sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Centenário Raquel de Queiroz

Olá!

Chegou sexta-feira,oba...hehe!Então,continuaremos a leitura sobre a Raquel de Queiroz.
Raquel de Queiroz conheceu alguns integrantes do Partido Comunista,e, ao chegar em Fortaleza ajudou a fundar o PC cearense.Se segundo romance,"João Miguel", estava pronto para ser levado ao editor quando foi informada de que deveria submetê-lo a um comitê antes de publicá-lo. E,para sua tristeza, após algumas semanas em uma reunião no cais do porto do Rio de Janeiro, foi informada de que seu livro não foi aprovado pelo PC, porque nele um operário mata outro. Fingindo concordar, Rachel simplesmente leva as suas originais de volta e, depois de dizer que não via no partido autoridade para censurar sua obra, foge do local "em desabalada carreira", rompendo com o Partido Comunista.

Não publicou o livro!!! Mas..., é lógico,que foi publicado,hehe

Publicou o livro pela editora Schmidt, do Rio, e foi morar em São Paulo, onde se aproximou do grupo trotskista.

Um breve conhecimento sobre o livro João Miguel, de Raquel de Queiroz você encontra no site:http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/j/joao_miguel

Trechos do livro:

"Pela primeira vez, na frente de um estranho, teve a intuição de sua situação especial de criminoso. Sentia obscuramente que, de hoje em diante - só por causa daquele gesto que não durou um minuto (se o homem não tem morrido!) - estava reduzido a ouvir coisas novas, insultantes, a que a sua vergonha não se habituara" (pág. 21).

"Naquele momento, pelo menos, tudo ficava atrás: o passado, o crime, o sofrimento e a saudade do que perdera irremediavelmente... Vivia apenas a hora feliz da libertação... E carregando o chapéu sobre os olhos, num passo resoluto de desafogo e de posse, avançou para a liberdade" (pág. 128).

E,não deixe de ler um artigo sobre as Coletâneas de crônicas,ensaios e biografia de Raquel de Queiroz,escrito pelo editor-assistente da Livraria da Folha,Sérgio Ripardo.

Segue o link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u690029.shtml

Bom,por hoje é só!

Até a próxima!!

Um grande beijo,

:)
Fonte:www.direitonet.com.br

Projeto Releituras Arnaldo Nogueira Júnior

Folha online

2 comentários:

vandemberk disse...

ei hoje (18/02)é teu aniversário então lá vai.

Querida irmã,

Hoje quero desejar tudo aquilo que seja de mais belo e puro e dizer o quanto você é querida e amada por mim.
Deixe sua alegria se avolumar, construa em você uma vida linda, cheia de desejos realizados, você com esse jeito meigo e carinhoso tendo no olhar a esperança de vencer.
Que sua vida seja o caminho do amor, só ele é capaz de mostrar o verdadeiro sentido da vida, por isso olhe com o sorriso mais esse ano que passou e agradeça a Deus cada segundo vivido e que os próximos sejam repletos de luz.
Para mim neste grande dia a maior felicidade é dizer que tenho uma grande irmã, e que a alegria que você busca insistentemente te traga paz e segurança a si mesma.
Hoje não é um dia como os demais, ele se destaca porque é o dia que Deus lhe trouxe ao mundo, que neste dia você confie na esperança, pois acredito que sua força de vencer serivrá para tornar realidade seus sonhos, trazendo a sua vida sucessos e alegrias por ver os seus sonhos realizados.

Parabéns Minha Irmã.

Beijos

Van e Vi

Isabelle disse...

Obrigada pelo seu eterno carinho e pelas belíssimas palavras.
Um beijão para você e a Vi.
Te amo!!!
:)