e Goiás Velho.

Estarei colocando este longo e chato comentário também no blog das Meninas.

Finalizo com o texto introdutório de Doroty Marques em seu Disco "Erva Cidreira"

"Não é difícil vê-los, são feixes de longas folhas que teimam acompanhar as linhas dos trens, como a esperança que brota do abandono.

Estão nos quintais sem cerca, nas ruas de pouco trânsito, nos fundos preguiçosos dos quintais de Minas.

Folha que a um só tempo é rebeldia e doçura, remédio dos despossuidos, erva teimosa que por mais que as pesadas rodas de ferro decepem, por mais que o sol as seque, pode perder a cor, mas, se fervida, não perde o gosto."

Abraços e parabéns

Sérgio Bitencourt/Goiânia

Isabelle disse...

Olá,Sr. Sérgio!!
Fico muito feliz quando vejo os seus comentários,pois as suas palavras são belíssimas aos nossos olhos e pensamentos.
Que legal! Eu também tenho uma admiração pela música "Ave Maria" de Shubert e pela "Ária 4º na corda" de Bach,é explêndido!
É,vejo e revejo também o show das garotas no SESC, que, foi maravilhoso! Nossa,fiquei muito feliz com a sua admiração por essa mulher que,realmente foi graciosa,corajosa e presente em todos os momentos de dor do filho, confesso também ter um imenso carinho pela sua atitude e determinação.
Ah,vou visitar sim... pela internet essa cidade,ok?
Quanto as meninas vou ficar na torcida para que elas em breve visitem e façam show na cidade de Pirenópolis,e, finalmente poder conhecer um pouco mais do Sr.Sérgio!
Muitíssimo obrigada!
Não sabe a felicidade em meu coração ao ver seus belos comentários!
Sinceridades do coração!
Ah,e nós comentávamos sobre os seus comentários em Viçosa! Elas são maravilhosas!!
Um grande beijo!
:)