terça-feira, 28 de abril de 2009

28 de Abril - Dia da Educação


Como Pedagoga, não poderia deixar de citar nesse blog sobre o Dia da Educação.

E este mês teve várias comemorações festivas, como o dia do Livro Infantil e outras datas marcantes no Brasil, então a Educação teve como ênfase nesse mês de Abril e considerada uma data comemorativa pelos pais, educadores e transmissores da educação em geral.

Bom, a Educação possui um sentido amplo, pois é um fator importante para a sociedade, afinal, sem a existência dela, não seria possível uma interação dos grupos, uma aquisição de conhecimentos e execução da transmissão de culturas entre os grupos sociais.


Será que existe um modelo único de Educação?


É lógico, que não,pois há uma diversidade de culturas e mundos culturais,como a educação tribais, de nômades, de caçadores, de mundos industrializados, desenvolvidos e em desenvolvimento.Portanto, não devemos achar que a Educação existe somente na escola com professores, e, sim, há a primeira educação na vida do ser humano, a Educaçã Familiar. E essa educação é de fundamental importância para o desenvolvimento de caráter e personalidade do cidadão.
Mas, retornando a escolarização, podemos perceber que a Educação deixa muito a desejar no mundo de hoje, e, especialmente, no Brasil, pois há ainda uma grande evasão escolar, deixando os alunos desinteressados e desmotivados. Apesar da Educação ser um dever da família e do Estado, ela ainda não atinge o seu objetivo, que é de preparar o educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Mas, essa jornada não é somente do professor ou da família, e, sim são dos dois, pois se parármos para pensar e refletir, a educação poderá modificar muitos problemas existentes na sociedade e no mundo. Pois, como muitos citam que a criança é o futuro do país,então... que todos aqueles que convivem com as crianças e jovens possam proporcionar novas oportunidades, através da leitura, da escrita, da música, do esporte , da arte e da esperança.

Pode até ser uma utopia para muitos,mas só haverá boa educação se todos conscientizarem de fazer a sua parte,isto é,o professor realizar o seu papel na escola, os pais na família, o cidadão responsável e honesto no trabalho, e, em qualquer lugar, pois a educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, e contribuir para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Carlos Drummond de Andrade)
Beijos,
Isabelle Rocha
:)

domingo, 26 de abril de 2009

Xadrez e a Matemática

Oi!
Pensando nessa tarde de domingo o que iria escrever no blog,hehe...Resolvi pesquisar um pouco sobre o xadrez, pois é um belíssimo jogo estratégico. Acredito que, os admiradores do jogo, já devem ter percebido a presença da Matemática no Xadrez, ou senão, o Xadrez na Matemática, bom...vamos ver no que dá!

Iniciaremos com um pouquinho de história, e... nada melhor do que a "Origem do Xadrez"!
Segundo o artista brasileiro Thiago Cruz o Chaturanga predecessor do Jogo de Xadrez chamado pela antiga língua sagrada da Índia há várias mitologias, o qual a mais conhecida é de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa.






Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

Para outros pesquisadores o jogo foi criado pelo deus Marte da Mitologia Romana ou pelo deus Ares da Mitologia Grega. Mas,a maioria dos pesquisadores acreditam que, o jogo tem a sua origem da Índia por volta do século VI d.c.


Na Pérsia o Xadrez recebeu o nome de Shatranj, acreditam que seja por exercer novas regras no jogo. Houve várias mudanças nas regras, tanto que, ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.


Que legal!!! Um dos mais importantes mestres eram o músico André Philidor, que descobriu a importância dos peões na estratégia do xadrez, e Louis de la Bourdonnais que venceu uma famosa série de matches contra o mais forte enxadrista britânico da época, Alexander McDonnell, em 1834.


Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison May (1824-1887).
Há vários vencedores de Xadrez,mas o grande mestre de 2008 é o
indiano Viswanathan Anand.
Na Idade Média o Xadrez passou a ser considerado um jogo de entrenimento para os reis, os nobres e também como ensino de estratégias militares. O xadrez foi também retratado nas artes, usado como metáfora de combate, como símbolo da supremacia da lógica, ou ainda, no espírito dos moralistas medievais, como uma alegoria da vida social. Obras importantes, onde o xadrez desempenha um papel principal, vão desde a peça teatral A game at chess, de Thomas Middleton, passando pelo Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, até The Royal Game, de Stefan Zweig, ou The Defense, de Vladimir Nabokov.



E, quanto o Xadrez na Matemática?!!!



Bom, vários estudiosos já pesquisaram e estudaram sobre o Xadrez e a Matemática. E, diante de várias leituras e pesquisas, o que mais chama a atenção, é o fato, da preocupação e da valorização dos pesquisadores à estratégia, ao raciocínio e da própria disciplina de Matemática no jogo de Xadrez.
O professor Adriano Pena cita no seu texto a importância da interdisciplinaridade,ou seja, de utilizar o jogo para a aprendizagem,como por exemplo, o aluno aprender a calcular áreas de alguma figura geométrica no Xadrez, ou, aprender as quatro operações.
"O xadrez e a matemática são ciências exatas, ambas ricas em
interdisciplinaridade..." (Adriano Pena).

Há várias sugestões da utilização do jogo de Xadrez no ensino da Matemática como:

Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas ou pretas representam que fração do tabuleiro?)

Noção de simetria. (Posicionamento das peças para iniciar uma partida);

Equivalência. (Na captura de peças. Por exemplo: Rainha (Dama), Torre, Bispo e Cavalo correspondem a quantos peões respectivamente);

Razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais. (Na exploração do tabuleiro. Por exemplo: o que acontece com o perímetro do quadrado à medida que seu lado dobra, triplica e assim por diante; ou fixando a área de um retângulo o que ocorre com a sua base sabendo que sua altura está dobrando, triplicando e assim por diante);
Potenciação. (No número de quadrados existentes no tabuleiro)

Além disso, o jogo pode trazer bons benefícios na aprendizagem,tais como: desenvolver o raciocício , a atenção,as habilidades, a tomadas de decisões,o respeito e melhorar o desempenho nos estudos, especialmente, na Matemática.

Fonte:Texto escrito por Idelmar André Zanella e Camacho Bezerra/UNIOESTE/

Não poderia deixar de citar aqui um vídeo maravilhoso do Geri's Game (O Jogo de Geri é um filme de curta-metragem de 1997 realizado pela Pixar Animation Studios, que vem como bônus do filme Vida de Inseto da Disney em parceria com a Pixar) que encontrei no you tube. E esse vídeo mostra o curta que se passa em um parque e conta a história de um simpático velhinho chamado Geri que joga xadrez contra ele mesmo. No final, o Geri sem óculos dá à Geri com óculos uma dentadura. Esse curta-metragem ganhou o Oscar pela melhor animação de 1997.
Geri aparece também em Toy Story 2, como o restaurador de bonecos. Aí,segue o link,é só clicar,ok?!



Milhões de beijos!!!
Isa...
:)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Companheirismo dos Grupos Choro das 3 e do Fulô de Araçá

Olá!!!!! :)
Fiquei tão anciosa para escrever no blog que não aguentei esperar chegar domingo,pois como citei no post anterior, ainda tenho muita coisa para escrever e mostrar.

Bom, tive o imenso prazer de conhecer a cidade na companhia dos grupos Choro das 3 e Fulô de Araçá!!!!

O grupo Fulô de Araçá, conheci aqui em Fortaleza, numa apresentação no Banco do Nordeste,elas são engraçadíssimas,mas o contato veio aprimorar mesmo na cidade de Viçosa do Ceará,hahaha...Que coisa,heim?! Vou aguardar novos contatos para concretizar a amizade!!!


Quanto ao Grupo Choro das 3, tive o imenso prazer de assistir ao programa Altas Horas no dia 19 de Abril de 2008.E fiquei encantada com o talento das jovens filhas do Sr Eduardo e Srª Cristina. As belíssimas meninas simpáticas, educadas, atenciosas e talentosas: a Corina, Lia e Elisa!

E, elas estavam no Festival Mel ,Chorinho e Cachaça para a alegria de todos que a admiram e a conheceram,hehehe... Ao chegar no auditório da cidade de Viçosa, avistei as meninas e não deixei de cumprimentá-las,claro,né?! :)
Confesso ter ficado mais tímida do que já sou,hihihi... No momento veio em minha mente como um filme,pois lembrei dos comentários que coloco no blog das garotas,haha... :]

Depois, vi Fulô de Araçá bem na frente observando o bate-papo que estava acontecendo com o Grupo Época de Ouro...É!!!! Isso mesmo, só tinha mestre,hehehehe...

Quando finalizou o bate-papo aí nos reunímos fora do auditório e senti uma imensa alegria em ver as garotas do Grupo Choro das 3 e as meninas daqui de Fortaleza, o Fulô de Araçá,pois eu havia enviado uma mensagem para a Clarissa que eu não queria perder a oportunidade de ver os dois grupos conversando e tocando juntos,hahaha..E foi o que eu vi e registrei por meios de fotos e filmagens.Eu ficava sem ação, porque tamanha era a minha alegria em ver essas jovens reunidas e proporcionando o melhor da música brasileira. Depois das conversas, das risadas,eu e o Grupo Choro das 3 fomos ver uns artesanatos,e, que "coisas" mais linda!!! Ah! Não poderia deixar de citar o presente que recebi das garotas, hehehe..as blusas pintadas pela desenhista Elisa Meyer, e, como são liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindas!!!Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Chegou então o melhor momento,hehe...

O SHOWWWWWWW!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso mesmo o show das meninas do Grupo Choro das 3, aeeeeeeeee...... :) :) :)

E, gente que show...,caramba!!!!!

Elas foram tão naturais, tão talentosas, receptivas, simpáticas e interagiram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com o público, e, é isso que o público gosta,hehehehe....

Diante de tantas estórias, composições, músicas fiquei entusiasmada a ponto de querer somente registrar o show,hahahahaha...e foi o que eu fiz!!!!
Quero deixar um comentário quando elas tocaram "BACH", é algo inexplicável,mas vou tentar descrever aqui o que senti! Bem, quando elas tocaram Ária na 4º corda fiquei encantada, estática, pois é como se fossem anjos tocando ao lado de Deus, e, é isso que eu vi nas meninas, garotas singelas, autênticas, atenciosas e amorosas. Jamais irei esquecer o gesto de carinho que Elisa fez a sua irmã Corina ao beijar a sua mão e hehehehe....Lia "chupando dedo"!!!! :D

Ah! Sem citar o imenso carinho da nossa querida Srª Cristina e do Sr. Eduardo,muuuuuuuuuuuito obrigada!
Elas tocam por amor e por dedicação! E, isso basta para proporcionar ao público. Tudo ficou na minha mente e no meu coração!
Ao finalizar o show das garotas do choro e do grupo Época de Ouro fui com as garotas do Fulô de Araçá para a Saideira na Arena,hehehe....Na verdade só teve roda de choro depois que acabou a saideira,hahahahaha...Pois, o André, o Ronaldo, o Antônio (o flautista) do grupo Época de Ouro e as meninas do Fulô de Araçá, juntamente com um grupo que participava da Mostra Competitiva fecharam a roda para iniciar o choro,hihi.... hummmmm....Bom d+++++!!!!
Tão bom que, não senti sono, hehehehe...e ficamos conversando até às 5:00 da manhã, amei!!!! :P Agora, imagine para acordar no dia seguinte para ir ao bate-papo musical do Choro das 3,hahaha....Só um belo banho para acordar,rsrsrsrsrs.... :)
Domingo, dia de bate-papo musical com as garotas do Choro das 3 foi um papo agradável e aconchegante,pois teve muitas perguntas e até boas opiniões entre os participantes e o grupo,hiper,mega e super legal!!!

No domingo não poderia ter sido melhor,pois fui para o hotel e tive a oportunidade de conhecer um pouco mais das meninas e elas puderam me conhecer também, hahaha... e, logo, depois nos encontramos na Arena,pois a garotas do Fulô de Araçá tocaram naquele dia,e, nos reunímos novamente para fazer a festa,como,por exemplo, Elisa sambando,rsrsrsrsrsrsr.....só o Fulô de Araçá para fazer isso mesmo, foi genial! E, com um friozzzziiiiinho, ainda tivemos disposição de tomar um belo sorvete,hahahaha...

