domingo, 12 de julho de 2009

Anísio Teixeira-Em defesa da Educação

Olá!
Vamos conhecer um pouco do advogado, intelectual, educador e escritor brasileiro Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971).
Anísio Teixeira tornou-se um personagem principal na história da educação no Brasil. Foi dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, nas décadas de 1920 e 1930 em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrit0 Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Como Inspetor Geral do Ensino-cargo equivalente hoje ao Secretário da Educação na Bahia, viaja, em 1925, para a Europa, como intuito de melhorar o seu desempenho na sua função em que exercia, onde observa o sistema educacional de diversos países - implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.
Anísio consegue ampliar o sistema educacional, privilegiando a formação de professores. Em sua terra natal, Caetité, reinaugura a Escola Normal, fechada em 1901 por Severino Vieira.
Em 1927 vai aos Estados Unidos, onde trava conhecimento com as idéias do filósofo e pedagogo John Dewey, que muito vão influenciar seu pensamento. No ano seguinte demite-se do cargo pelo fato do novo governador não concordar com suas idéias sobre mudanças no ensino.
Volta aos Estados Unidos (1928), onde faz pós-graduação. De volta ao Brasil traduz, pela primeira vez em português, dois trabalhos de Dewey. Além da sua participação na educação, Anísio Teixeira foi presente na política brasileira. Durante a última fase do Estado Novo, Anísio afasta-se da vida pública. Dedica-se, então, à mineração - atividade de alguns parentes. Aproxima-se mais do amigo Monteiro Lobato e publica Educação para a Democracia, além de realizar diversas traduções.
Na década de 1940 foi Conselheiro da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Sua morte foi muito misteriosa, pois foi encontrado no fosso do elevador do prédio do imortal Aurélio, na Praia de Botafogo, no Rio. Dois dias haviam se passado de seu desaparecimento, já que Não havia sinais de queda, nem hematomas que a comprovassem. A versão oficial foi de "acidente".
Calava-se, para um Brasil mergulhado em sombras, uma voz em defesa da educação - portador da "subversiva" idéia de um país melhor. Era o dia 14 de março de 1971.

Em Caetité, na sua casa natal (foto acima), mantém a Fundação Anísio Teixeira, presidida por sua filha Anna Cristina Teixeira Monteiro de Barros ("Babi"), com apoio governamental (Estado e Município) e da iniciativa privada, a Casa Anísio Teixeira', com biblioteca, museu, cine-teatro e biblioteca móvel. A instituição leva conhecimento e mantém viva a memória do grande educador brasileiro, sendo objeto de muitas reportagens em todas as mídias.

Anísio Teixeira era um idealizador da educação, pois acreditava na busca contínua de um novo homem (crítico, atitudes e idéias) através da educação para uma sociedade justa.

Frase de Anísio Teixeira: Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa”

E, não poderia deixar de expor um belíssimo vídeo editado do domínio público que descreve a importância de Anísio Teixeira para a educação brasileira.

Fonte:http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/visita.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/anisio-teixeira-306977.shtml?page=page2

Beijos,

:)

7 comentários:

Choro das Três disse...

Oi Isabelle!
Muito legal esse post sobre o Anísio Teixeira!
Impressionante como ele se preocupou com a edução do Brasil!
Infelizmente teve um final muito trágico, né?!
Beijos

Isabelle disse...

Olá,meninas!
Muito obrigada pelo comentário,hehe!
Realmente,ele teve um final triste,mas deixou muitos ensinamentos.
Beijos

Unknown disse...

oii Isabela!!!
esta muito legal este post sobre o ex educador Anísio Teixeira,
minhas amigas todas ja assistiram
muito legal mesmo
okkkkkk

Unknown disse...

Estudou em colégios jesuítas em Caetité e em Salvador. Em 1922, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, no Rio de Janeiro.
Com apenas 24 anos, foi nomeado inspetor geral de Ensino do Estado da Bahia.
Em 1928, estudou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde conheceu o pedagogo John Dewey.

Unknown disse...

Olá,Isabelle!!

Senti falta do legado da Educação de Anísio Teixeira, uma vez que você apenas mencionou a Universidade de Brasília, "esquecendo-se", de mencionar sobre a Escola Parque/Escolas-Classe construídas na Bahia, na década de 50, que neste dia 21 de setembro está completando 59 anos de existência.
Um abraço,
Ivonilde Andrade.

Anônimo disse...

Um grande educador.
Bjo pra ti Isabelle.
Waleska.

Anônimo disse...

Ei Isabelle
Entra em contato comigo,pois
preciso falar contigo sobre uma
proposta do seu interesse.
Agradeço atenção...Waleska.