sábado, 21 de março de 2009

As Invasões Bárbaras


Oi!
Aproveitando o fim de semana com muita chuva,hehe... resolvi assistir um filme que o Sr.Sérgio de Goiânia, que é também um grande admirador das meninas do grupo Choro das 3,inclusive sempre que possível faz comentários belíssimos no meu blog,fico super feliz quando vejo algum comentário,hehe...Sim! O filme indicado pelo Sr. Sérgio foi "As Invasões Bárbaras".
Muito entusiasmada e curiosa para assistir ao filme fui de imediato na locadora e "Graças a Deus!" tinha...tanto que, há anos não era alugado!Bom, o filme é realmente BÁRBARO!!!!!!
Primeiramente, conhecer a sinopse do filme,?!
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.Dirigido por Denys Arcand (O Declínio do Império Americano). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E de Melhor Atriz (Marie-Josée Croze) e Melhor Roteiro, no Festival de Cannes.
E,agora o elenco: Rémy ( RémyGirard ) Stéphane Rousseau (Sébastien)Dorothée Berryman (Louise)Louise Portal (Diane)Dominique Michel (Dominique)Yves Jacques (Claude)Pierre Curzi (Pierre)Marie-Josée Croze (Nathalie)Marina Hands (Gaëlle)Toni Cecchinato (Alessandro)Mitsou Gélinas (Ghislaine)Johanne-Marie Tremblay (Irmã Constance)Denis Bouchard (Duhamel)Micheline Lanctôt (Enfermeira Carole)Markita Boies (Enfermeira Suzanne)Izabelle Blais (Sylvaine)Denys Arcand.
O elenco é maravilhoso , o texto bastante construtivo,pois o diálogo entre amigos apresentam uma diversidade de assuntos, sobre acontecimentos, fatos históricos,culturais e até mesmo do meio artístico,muito interessante e alguns momentos divertidos!
Fiquei emocionada quando o Rémy durante a sua doença diz que precisa " buscar um sentido", pois recordo da luta em que minha tia Francisca Hercília( Cira) está passando contra o câncer.Tanto que no fim do filme há uma música, e, me chamou à atenção,portanto, quero partilhar com carinho para aqueles que visitam o blog.Vejam, como é linda a letra da música!

Muitos de seus amigos
Vieram das nuvens
Com o sol e a chuva
Como bagagem
Fizeram a estação
da amizade sincera
A mais bela das quatro estações da terra
Têm a doçura das mais belas paisagens.
E a fidelidade dos pássaros migradores
Em seu coração está gravada
uma ternura infinita
aparece em seus olhos
Então,vêm se aquecer
comigo
E você também virá
Poderá retornar às nuvens
E sorrir de novo
a outros rostos.
Distribuir à sua volta
um pouco da sua ternura
Quando alguém quiser
esconder sua tristeza
Como não sabemos
o que a vida nos dá
Talvez eu não seja
mais ninguém
Se me resta um amigo que realmente me compreenda
Me esquecerei das lágrimas,penas
Então,talvez
Eu vá
Até você aquecer
Meu coração
Com sua chama.
Muito obrigada Sr.Sérgio!!!!
Vale a pena assitir ao filme!!!!
Um grande beijo,
Isa...
:)

3 comentários:

Sérgio disse...

Que bom, que bom que você assistiu e gostou. Invasões Bárbaras faz parte dos milhares filmes não comerciais, não hollywoodianos, poesias que passam despercebidas de nossos sentidos, mas que mereciam compor o menu cultural, alimento de um mundo melhor, de nossa gente tão insistentemente "ocada" pelos BBBs impostos pelos donos das palavras.

São tantos, tantos os belos filmes que têm muito a nos ensinar acerca de nós mesmos. Sou avesso a filmes americanos, daí não tecer um comentário sobre "O Curioso Caso de Benjamin Button", apesar de assentar-se em uma obra de um grande escritor, Fitzgerald, este certo "preconceito a produções americanas" não deixou despertar em mim curiosidade para assisti-lo.

