quinta-feira, 19 de março de 2009

Uma realização entre várias que irão vir...

Oi,
Durante o período da especialização de ensino da matemática foi preciso a realização da escrita de uma monografia.Para início o aluno construía um projeto e depois apresentava para os professores. Esses se tivessem interesse no TEMA e no PROJETO iriam torna-se orientadores.Então, fiz um projeto voltado para jogos no ensino fundamental e ainda queria fazer uma comparação da utilização de jogos pelos profesores entre escolas públicas e privadas.Mas, a professora de Metodologia Científica me fez alguns questionamentos e observações, como por exemplo,"Será que eu íria ter tempo suficiente para realizar essa pesquisa? E qual o campo de trabalho?"Bom, pensei muuuito e desisti de realizar a pesquisa em escolas públicas e escolhi uma escola privada, e, o público alvo tinha que ser com as professoras e alunos do Ensino Infantil,hehe...A próxima pesquisa será para o Mestrado,se Deus quiser! Sim...reformulei o projeto e o tema passou a ser: "Os jogos na pré-escola: uma nova perspectiva na aprendizagem". Como era professora atuante nessa área da Educação Básica, passei a observar o desempenho das professoras do pré-escolar, dando ênfase a conduta das educadoras ao utilizar a brincadeira e o jogo,pois muitas uitilizavam apenas como um recurso para gerar interesse,prazer e satisfação para os alunos,não levando em conta o valor educacional do jogo para a criança.
O projeto de pesquisa resultou em um estudo cujo objeto é o desempenho do professor ao utilizar o jogo e como objetivo geral a análise da importância do jogo na pré-escola e como papel importante no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Além desses interesses, os meus objetivos específicos foram de compreender o sentido do jogo para os docentes de hoje e conhecer a importância do jogo na concepção de aprendizagem à luz de Piaget,Vigotsky e Wallon,os quais foram citados nos posts anteriores.
Foi um trabalho monográfico árduo e prazeroso,pois levei em torno de 7 a 8 meses para concretizar a monografia,tanto que, torna-se importante a escolha do tema,já que, o pesquisador deverá realizar uma diversidade de leituras,pesquisas e experiências para apropriar à escrita e obter um melhor desempenho e qualidade do trabalho. Deixo aqui um eterno agradecimento as bibliotecas,tais como, da Universidade Estadual do Ceará, do SESC e a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, e não poderia deixar de citar as pessoas que contribuíram para a realização do trabalho, a minha amiga e incentivadora Josiane, Viviane André que de forma especial me substituiu durante minha ausência no trabalho, a minha orientadora e professora mestra Mércia de Oliveira Pontes, ao proprietário da escola analisada,as professoras participantes da entrevista e a professora e coordenadora Maria Gilvanise,pela confiança e realização do curso e finalmente concretizar este trabalho.
Quanto as dedicatórias foram realizadas para a minha querida mãe, por sua eterna paciência, dedicação e amor,ao meu pai pelo apoio, aos meus avós pelo exemplo de perseverança,aos meus irmãos e esposas pela contribuição, ao meu tio, que diante das dificuldades de transportar material esteve seempre presente e a minha querida tia Francisca Hercília que até hoje contribui com a sua determinação e luta pela vida.
Esse foi o primeiro trabalho,pois outros virão....Deus me abençoe!!!!
Isabelle Rocha(Pedagoga e especialista em ensino de matemática)
:)

Um comentário:

Sérgio disse...

Que bom saber que você é também professora de matemática. Matéria que lecionei por muitos anos. Eu e outros colegas formamos uma espécie de cooperativa de professores e organizamos uma escola, o Colégio São Domingos de Goiânia. Tem duas comunidades no orkut de ex-alunos e professores:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=5195650
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1673233
que, na verdade, não frequento já que sou meio arredio a algumas coisas na internet.
Era uma espécie de "colégio família", os alunos eram muito próximos dos professores, às vezes não dava para saber quem era aluno ou professor. A relação com os alunos e com a família dos alunos era rotineira no colégio. Em uma época, lecionei para três filhos de uma senhora, cada uma a seu tempo. Depois que os três já cursavam Universidade, a mãe resolveu terminar o segundo grau e também foi minha aluna. Bela Família entre tantas outras.
Tenho saudades.
Assistiu ao filme "Invasões Bárbaras"? de uma certa forma ele fala dos professores e da importância dos livros, da cultura, do idealismo, do desejo de uma sociedade mais justa e humana. Em janeiro a tv cultura o exibiu dentro do Cine Verão.
Abraço,
Atenciosamente,
do também admirador do som das Meninas do Choro
Sérgio Bitencourt/Goiânia