sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

LEPAC-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Científica



A turma 13 do curso de especialização em ensino da matemática da UECE (Universidade Estadual do Ceará) participou de uma visita à UFPB - Universidade Federal da Paraíba com o objetivo de conhecer o LEPAC-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Científica. É um laboratório belíssimo que tem como objetivo de realizar estudos, pesquisas e divulgação sobre o ensino /aprendizagem das Ciências Exatas, em especial da Matemática. A equipe oferece à Rede de Ensino cursos de capacitação, palestras, oficinas, exposições, projetos de laboratório de matemática e acessorias de ensino. A equipe ministra ainda curso de capacitação docente em todos os níveis, realizam palestras e oficinas sobre o uso de materiais concretos nos processos ensino/aprendizagem, resolução de problemas, confecções e uso dos jogos e origami geométrico.

Com muita alegria e entusiasmo a turma foi acompanhada pela professora Rogéria Gaudêncio do Rêgo da UFPB (Bacharel em Matemática, Mestre em Filosofia e Doutora em Educação), ufa! Ela é um espetáculo, tanto que, com a sua simplicidade, inteligência e simpatia já têm vários livros publicados, entre eles: Matematicativa e A geometria do Origami: atividades de ensino através de dobraduras.

Depois desta visita todos nós percebemos, o quanto se torna necessário, à construção de um laboratório para a melhoria do desenvolvimento da aprendizagem do aluno,e, valorizar a matemática de forma contextualizada na escola.

Beijos,
Isabelle Rocha
:]





Nenhum comentário: