sexta-feira, 10 de julho de 2009

Educação Grega

Olá!!!
Não poderia deixar de aproveitar o momento das férias para ler bastante.Portanto, fiquei encantada com a leitura sobre os "Mestres do Pensamento" e quero deixar aqui neste post a contribuição e participação da Grécia na Educação. Aliás,quando citamos Grécia, lembramos de Artes, Cultura, Música, Literatura, Ciência Política, Jogos Olímpicos e, claro, Educação, Filósofos e Matemáticos.

A Educação teve a contribuição dos sofistas (grupo de filósofos que tinham a necessidade de se expressar bem,dominavam oratória,ou seja,o uso habilidoso da palavra), pois eles não foram somente professores, e, sim estabeleceram uma linha de pensamento, tanto que, eles se preocupavam com a sociedade e o homem. Infelizmente, os seus pensamentos não contribuíram para uma sociedade igualitária, eram artificiais, isso não era agradável para outros filósofos, entre eles, para Sócrates.
O método de Sócrates era bem mais humano, verdadeiro, pois queria encontrar definições, ou melhor,a verdade por meios de muito trabalho e questionamento,como,por exemplo,se as pessoas queriam conhecer a felicidade, a coragem, então, elas deveriam buscar a essência que possuía em cada ser humano.
Quando não existia escrita a educação grega era ministrada a família conforme a tradição.A escola era somente para a elite, isto é, os jovens de famílias tradicionais tinham privilégios, mas a educação na Grécia enfatizava mais a formação esportiva do que a intelectual.
Na Grécia houve dois modelos educativos:Esparta e Atenas.
A Educação Espartana ear baseada no conformismo e no estatismo,isto é, as crianças do sexo masculino eram retiradas da família aos sete anos de idade e inseridas em escolas-ginásios com o objetivo de receber formação militar até os 16 anos de idade, assim favorecia ao jovem a aquisição do poder e da coragem. Isso tudo devido a fase em que Esparta vivia, um fase guerreira e autoritária, para eles o intelectual ainda não era o primordial.

A Educação Ateniense valorizava a formação intelectual e deixava de ser uma educação restrita à família,e aos sete anos de idade a criança iniciava a educação propriamente dita, e com ênfase a educação física, musical, a poesia, ao canto e a dança. Após essa educação o povo adquiria o hábito à oratória, à filosofia, à literatura, desprezando o trabalho manual e comercial. Em Atenas a Educação passou a assumir um papel grandioso, tornou-se uma matéria complexa e de fundamental importância na formação dos rapazes.

CURIOSIDADE :p Os rapazes e as crianças eram acompanhadas por escravos que os controlavam e guiavam,chamados de paidagogos,palavra essa que derivou o nome Pedagogia(ciência que estuda a Educação,ou se preferir,o que extrai de melhor em alguma área de estudo).

A Educação não é limitada, então no século V a.C, além de exigir da Educação uma formação baseada na música, poesia, exige agora para formar o cidadão. Surge aí um modelo de educação grega a Paidéia,isto é, além de formar o ser humano em homem,tem como papel principal de formar para ser um cidadão,provavelmente atingir a perfeição humana.Portanto, as escolas de hoje atribuem a importância da transmissão dos valores éticos,das virtudes e de conhecer o bem,a justiça,a honestidade e formar assim uma sociedade mais justa.
Porém, para isso muita coisa ainda precisa ser modificada no meio em que vivemos e trabalhamos.Mas façamos a nossa parte, homens e mulheres, jovens e crianças para inspirar admiração, alcançar decisões, vitórias e exercer o bem na sociedade.


Bom, depois dessa breve história, hehe, não poderia deixar de expor estes vídeos magníficos de um trecho do filme Fantasia, um Clássico da Disney, que tem como cenário o Monte de Olimpo, com a trilha sonora da Sinfonia Pastoral de Beethoven.





FONTE:http://pedagogia.tripod.com/gregos.htm
Revista Construir Notícias, nº46 ANO 2009 p.24-37.

Ilustração da Escola de Atenas,pintura do Renacentista Italiano Rafael e representa a Academia de Platão.Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.

O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
Sócrates



Beijos,
:)

Nenhum comentário: