sexta-feira, 19 de junho de 2009

A reciprocidade!!!

Olá!
Hoje, foi a última aula do primeiro semestre do ano letivo de 2009.
Apesar de ser um momento de organização e finalização das atividades, torna-se também momento de descanso para os professores e alunos. Então achei o momento propício para escrever este post sobre o carinho das crianças.

Professor não tem a vocação apenas de ensinar, e sim, de proporcionar ao educando uma oportunidade de aprender a ter metas e expectativas de vida.
Em diversas situações, a conduta do professor em sala de aula é um fator contribuinte para os alunos.Tanto que, se um professor demonstrar interesse, ou melhor, for presente no desenvolvimento cognitivo do aluno, com certeza, haverá um progresso e avanço na aprendizagem do mesmo, pois o discente será motivado a executar as atividades de forma coerente e, dessa forma, o docente atinge as expectativas que é o Aprender a Ser.

É assim que sou durante as minhas atividades com os alunos e em tudo que faço, isto é, gosto de ser atenciosa e sempre disponível as dúvidas dos alunos. Por ser assim, que tenho uma reciprocidade incrível! Recebo todos os dias abraços, beijos, palavras de carinhos, uma diversidade de cartinhas, bombons, enfim...são gestos gratificantes que compensa qualquer chateação. Até mesmo quando estamos com algum probleminha pessoal, hehe!
Deixo aqui com muito carinho algumas fotos de uma porcentagem de cartinhas amorosas e meigas das meninas. Quanto aos meninos, hehe eles são "machistas"... só demonstram o carinho através de condutas em sala de aula, tais como: demosntrar que aprendeu a matéria, hehe, eles respondem bem rápido para receber elogios da professora, haha! É muito divertido! :D











UM GRANDE BEIJO!

5 comentários:

Choro das Três disse...

OI Isabelle
Que bonitinhas as cartinhas.
Eu também fazia isso. Fazia vários desenhos e dava-os à minha professora, hehhe. Só que nunca parei para pensar que assim como eu, varias outras crianças podem ter feito o mesmo, e assim a professora se vê rodeada de cartas, desenhos, presentes, etc...

Ah, e isso me fêz lembrar de um livro suuuuuuper legal, do Ziraldo, chamado "Uma professora muito maluquinha". Você iria adorar Isabelle. Já leu?

Muito legal o post
beijos
Elisa

Isabelle disse...

Obrigada,jovem,Elisa!
Não,não li ainda esse livro,mas vou providenciar,ok?
Um beijo!
:)

Sérgio disse...

Olá Isabelle,

Bonito texto, bacana a forma carinhosa com que falas com tuas crianças. A tua forma de ser não poderia ser diferente: atenciosa, disponível à sanar dúvidas e servir de ponte à novos caminhos do conhecimento, amiga e carinhosa. Tudo isto transborda no teu Blog, nos teus textos e na forma mágica com que se refere a tua família e amigos. Parabéns mesmo!

Mas, apesar da forma bela com que mostra a sua conduta e dedicação com teus alunos, plenamente harmoniosa, gostaria de indicar-lhe um filme que assisti recentemente em Goiânia: "Entre os Muros da Escola", filme francês dirigido por Laurent Cantet. Filme forte que mostra a relação pesada e conflituosa entre alunos e professor de uma escola pública francesa. Vale muito assisti-lo, principalmente para você professora e educadora. Mostra um lado das escolas francesas bem próximo da realidade de nossas escolas públicas, como as de Goiânia, onde os conflitos e violência se multiplicam.

Não é um filme para se emocionar, não é esta a intenção do diretor. É um filme pesado, até mesmo cansativo para alguns, assim como vem sendo a relação entre professores e alunos em boa parte das escolas públicas, e várias privadas, de nossas cidades.

Outra sugestão: procure ver acerca do FICA que ocorreu recentemente em Goiás Velho, foi muito bom.

Sérgio Bitencourt/Goiânia

marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcelo disse...

Olá Isabelle!
Realmente o carinho que recebemos de nossos alunos é algo muito importante. Quando sou questionado acerca das dificuldades em sala de aula, sempre respondo que é preciso olhar o lado positivo. O carinho que recebemos dos alunos é o que nos motiva, pois não há nada que pague aqueles sorrisos sinceros!
Parabéns pelo post.