terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Charles Chaplin



Através da postagem de uma linda e jovem chamada Elisa, do grupo Choro das 3, me senti motivada a pesquisar e escrever sobre o nosso magnífico escritor e ator do cinema mudo, um representante dos principais filmes e do personagem Carlitos : Charles Chaplin.

Charlie Spencer Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e faleceu no dia 25 de Dezembro de 1977. Sua família era muito pobre e passou a sua infância em um orfanato. Inspirado pela sua mãe Hannah (atriz mal sucedida) ele iniciou sua carreira como mímico. Durante uma viagem para os Estados Unidos com o seu grupo de mímica ele conheceu o cineasta Mack Sennett, que o contratou para estrelar seus filmes. Assim, criou um personagem muito famoso, o vagabundo Carlitos, e este personagem denunciava as injustiças sociais, claro, de forma inteligente e engraçada, e, que sabia fazer rir e chorar o qual não cansava de denunciar os grandes problemas na sociedade, como, a miséria e o desemprego. Produziu também vários filmes, tais como:

O idílio desfeito -1914
Os clássicos vadios - 1921
O garoto - 1921
Casamento ou luxo? - 1923
Em busca do ouro - 1925
O circo - 1928
Luzes da cidade - 1931
Tempos modernos - 1936
O grande ditador -1941
Monsieur Verdoux - 1947
Luzes da ribalta - 1952
Um rei em Nova York - 1957
A condessa de Hong Kong -1967

Mas, os filmes mais conhecidos foram: O garoto, Tempos modernos e O grande ditador (verdadeira crítica ao nazismo e ao Hitler).
Por intermédio do meu irmão Vandemberk Rocha, durante a minha infância, assistia e me divertia muito com os belíssimos filmes de Chaplin, pois este ator, produtor, diretor e autor cinematográfico inspirou a vida de muitas pessoas até na música.
E não poderia deixar de citar uma belíssima música que na minha opinião, nos leva a refletir a conduta de muitas pessoas em diversas situações. A música é: SMILE (Sorri) que já foi interpretada por diversos artistas, entre eles Joe Chindamo, Michel Jackson, Djavan e outros.
Veja o vídeo que está bem no início da postagem!
Beijos!
Isabelle :)






3 comentários:

Choro das Três disse...

OI isabelle,
tudo bem?
Eu adorei seu post sobre o grande Chaplin.
Eu não sei muito sobre ele, assisti só um ou dois filmes deles, então queria lhe pedir, se eu posso por um link desse texto para o nosso blog? Ou se você quiser escrever outro para postar no nosso blog e se tornar a nossa primeira colaboradora...:D ...você é quem decide.
Um grande beijo e parabéns!!!!
Elisa

Isabelle disse...

Muito obrigada!
Beijos!
:)

RELATOS & RETRATOS disse...

Admiro o Chaplim, ele ensina com simplicidade.
Construiu uma linguagem própria para mostrar com humor e sátira que as pessoas complicam o que é fácil e castram a própria oportunidade de conhecer-se no outro.

Um grande abraço!

Paula Matos