quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

História da Educação Brasileira-Parte 2

Olá!!
Após um breve conhecimento dos três períodos históricos da educação brasileira, apresento neste post mais três períodos.
Acompanhe com atenção!!!

Período Imperial (1822-1888)

Pela data pode-se deduzir um acontecimento “importante” para a população brasileira. Isso mesmo que você imaginou. A “independência!” do Brasil, proclamada por D.Pedro II, o qual aproveita a situação,em 1824,para outorgar a primeira Constituição Brasileira.
Mais adiante, institui quatro graus de instrução na área educacional: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Academias e Ginásios.
Em, 1834, o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias (divisão territorial dos estados) passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Com esse acontecimento, em 1835,surge a primeira Escola Normal do país,em Niterói. No entanto,mais uma vez não obteve resultados progressivos na educação brasileira.

Período da Primeira República (1889-1929)

Todos sabem que a República foi um período que não influenciou na economia e nem na sociedade,e,sim foi um momento oportuno para a ampliação das corrupções.
A República adotou o modelo político americano no sistema presidencialista. Tanto que, nas instituições escolares percebe-se a influência da filosofia positivista.
Foi nesse período que surgiu a Reforma de Benjamim Constant bastante criticada pelos positivistas, pois tinha a intenção de transformar o ensino em formadores de alunos para cursos superiores e não apenas preparadores, e, também de substituir a predominância literária pela científica.
Em 1901, a lógica é incluída nas matérias, e o Código Epitácio Pessoa retira a biologia, a sociologia e a moral. Por que será, hein??? : /
Como era um período de protestos estudantis João Luiz Alves introduz a cadeira de Moral e Cívica para combater os protestos contra o governo do presidente Arthur Bernardes.
Nessa década de vinte ocorreram vários Movimentos que influenciaram nas mudanças das políticas brasileiras, entre elas, o Movimento dos 18 do Forte (1922),a Semana de Arte e Moderna(1922),a fundação do Partido Comunista(1922),a Revolta Tenentista (1924),e a Coluna Prestes( 1924 a 1927).
Quanto à educação, foram realizados algumas reformas de abrangência estadual, como as de Lourenço Filho, no Ceará,em 1923,a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925,a de Francisco Campos e Mario Casassanta,em Minas, 1927,a de Carneiro Leitão,em Pernambuco, em 1928.



Período da Segunda República (1930-1945)

Por ser um período de entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Com toda a mudança e o “novo”,em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, assim o governo passa a organizar o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes.
Um grupo de educadores, entre eles, Anísio Teixeira, lança, em 1932,a nação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (mais adiante postarei sobre esse assunto), redigida por Fernando de Azevedo e outros educadores da época.
Finalmente, com a Constituição de 1934, pela primeira vez, a educação torna-se direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.Quanto avanço,hehe,surge a Universidade de São Paulo(bem tarde,não?!), em 1934 no governo de Armando Salles Oliveira.
E, em 1935, o Secretário da Educação do Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, no atual município do Rio de Janeiro, com uma Faculdade de Educação,onde situava o Instituto de Educação.
Bom, durante esses 123 anos dos três últimos períodos citados, houve alguns avanços importantíssimos para a educação brasileira.

Um abraço e até a próxima!!!!
:)

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