Se você me permitir, gostaria de indicar mais dois filmes que gosto muito e que talvez você também venha a gostar, acredito que os dois não sejam fáceis de encontrar. O primeiro é o lirismo de "Tartarugas podem Voar" do iraniano Bahman Ghobadi. Filme com cenas fortes, mas permeadas pelo poético das imagens, pelo pincelar sensível de um diretor e pela história de uma gente que não nos é apresentada pelas redes de comunicação. O título do filme é pura poesia e nos remete a várias interpretações, em uma delas – a fantasia do acreditar que embala a humanidade pelos tempos e tempos... Belíssima obra em pedaços de uma guerra que também não nos é contada. Espero que possas assistir e tomara que gostes.

O outro e a simplicidade de "O Jarro", que acredito tenha muito a contribuir com você como pesquisadora e educadora. Mais um filme iraniano, de Ebrahim Foruzesh, que trabalha com não atores, sendo esta quase que uma característica dos filmes iranianos. Sou um apaixonado pelo cinema iraniano que, com a sutileza de temas simples e baixo custo, consegue construir verdadeiras aquarelas de imagens. Assim é "O Jarro", com ele um Professor, seus alunos, água, uma cidade, os costumes de um povo...e somos remetidos a uma belo e singelo conto.

Tomara que consigas encontrar tempo para assisti-los. Mais uma vez parabéns pelo Blog, ele adentra à parte "culturalmente rica" da internet.

Vale uma sugestão de música? http://www.youtube.com/watch?v=-cjtjzXDUZc
Memória Livre de Leila, de Taiguara com belíssima interpretação de Cláudia. Se me permitires, ofereço esta música como homenagem a teu Blog. A música é linda, linda. Taiguara, um belo poeta esquecido na nossa história musical. Foi, assim como outros, cedo demais, mas antes nos deixou uma rica e poética obra.

Boa Noite, parabéns, e, por favor, continue enriquecendo-nos com teu Blog.

Sérgio Bitencourt/Goiânia

Em tempo: em 2005 visitei, a trabalho, tua cidade: bela, bela. Lá conheci o "Dragão do Mar", acho que é isto mesmo, e o museu com histórias de tua gente. Muito bom!

Sérgio disse...

Só mais um pouquinho do teu tempo: Em Invasões Bárbaras tem uma frase, quase no fim do filme, em um reconciliar de emoções e no comprovar de sentimentos entre pai e filho, que é mais ou menos assim: "...que você tenha um filho que nem você..."
Pelas tuas palavras em teu blog, acho que tua família gostaria de dizer-te isto.

Isabelle disse...

Sr.Sérgio,estou sem palavras para agradecer pelo imenso carinho e pela amizade.
Fiquei muitíssimo lisonjeda com suas belíssimas palavras,só tenho a agradecer e lhe dizer um MUITO OBRIGADA,isso é de coração,tá?
Interessante a sua aversão aos filmes americanos,pois,digo o mesmo em relação aos alemães,acredito que saibas o motivo,mas irei citar:a perseguição dos alemães e outros grupos étnicos aos judeus.
Assim que puder irei procurar os filmes citados,e, com muita alegria, com entusiasmo e com curiosidade para assistí-los.
Obrigada bela linda música,fiquei emocionada,obrigada mesmo!
Ah, que alegria saber,que esteve visitando a cidade de Fortaleza,e,visitou,justamente, o lugar que visito com frequência,é maravilhoso,o Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura,Fortaleza aguardará novas visitas.
Sr.Sérgio, mamãe,papai e irmãos amaram,como nenhum deles têm acesso para visitar o blog,a não ser ,quando eu apresento a eles,mas eles estão admirados como o meu empenho,e, claro amaram os seus comentários.
Um grande abraço e Deus nos abençoe!!!