sábado, 14 de fevereiro de 2009

Teórico da Aprendizagem III



Olá,

Finalizo os Teóricos da Aprendizagem com Wallon( nasceu em 1879 e faleceu em 1962), antes de chegar à psiquiatria passou pela Medicina,Psicologia e Filosofia, e mais adiante político francês. Estas carreiras contribuiram para a sua teoria da PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA.


Wallon viveu num período marcado pela instabilidade social e turbulência econômica. Viveu ainda na época das duas guerras mundiais, da evolução do Fascismo, das guerras socialistas e das guerras para libertação ds colônias na África.


Durante as guerras atuou como médico do exército francês, mas o contato com os ex-combatentes fez com que revisse posições neurológics que havia desenvolvido no trabalho com crianças deficientes. Com a sua atuação de médico e psiquiatra o motivou a pesquisar e estudar a psicologia da criança.


De forma direta e especial Wallon contribui para a Educação, isto é, ao explicar a sua teoria da Psicogênese em Pessoa Completa, ele acredita que quanto mais conflito e superação uma pessoa vivenciar ela se tornará mais equilibrada. Para Wallon o ato mental desenvolve-se a partir do ato motor, isto é, tudo que move a alguém pela emoção desenvolve o físico, o motor e o cognitivo. E destacou com a relação RAZÃO/EMOÇÃO e a interdependência do plano mental e motor.E na escola não deve ser diferente.Para a criança superar a escola deverá trabalhar 3 fatores:

COGNITIVO/LINGÜÍSTICO;
FÍSICO/MOTRIZ;
EMOCIONAL/AFETIVO.


Apesar do Wallon ser desenvolvimentalista como Piaget, ele considera a inteligência apenas como um dos aspectos do desenvolvimento, pois a AFETIVIDADE tem papel preponderente no desenvolvimento da pessoa.É por meio das emoções que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manisfestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos professores tradicionais.


Para conhecer um pouco mais sobre Henri Wallon visite:http://www.centrorefeducacional.com.br/wallon.htm

Você concorda com a frase de Wallon?
"Reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. É a própria negação do ensino"
Dê a sua opinião!
P.S. Reprovar: vt.Desaprovar;censurar;condenar.
BEIJOS,
ISA...
:)

4 comentários:

Sérgio disse...

Já me desculpando, confesso que não vim comentar o texto, mas agradecer suas palavras lá no blog do Choro das 3. Como é bom ouvir aquelas meninas, nos faz deixar os olhares antes presos aos rastros e acreditar que dá para olhar para frente e ver que não faltarão sopros à nossa história musical, que continuará sendo belamente contada, com supremo talento num acalento de cordas.
Desculpe a ousadia da invasão no teu blog, mas a curiosidade com o teu comentário me fez clicar e novas páginas abrir.
Não sou internauta, blogueiro, navegador, na verdade meio "urtigão"(será o termo de seu tempo?), mas rendo-me à internet e seus caminhos curiosos.
Vi que você é professora, também fui por mais de vinte anos, parei, mas acho que não fiz uma boa escolha: alunos e giz, a combinação plena para um mundo melhor e mais justo.
Parabéns pelo blog, textos ricos, apesar de um pouco além dos meus tatos.
Peço permissão para outras visitas.
Vale uma sugestão de filme? As Invasões Bárbaras, direção Denys Arcand.
Vale sugestão de vídeos musicais do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=8YGXsw3XK9I&feature=PlayList&p=79DE8F43C6E971D9&playnext=1&index=6; http://www.youtube.com/watch?v=lUNOVC1qVjc&feature=PlayList&p=79DE8F43C6E971D9&index=12.
http://www.youtube.com/watch?v=7-KFwAaEC90.
Espero que goste.
Boa noite
Sérgio Bitencourt/Goiânia

Sérgio disse...

Eu, mais uma vez, nas sugestões de endereços de vídeos do comentário anterior, na última sugestão de vídeo o ponto final não faz parte do endereço.

Boa noite

Sérgio Bitencourt

Isabelle disse...

Sérgio, fiquei surpresa com a visita ao blog!
Estou lisonjeada!
Muito obrigada pelas belas palavras e pelos vídeos da Edith Piaf.
Ah,quanto ao filme "As Invasões Bárbaras" vou dá uma olhadinha no feriado e comento,ok?
o blog é um recanto acolhedor!
Aguardo novos comentários!
Um abraço!
Isabelle
:)

marcelo disse...

Olá Isabelle, parabéns pelo seu blog!
Quanto a intrigante frase de Wallon, buscarei tecer meu comentário da forma mais sintética possível, pois esta afirmação remete a longas reflexões.
Penso que a retenção como prática pedagógica é tão ineficiente quanto uma progressão continuada que se transforma em "aprovação automática".
Vivemos em uma sociedade de informações, na qual faz-se necessário o domínio de diversas linguagens, competências e habilidades. O mercado de trabalho é cad vez mais exigente!
Não podemos lançar à sociedade pessoas desprovidas dessas capacidades. Se assim fizermos, invés da escola exercer seu papel de promotora de saberes, estará contribuindo para o aumento do número de analfabetos funcionais.
É preciso criarmos um ensino e uma sociedade coesas em seus anseios e acabarmos com a dicotomia existente entre formação e informação.