domingo, 14 de junho de 2009

Pacatuba!!!!!!!

Olá!
Depois de alguns dias ausente,por motivo, de muito trabalho,pois iremos( professores)finalizar o semestre,então... trabalho é o que não falta,hehe!
E hoje, para descansar e respirar... eu,Wal,Jansy(cunhada) e mamãe fomos passear em Pacatuba,cidade em que passamos a infância e onde a mãe, irmãs e parentes da Tia Cira moram, foi um dia maravilhoso! Papai? É tão difícil de convencê-lo a sair de casa, só se arrastar!!Bom...melhor, não, hehe!:D
Pacatuba é um vocábulo indígena que significa abundância de pacas. Do tupi paca; e tyba: grande quantidade, abundância. O seu gentílico é Pacatubano. Localiza-se na microrregião de Fortaleza. O município tem cerca de 56 mil habitantes e 138 km². Pacatuba está localizada na porção nordeste do Estado do Ceará. A paisagem natural do município de Pacatuba, quanto a geomorfologia, compreende três unidades geoambientais: as Depressões Sertanejas, os Maçiços Residuais e os Tabuleiros Pré-Litorâneos.
A Igreja Matriz de Pacatuba originou-se de uma humilde capela de taipa, posteriormente demolida, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.Uma visão privilegiada da grande Fortaleza é proporcionada a todos que visitam local. A Serra de Aratanha é um Área de Preservação Ambiental Estadual.Encontra-se localizada nos municípios de Maranguape, Pacatuba,Guaiúba,sendo cortada por dois rios, o Pacatuba e Guaiúba,que se originam de diversas nascentes no alto da Serra e vão desembocar no sistema Pacoti-Riachão-Gavião. Abrange uma área total de 6.4448,29 ha.
As trilhas da Serra da Aratanha são bastante atraentes. Existem vários atrativos naturais como a Estação Ecoturística Parque das Andréas que vocês irão ver nas fotos. Aliás quando criança gostava muito de ir, mas agora sou medrosa quanto a banho de piscina,hihi! É uma cidade acochegante, acolhedora e linda, posso até ser suspeita em comentar, afinal, foi em Pacatuba que a mamãe conheceu a Tia Cira e suas irmãs. E nós ( eu e irmãos) conhecemos pessoas maravilhosas como a Vera, a Tita, a D.Maria e outros parentes que passaram a ser mais do que amigos e amigas, e sim, da família. Com muita alegria e saudade, deixo com carinho aos visitantes do blog e aos filhos da Tia: o Leó, o Géo e o Davi que estão em São Paulo há mais de 15 anos, essas fotos da cidade de Pacatuba,ok?
Álbum sem título

Um grande beijo!
:)

Um comentário:

marcelo disse...

Ahhh....eu vou juntar um dinheirinho e mudar pra essa cidade aí! Que lugar gostoso Isa!!!! Parabéns pelo texto e pelo levantamento geográfico. Marcelo (Jaú)