Bom, tudo que é bom dura pouco,aí chegou o momento de ir embora,isso é, eu(Isa) ir para Fortaleza, snif! :(

De qualquer forma... foram dias rápidos,agradáveis e maravilhosos,hahahaha....

Espero encontrar novamente o Grupo Choro das 3 e Fulô de Araçá para continuármos a festa!

BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

iSA....
:)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Festival Mel,Chorinho e Cachaça-2009

Olá! Aproveitando o feriado!!!! Oba!!!!!!




Bom, não poderia deixar de registrar aqui uma belíssima viagem que fiz para Viçosa do Ceará, aqui no CEARÁ, hehehe... :) Para ser sincera! Eu não conhecia essa cidade tão acolhedora, simpática e tranqüila! Já sabia que era conhecida como a "Suíça brasileira" !!!!

Como assim?! Na verdade é uma cidade localizada na Serra da Ibiapaba e fica nas regiões de maior altitude e nas encostas da Chapada. É um frioziiiiiiiiiiiinho!!!!!!! Tão booooooom!!


Viçosa do Ceará é um município abençoado por Deus, pois ao chegarmos na cidade demos de cara com uma natureza singela e inspiradora aos olhos de quem a visita. Ah! Surpresos também!!!Afinal, a imagem que muitos possuem do Ceará, é de um local seco e do sertão. Mas, em Viçosa do Ceará transmite uma imagem totalmente diferente, pois com o Festival Mel, Chorinho e Cachaça que, ocorre todos os anos na Serra, reuniu um público de vários lugares e com uma diversidade de atrações. Na sua terceira edição, o Festival realizou durante o período de 18 a 20 de Abril vários shows e a I Mostra Competitiva de Chorinho do Ceará e passaram pelo festival mestres e músicos de várias gerações, deixando para os visitantes boa lembranças e recordações... claro, com "gostinho" de " quero mais"!!!! :)


E, tive a oportunidade de visitar a cidade e contemplar o festival neste fim de semana! Aeee...

De Fortaleza para Viçosa do Ceará são 350 km e aproximadamente 7 horas e 30 minutos de viagem. Vale a pena!!!!

ACHO QUE IREI REPETIR NO PRÓXIMO ANO!!!! :]

A cidade além de proporcionar um clima agradável, é simpática pela perfeita harmonia entre o frio e o chorinho, hehehe..Nossa!!!! Foi um final de semana, maravilhoso, pois além de viajar, hahaha...visitei a cidade e tive a oportunidade de apreciar os magníficos grupos de Choro, tais como: Choro das 3 de São Paulo, Época de Ouro do Rio de Janeiro, Fulô de Araçá de Fortaleza e entre outros. Infelizmente tinha que retornar para Fortaleza no domingo e não apreciei o belíssimo Choro do Bandolinista Cearense Jorge Cardoso. :(
Mas, oportunidades surgirão!!!!
Então, ao chegar na cidade visitei o Auditório Ascenso Gago, onde aconteceu o bate-papo musical e, lá estava o Grupo Época de Ouro, eles são explêndidos!!!! O pandeirista, então.....sem comentários, hehe!!!!

E em seguida dei de "cara" com as meninas de Porto Feliz, Choro das 3!!!

Quando chegou no período da noite, aí o Festival ficou uma maravilha, sabe o real motivo? Choro das 3 no palco,aeeeeeeeee.... Elas encantaram o público em Viçosa do Ceará e no Palco Igreja do Céu, pois tocaram as belas composições de Pixinguinha e da Elisa Meyer com direito a contação de éstorias para cada música. Foi magnífico!
E não parou por aí, ainda tívemos o Grupo Época de Ouro, homenageando o Dino 7 Cordas,absolutamente liiiiiiiiiindo!!!!hehe...

Ah!!!!E no dia seguinte um bate-papo musical com as meninas Corina,Elisa, Lia e Sr.Eduardo.


Não finalizei ainda o post sobre o Festival, pois tem muita coisa ainda para mostrar,como alguns vídeos,ok?
Até a próxima!
BEIJOS,
Isa...
:)

domingo, 12 de abril de 2009

A INESQUECÍVEL TIA DO CORAÇÃO!

Para a querida, Tia Cira!
Ontem, hoje e sempre irei(iremos) sentir saudades da nossa querida Francisca Hercília dos Santos, a famosa, Tia Cira, pois, assim era conhecida por todos(as).

Ela foi para junto de Deus, mas deixou várias lembranças de alegria, de sinceridade, de amor, de exemplo de vida.Irei contar um pouquinho dessas lembranças, pois são tantos momentos maravilhosos, que não caberiam aqui, e, sim, elas vão ficar para sempre em nosso pensamento.

Bom, qual o motivo dela ser a Tia do Coração?
Não foi preciso a tia nascer do ventre da minha materna ou paterna para se tornar a nossa inesquecível e amável tia, isto é, Deus a preparou para ser a uma pessoa especial em nossas vidas, pois ela transmitia alegria e felicidade durante as conversas, que por sinal, foram muitas risadas,bom demais!!!!
Mamãe(Vanda) e a tia se tornaram amigas na infância, essa amizade agradecemos a Deus que a colocou em nosso caminho e a tia Leonilia(tia da tia Cira),hehe... Cito isso, porque a tia Leonilia
contribuiu para que, todos da família Rocha participasse da família dos Santos(família da tia), complicado,heim?! Vou explicar melhor, a Tia Cira e a Tia Leonilia elas são amigas "de mamãe", mas nos tornamos da família através da amizade, aí, está o motivo de chamarmos de tia,hihi... :)

Continuando a amizade da minha mãe com a Tia Cira...Mamãe ía para Pacatuba-CE(local de infância da tia),lá elas brincavam, conversavam e se divertiam muuuuuuuuuuito. Passaram-se alguns anos, mamãe casou e a tia Cira resolveu passar um pequeno período morando em nossa casa, aí foram entrelaçando a fraternidade entre elas.Tia casou e teve três maravilhosos filhos, o Léo, o Géo, e o Davi e se tornaram os nossos vizinhos e preciosos amigos que tanto amamos!

Bem, agora a infância passou a reunir todos os filhos da tia e da mamãe, como eu,Van,Wal,Léo,Géo e Davi. Brincávamos muuuuuuuuuuuuuuuuito no quintal da casa da tia, aqui, em Fortaleza, nossa.... que saudade das brincadeiras, eu tinha "pavor" quando os meninos não deixavam eu brincar de Ferrorama, pois só eles queriam brincar, agora quando chegava o momento de brincar de esconde-esconde, oba!!!!!Era óóóóóótimo, porque a Tia deixava fazermos o que a mamãe não deixava,hehe... como, esconder dentro do guarda-roupa, subir nas árvores e pular sobre a cama,uau!!!! Agora, o pão de milho com ovo que ela fazia era tudo de bom,hummm!!!E mamãe sempre comemorava o nosso aniversário! E, adivinha quem fazia o delicioso e belíssimo bolo de aniversário? Claro, a Tia Cira!!!!

No dia 8 de Janeiro de 1993, a tia e os seus filhos resolveram ir embora para o interior de São Paulo, aproveitando que um dos irmãos dela já estava morando lá, tentaram investir na música, pois os meninos tocam violão, guitarra, teclado, e bateria, tanto que, hoje eles tocam em bailes e até tem um grupo chamado "Tribo de Café", muito legal!!!!


A Tia fez uma visita a todos os seus amigos no Ceará no mês de outubro em 2007 e com esse passeio conversamos e nos divertimos bastante, até porque, Ceará já estava bem diferente e ela conheceu lugares ótimos e o que mais ficou guardado em nossa memória foi o passeio pelo calçadão na Avenida Beira-mar, pois ela disse: "Menina,andei tanto e não me cansei, foi a melhor caminhada que já fiz!".Visitou também todos da sua família em Pacatuba, que também é a nossa família.

Durante o curto período que ela esteve aqui em Fortaleza, ela citava por diversas vezes "Agradeço a Deus pelos filhos que tenho,eles são maravilhosos!"

E, hoje lembramos com muito carinho da sua visita, das conversas que fazíamos antes de dormir, dos passeios, das visitas, do sorriso e do seu carinhoso abraço!


Tia, para sempre vai permanecer em nosso coração e em nossos pensamentos,pois o carinho e a sua alegria contribuem até hoje para suportarmos a dor da perda e, principalmente, de cultivar essa sua alegria contagiante e inesquecível.

Te amamos e nos encontraremos com Jesus no lindo céu !!!

FAMÍLIA E AMIGOS SÃO TUDO!!
Isa e família!
SAUDADES INFINITAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vida 03/05/1955
Jesus 05/04/2009

domingo, 5 de abril de 2009

SEMANA SANTA-PÁSCOA

Neste domingo damos início ao Domingo de Ramos, ou seja, à espera do povo pelo Messias e a perspectiva pela última semana da Quaresma(São 40 dias antes da Festa da Páscoa). Assim, iremos dar início a uma semana de meditação, reflexão, discernimento e oração, pois comtemplaremos os últimos momentos da vida de Cristo até a consumação na Cruz.

Mas, qual o real motivo que me levou a escrever no blog sobre esta semana?

Bom, vivemos costantemente no mundo repleto de violência, de desunião, de orgulhosos, de rancorosos, porque acham que o dinheiro é o fundamentalismo da sua vida.Muito pelo contrário, Deus nos dá várias oportunidades durante o ano para refletirmos a nossa conduta e as nossas atitudes perante ao próximo, como por exemplo, no final do ano, existe o Natal (tempo do perdão), após o Carnaval o início da Quaresma( tempo de meditarmos, arrependermos dos pecados, da oração, da caridade e do jejum), em seguida Semana Santa( tempo de reconciliação com o Amor de Deus, de uma Nova Vida) e iniciamos novamente com o Natal. Então, se pararmos para pensar, Deus está presente em todos os dias da nossa vida! E nós?! Será que estamos deixando Deus estar presente em nosso meio?

Torna-se de fundamental importância que, acompanhemos os últimos passos da vida de Cristo nesta semana, aí segue:

No dia 6 de Abril, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro,o mesmo que ele havia ressuscitado dos mortos. E os sumos sacerdotes decidiram matar Lázaro, porque muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. Sacerdotes já estavam iniciando a perseguição a Jesus.
No dia 7 de Abril, Jesus sentado à mesa com os apóstolos diz: "Em verdae, em verdade vos digo, um de vós me entregará". Um díscipulo reclinado-se sober o peito de Jesus, pergunou-lhe :" Senhor, quem é?" Jesus respondeu: " É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho". Jesus molhou o pedaço de pão e entregou a Judas Iscariotes. O Senhor conhece a nossa condição de fracos,tanto que, o seu Amor por todos nós nos constrange.
No dia 8 de Abril, Judas Iscariotes entrega Jesus aos sumos sacerdortes por trinta moedas de prata. Os discípulos preparam a Páscoa. E ao cair da tarde,Jesus pôs-se amesa com os doze discípulos.
No dia 9 e Abril, Jesus foi à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Entro na sinagoga e levantou- se para fazer a leitura e achou a passagem onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor".
Ele também lavou os pés dos discípulos e disse: "Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros, Dei-vos exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz".


No dia 10 de Abril, devemos refletir a SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR, pois foi ferido e humilhado por nossos pecados e esmagado por causa de nossos crimes; a sua punição era o preço da nossa paz, e as suas feridas, o preço da nossa cura.
No dia 11 de Abril, é o Sábado Santo, momento de oração e exaltar ao Senhor, porque Ele nos libertou.
No dia 12 de Abril, enfim , o dia de festa, o Domingo da Páscoa do Senhor!!! Cristo passa entre nós VIVO E RESSUSCITADO para nos mostrar que a morte é só um momento ao qual não podemos dar importância demasiada.
O que a ressurreição do Senhor significa para nós?

