quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DICA DE LEITURA









Visitando a Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel, localizada na cidade de Fortaleza me surpreendi com um livro maravilhoso de uma pedagoga paranaense Otaíza de Oliveira Romanelli,era professora de História da Educação e possuía o doutorado de 3º ciclo em Educação pela Sorbonne (Paris).


Ela representou com exatidão na sua obra "História da Educação no Brasil" um levantamento dos fatores principais da Educação brasileira, no período de 1930 a 1973, e, principalmente, procurou mostrar que a evolução do ensino brasileiro em relação ao crescimento da demanda social da educação responderam sempre as ordens de três fatores: economia, social e política. Fatores estes, que, ao deixarem de atuarem harmonicamente influenciaram na crise do sistema educacional brasileiro.


A autora faz uma abordagem teórica dos conceitos de cultura, definindo-a como " o próprio modo de ser humano, o mundo próprio do homem". Assim, como Max Scheler (Filósofo alemão nascido em Munique, de importância fundamental para a filosofia sociológica) ela ainda afirma que "cultura é humanização".


O relacionamento do homem com os bens culturais ajudam na educação do próximo, ou seja, na medida que alguém comunica os resultados de sua experiência, ele ajuda os outros homens a se educarem, tornando-se solidário a eles.


Neste sentido, a educação é a mediadora entre o gesto cultural e a sua continuidade.


Diante da modernização do sistema de ensino brasileiro, aí, segue uma dica de leitura para os educadores que buscam compreender as mudanças no sistema de ensino, lembrando que, para o desenvolvimento educativo devemos nos apoiar nos bens culturais e no meio social.



Beijos!
Isabelle Rocha

Nenhum comentário: