quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto Poronga

Olá!
O querido amigo e professor de História,Marcelo Santiago de Jaú,São Paulo me enviou por e-mail um vídeo magnífico,emocionante,cativante e repleto de esperança na EDUCAÇÃO.
O vídeo explana um projeto lindo no estado do Acre,cujo nome é PROJETO PORONGA.

O que é e qual o objetivo do PROJETO PORONGA?

O que é o projeto
O Projeto Poronga é uma proposta pedagógica desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Acre em parceria com a Fundação Roberto Marinho, direcionada a alunos com distorção idade/série.
Objetiva-se, sobretudo a inclusão social, o fortalecimento da auto-estima e da valorização do ser humano.
Objetivos do programa
Oferecer estudos através do Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª série, para alunos com 2 anos de distorção idade-série, das escolas estaduais urbanas do Estado do Acre;
Minimizar a evasão e repetência dos alunos em distorção idade/série; Elevar a auto-estima de alunos e professores da Rede Estadual através de uma prática pedagógica dialógica, participativa e cooperadora;
Proporcionar aos professores da Rede Estadual de Ensino a vivência da unidocência, com orientação e capacitação em serviço;
Proporcionar uma educação onde aluno aprenda a ser, desenvolvendo valores éticos, estéticos e criativos, na perspectiva de uma formação integral; Promover uma educação para pensar criativamente, criticamente e autonomamente;
Favorecer o desenvolvimento do aluno na dimensão social, afetiva e cognitiva, incentivando a construção de sua autoconfiança, consciência crítica, responsabilidade e autonomia;
Promover a integração escola-família-comunidade através de ações que possibilitem a participação efetiva de todos no processo educativo.
Proposta pedagógica
A proposta pedagógica do Projeto Poronga se fundamenta nas diferentes contribuições da pedagogia crítica, produzidas pelas ciências da educação, com ênfase nos fundamentos da sociologia e com a psicologia da educação, herdando-se o método construtivista-interacionista, processo construído pelo indivíduo em interação com o meio ao longo de toda a sua vida.

FONTE:www.folhadoacre.com

Diante da visualização do vídeo podemos concluir o quanto a aprendizagem depende de educadores competentes, que aceitam desafios, buscam esforços para alcançar resultados, e, principalmente, reconhecem e valorizam o aluno, pois essa é a verdadeira relação entre professor e aluno, e ambos contribuem para o exercício do ensino e aprendizagem na educação.
Esses educadores são verdadeiramente vitoriosos.Tanto que fiquei emocionada diante dos depoimentos dos alunos e torno a citar, que o educador pode motivar o aluno quanto as expectativas de vida,ou melhor, a SONHAR,SONHAR... e LUTAR PELOS SONHOS.

Vejam o vídeo,vale a pena conferir!


Muito obrigada Marcelo Santiago!
:)

Um comentário:

marcelo disse...

Que bom que gostou Isabelle! Este texto que você citou eu não havia lido ainda; mais uma vez obrigado por trazer novidades a mim e a todos que acompanham o seu blog!
Realmente, ao que parece, é uma proposta muito interessante e, mais do que uma proposta, uma prática real e concreta. Quem sabe um dia isso se torne a regra e não a exceção na educação brasileira!
Bom, enquanto o pessoal "lá de cima" não se mexe vamos fazendo a nossa parte, não é verdade?!
Abraço