iluminação - iluminou o nosso entendimento e nos revelou Deus e o Seu reino
salvação - fomos salvos por ele da morte espiritual decorrente do pecado
libertação - conhecemos a Verdade, e a Verdade nos libertou - Agora somos verdadeiramente livres!
paz - a agitação interior que nos inquietava foi dissipada, em Cristo temos verdadeira paz!
vitória - em todas as cousas somos mais que vencedores em Cristo Jesus que nos amou!
vida abundante neste mundo em Cristo temos: - vida espiritual, saúde , constante alegria!
vida eterna - da mesma forma que a morte não foi suficiente para reter o Senhor Jesus, também não nos reterá! Temos vida aqui neste mundo, e a teremos para sempre (eternamente) junto a Deus, no novo céu e na nova terra!
Com a leitura deste post possamos refletir e ter uma verdadeira Semana Santa de 2009 e de outros que virão.
Deixo aqui uma linda e bela música interpretada pelo Missionário Shalom da Comunidade Católica Shalom.
http://www.youtube.com/watch?v=p4kAHa4qgAU&feature=related
FELIZ PÁSCOA!!!!
DEUS ABENÇOE A TODOS!!!
BEIJOS,
ISABELLE ROCHA
:)

sábado, 4 de abril de 2009

Arte e Matemática

Olá!!!!
Durante a semana, li um artigo na revista Escola sobre o ensino de matemática e o trabalho em equipe. Mas, o que tem a ver o tema do blog com a leitura?!Calma!!! Durante a leitura despertou em mim a curiosidade de fazer uma rápida e pequena pesquisa na internet sobre a Arte e a Matemática, já que não sei se perceberam, mas no post anterior o " Tangram", por ser um jogo matemático, instiga no aluno a capacidade de criar e recriar, tornando-se assim, uma atividade artística com o quebra-cabeça chinês.Como amo Matemática e Música, pensei, e por que não conhecer um pouco mais da relação entre eles?!

Bom, indo direto ao assunto, li alguns artigos, como do Miguel Ratton(Engenheiro eletrônico formado pela UFRJ. Estudou piano e teoria musical na Escola Villa-Lobos (RJ). Especializou-se em tecnologia musical) e ele deixa bem claro, a relação entre a Matemática e a Música no seu texto: A relação harmoniosa entre sons e números.

Segundo, Miguel Ratton, a importância da Matemática na Música está presente no início do conhecimento sobre RITMO e SOM, isto é, um músico ao coordenar os sons na música, o mesmo segue um fundamento matemático. Como, por exemplo, a constituição de uma escala musical ao combinar as variações sonoras.

Para conhecer um pouco mais dê uma olhadinha no link :http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ame/ametxt5.htm

Além do texto acima, li também um texto Matemática na Música no site:http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/matematica_musica/intro.htm elaborado pela Escola Secundária Garcia de Orta, Portugal, e percebe-se o quanto a Matemática está presente na Música, pois no texto cita, que a Música faz referências a linguagem simbólica e nos faz lembrar da semelhança dos gráficos de funções, ou seja, o eixo das abcissas representa o tempo e o eixo das ordenadas a altura tonal. ALTURA TONAL!!!!??? O que é isso? : (

Para entender altura tonal é preciso conhecer as escalas musicais e na música se baseia na estrutura funcional gerando um "percurso" harmônico e melódico.Caramba!!!Para entender isso é melhor realizar uma diversidade de leituras,então vamos para a relação entre a Matemática e a Música!!

Mas de onde veio essa idéia de relacionar a Matemática com a Música? :D
Para muitos pesquisadores a relação começou com Pitágoras ao descobrir as proporções relacionadas com os intervalos de oitava, os intervalos de quinta e os intervalos de quarta.Noooossa!!!!

Como sou curiosa! Fui tentar entender essa descoberta de Pitágoras!!! :]

Encontrei um artigo e cujo autor, Luis Netto(Graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André - SP) ele apresenta de uma forma minuciosa, a descoberta do sábio matemático Bernardus Vallumbrosius, o qual estudou o triângulo retângulo(que calculamos com o uso do Teorema de Pitágoras) para denominar alguns intervalos na música.




Ah, e o belíssimo vídeo do PATO DONALD no mundo da matemática e da música,hehe!!!
Com essa breve pesquisa, pude perceber a relação e a importância da concepção matemática na música.

"Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem"
Pitágoras
Espero que goste!!!
Beijos,
Isa...
:)