sábado, 4 de abril de 2009

Arte e Matemática

Olá!!!!
Durante a semana, li um artigo na revista Escola sobre o ensino de matemática e o trabalho em equipe. Mas, o que tem a ver o tema do blog com a leitura?!Calma!!! Durante a leitura despertou em mim a curiosidade de fazer uma rápida e pequena pesquisa na internet sobre a Arte e a Matemática, já que não sei se perceberam, mas no post anterior o " Tangram", por ser um jogo matemático, instiga no aluno a capacidade de criar e recriar, tornando-se assim, uma atividade artística com o quebra-cabeça chinês.Como amo Matemática e Música, pensei, e por que não conhecer um pouco mais da relação entre eles?!

Bom, indo direto ao assunto, li alguns artigos, como do Miguel Ratton(Engenheiro eletrônico formado pela UFRJ. Estudou piano e teoria musical na Escola Villa-Lobos (RJ). Especializou-se em tecnologia musical) e ele deixa bem claro, a relação entre a Matemática e a Música no seu texto: A relação harmoniosa entre sons e números.

Segundo, Miguel Ratton, a importância da Matemática na Música está presente no início do conhecimento sobre RITMO e SOM, isto é, um músico ao coordenar os sons na música, o mesmo segue um fundamento matemático. Como, por exemplo, a constituição de uma escala musical ao combinar as variações sonoras.

Para conhecer um pouco mais dê uma olhadinha no link :http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ame/ametxt5.htm

Além do texto acima, li também um texto Matemática na Música no site:http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/matematica_musica/intro.htm elaborado pela Escola Secundária Garcia de Orta, Portugal, e percebe-se o quanto a Matemática está presente na Música, pois no texto cita, que a Música faz referências a linguagem simbólica e nos faz lembrar da semelhança dos gráficos de funções, ou seja, o eixo das abcissas representa o tempo e o eixo das ordenadas a altura tonal. ALTURA TONAL!!!!??? O que é isso? : (

Para entender altura tonal é preciso conhecer as escalas musicais e na música se baseia na estrutura funcional gerando um "percurso" harmônico e melódico.Caramba!!!Para entender isso é melhor realizar uma diversidade de leituras,então vamos para a relação entre a Matemática e a Música!!

Mas de onde veio essa idéia de relacionar a Matemática com a Música? :D
Para muitos pesquisadores a relação começou com Pitágoras ao descobrir as proporções relacionadas com os intervalos de oitava, os intervalos de quinta e os intervalos de quarta.Noooossa!!!!

Como sou curiosa! Fui tentar entender essa descoberta de Pitágoras!!! :]

Encontrei um artigo e cujo autor, Luis Netto(Graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André - SP) ele apresenta de uma forma minuciosa, a descoberta do sábio matemático Bernardus Vallumbrosius, o qual estudou o triângulo retângulo(que calculamos com o uso do Teorema de Pitágoras) para denominar alguns intervalos na música.




Ah, e o belíssimo vídeo do PATO DONALD no mundo da matemática e da música,hehe!!!
Com essa breve pesquisa, pude perceber a relação e a importância da concepção matemática na música.

"Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem"
Pitágoras
Espero que goste!!!
Beijos,
Isa...
:)

3 comentários:

Sérgio disse...

Olá Isabelle,
Eu de novo a invadir teu Blog, agora para sugerir uma cantora que gosto muito e para desmistificar um anti-americanismo que posso ter deixado passar, apesar de um certo amargo com os "lá de cima".

Quanto ao cinema alemão, grandes nomes do cinema germânicos enriqueceram a história da telona: Fritz Lang, Herzog, Wenders e Fassbinder, este meu preferido. Muitos cineastas americanos fizeram filmes contando estórias da segunda guerra, nem todos com base histórica verdadeira, mas com uma espécie de manipulação de emoções. Godard, cineasta francês, tem uma síntese do cinema americano: "eles contam a história dos outros, pois destruíram a tua própria história..." Mas lá também tem grandes nomes, a história do cinema de arte também passa por lá, entre eles Orson Welles, que filmou ai em Fortaleza os jangadeiros e, mais especificamente, o Jacaré cuja história vi um pouquinho no "Dragão do Mar", mas isto vocês sabem muito. "Cidadão Kane" de Orson Welles, belo filme, vale a pena ser visto, referência de cinema.

Os cineastas da Alemanha, sejam da nova ou antiga geração, repudiam o holocausto judeu, mas não podemos fechar os olhas ao genocídio israelense de agora contra o povo Palestino, mas isto é uma outra história.

Werner Herzog filmou por aqui, na Amazônia: "Aguirre" e "Fitzcarraldo". Dele, o meu preferido é "O Enigma de Kaspar Hause", vale muito ver o filme e também pesquisar acerca da história de Kaspar Hause. No cinema alemão de agora "Adeus Lênin!" de Wolfgang Becker nos dá uma boa leitura dos novos cineastas.

Mas o que gostaria agora é de sugerir-lhe uma cantora que gosto muito, Eva Cassidy, assim como Taiguara, partiu muito cedo, deixando o mundo mais pobre, mas a partida não encerra o encontro, chamas nos são acessas por um grande talento, pela ternura tão escassa mas reprodutora de esperanças...

Ela, Eva Cassidy, adentra minhas noites enquanto leio ao avançar das horas...Ela faz-me canto que era para ser de ontem, junto com Simon e Garfunkel deveria ter composto os passos de uma época..., mas não, a magia do tempo guardou-a para o refletir dos olhares idos.

Hoje, esqueço um pouco do "Choro das Meninas" e refugio-me em Eva Cassidy, segue dois vídeos dela que gosto muito e os quais ofereço a teu Blog:
http://www.youtube.com/watch?v=eUwTdqPkluY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=sYyQcQSqpbI&feature=related
...
Veleje adiante menina prateada
Veleje e passe
Sua hora chegará para brilhar
Todos os seus sonhos estão a caminho
Vejam como eles brilham
...
(Simon - Bridge Over Troubled Water)

Boa Noite

Sérgio Bitencourt/Goiânia

Isabelle disse...

Muito obrigada!
Seus comentários são maravilhosos!
Agauardo novos comentários nos próximos posts!
Beijos!
:)

Luiz Netto disse...

Ola Isabelle:
Vi que citou um endereço de meus sitios sobre musica:
http://members.tripod.com/caraipora/index.html

Mais sobre Matemática na Musica:
Veja meu blog:http://blogdevalumbrosius.blogspot.com/
A Música e os logarítmos.

[]s
Prof. Luiz Netto