segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Teórico da Aprendizagem II - Vygotsky


No post anterior escrevi um pouco sobre Jean Piaget. E hoje quero apresentar Lev S. Vygotsky(1896-1934), nasceu em Orsha e viveu na Rússia. Pesquisador,professor e contemporâneo de Jean Piaget. Construiu sua teoria tendo por base filosófica o desenvolvimento do ser através de resultados,isto é,para ele "o homem é como um sujeito sócio-histórico". Acreditava que as estruturas mentais eram importantes, mas estas devem interagir socialmente a fim do ser humano adquirir uma estrutura mental superior que resulta na inteligência.E quanto mais prolongada a INTERAÇÃO SOCIAL,mais inteligente o ser humano.


"A nossa inteligência está a frente do nosso tempo cronológico"-Vygotsky


Em seus estudos ele conceitua muito bem a Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDN).

"É a distância entre o seu desenvolvimento Real,que é determinado através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento Potencial,determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou colaboração de companheiros mais capazes."

Para melhor entender o conceito acima,observe o exemplo seguinte:

A criança pode realizar uma ação sozinha,como, por exemplo, construir sem a presença de alguma pessoa(brinquedos de montar),isso ocorre a Zona de Desenvolvimento Real. No entanto, a criança pode construir com a presença de algum mediador,no caso da escola,o professor!Quando a criança está construindo sob a orientação de alguém,seja adulto ou criança, ela está no Desenvolvimento Potencial. Assim, a distância em que ocorre entre essas duas zonas chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal,pois é onde ocorre a aprendizagem. E a aprendizagem para Vygotsky é a interação das culturas através das gerações.


Beijos,
Isa...
Até a próxima!!!!
:)

Nenhum comentário: