domingo, 28 de fevereiro de 2010

Educação Musical nas Escolas

Já sabemos que as escolas particulares e públicas do Brasil terão um prazo até 2012, para acrescentar mais uma disciplina na grade curricular obrigatória. A Lei de Diretrizes Bases da Educação(LDB))- nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi alterada no ano de 2008,com a Lei nº 11.769, isto é, o que torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio, de acordo com informações do Ministério da Educação.
A música é conteúdo optativo na rede de ensino, a cargo do planejamento pedagógico das secretarias estaduais e municipais de educação. No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança.
Apesar da LBD ser alterada e a música ser um conteúdo obrigatório, não deve ser considerada exclusiva,ou seja, o planejamento pedagógico deve contemplar as demais áreas artísticas,tais como:dança,teatro e artes visuais. No ano de 2011,uma nova política irá definir em quais séries de educação básica a música será incluída e em que frequência.
Bom, resolvi explanar este assunto no blog Educação, porque, ontem(27/02), realizei algumas leituras de belos artigos,curiosidades e entrevistas da revista Nova Escola-A Revista de Quem Educa. Entre a leitura e o fascínio pela música,apesar de não tocar nenhum instrumento, fiquei encantada com a entrevista realizada pela editora Ana Gonzaga(novaescola@atleitor.com.br) da revista citada,pois a mesma proporcionou aos leitores uma entrevista com o inglês,professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres e formado pela Royal Academy of Music, Keith Swanwick,que criou teorias sobre o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes e investigou diversas maneiras de ensinar o conteúdo,acrescenta Ana Gonzaga.

E, durante a entrevista o professor Keinth Swanwich, explica que a aprendizagem musical corresponde a um estágio de desenvolvimento de cada aprendiz,por sinal, recordei muito bem dos estágios de desenvolvimento do epistemólogo suíço, Jean Piaget, que pode ser explícito ao clicar no link:http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio.htm.

Além de comentar sobre as três atividades principais na música,ele deixa evidente o quanto é preciso de interesse da criança para aprender a tocar.

Bom,vou parar por aqui,e, deixo com carinho e alegria o link para você(s) que visita(m) o blog,ok?



Beijos e espero que goste.

:)

Fontes:notícias.terra.com.br
Revista Nova Escola

3 comentários:

Mia disse...

Nova nesse mundinho de blog, mas sempre gostei de ler.
A música com certeza nunca deveria ter saido da grade da educação. Atuando com o maternal, mas vejo o quanto eles gostam e aprendem com elas.

Unknown disse...

Eu como professor músico sei o quanto a música é importante e bem que ela (música) nos faz.

Isabelle disse...

Olá,Mia!!!
Muito obrigada pela sua presença no blog.
Sim, com certeza a música é, de fato,muito importante para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança e, no meio em que atuamos, na EDUCAÇÃO,né?
Um beijo,
:)
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Oi,Paulo Marques!!!
Você é professor músico?!!Que legal!!! Deve ser maravilhoso,né?
Com certeza a música faz muito bem,tanto que, me deixa tranquila e..., incrível que pareça me instiga a ser mais criativa,hehe.
Obrigada pela sua presença.
Beijo,
:)