sábado, 11 de julho de 2009

Catedral e Mercado Central de Fortaleza

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje(11/07/09), mais um dia de sol e de férias, hehe! :D
Aproveitei o momento oportuno da ida ao centro para registrar por meios de fotos dois lugares atrativos de Fortaleza. A Catedral e o belo Mercado Central, pois são umas das atrações turísticas dos visitantes à cidade de Fortaleza. Portanto, deixo aqui uma breve história sobre esses dois lugares e em seguida algumas fotos. Aproveitem!!!
*********************************************************************************
CATEDRAL

A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o Padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.
No dia 26 de setembro de 1861 foi nomeado primeiro bispo do Ceará Dom Luiz Antônio dos Santos e automaticamente a igreja matriz passou a catedral. Em 1938, quando era bispo Dom Manoel da Silva Gomes, foi feita uma vistoria e constatando-se rachadura nas bases de sua construção, pelo lado do mar e então foi novamente condenada e demolida. Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Gótico-Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider. Em 2007 a catedral passou por sua última reforma com a verificação da estrutura e renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna do prédio.Tem capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura, com a altura comparada a um edifício de 12 andares, a Catedral de Fortaleza é a terceira maior no país. São José é o santo vinculado a catedral que também é conhecida como Catedral Metropolitana São José.

OBS- Pelo simples fato da Igreja ter passado por reformas e ter sido construída durante um longo período de 39 a 40 anos, o povo cearense costuma expressar em algumas circunstâncias, tais como, a tardança de alguma construção de casa, empresa ou algum estabelecimento, por ironia ou até mesmo brincadeira costumam falar a seguinte expressão:"Aff!!!Parece a Igreja da Sé! Não tem fim!!" Mas..., acho que está finalizada, hehe!!:D

Catedral

MERCADO CENTRAL

A Câmara municipal autorizou a construção, em madeira, do mercado em 1809, a princípio funcionaria para o comércio de carne, fruta e verdura.Em 1814 estas instalações precárias foram demolidas e, em seu lugar ergueu-se um novo prédio que foi denominado de cozinha do povo.

A reforma mais significativa do mercado não foi de ordem física : em 1931, o comércio de carne, fruta e verdura foram proibidos dentro do prédio, assim sendo, os lojistas do mercado tiveram que mudar de ramo dando lugar aos boxes de artesanato. Com o passar do tempo várias reformas foram realizadas, quando em 1975, o mercado foi reinaugurado ocupando um espaço de 1.200 metros quadrados. São 559 lojas distribuídas em 4 andares bastante ventilados que vendem o melhor artesanato local e produtos regionais a preços acessíveis.

No dia 19 de janeiro de 1998 iniciou suas operações bem ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza, a igreja da Sé e, em frente ao comando da 10ª Região Militar.
O Novo Mercado Central iniciou suas operações abrigando 553 boxes, 18 banheiros, distribuídos em 5 (cinco) pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento. Os preços são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.O arquiteto que idealizou o projeto do Novo Mercado Central foi Luiz Fiúza.

Os visitantes podem encontrar no Mercado Central: artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração. Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão à venda no mercado.

Confesso que, as bolsas são ma-ra-vi-lho-sas, hehe! Ah, sem citar os artesanatos e as castanhas, é tudo de bom!!!

Mercado Central

Portanto, visitantes do blog, ao visitar o Ceará não deixe de dar uma "passadinha" nesses lugares e, outros a mais que há na belíssima e calorosa cidade de Fortaleza!

Beijão,

:)

FONTES:http://www.geocities.com/thetropics/5470/historico.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Fortaleza

http://www.mercadocentralfortaleza.com.br/hist1.html

Um comentário:

Grasiele Sousa disse...

Já!!Menina rápida, adorei a postagem. Parabéns!!