sexta-feira, 7 de maio de 2010

Viçosa do Ceará

Olá!!! :)

Após muito, muito, muito trabalho, hehe, tais como: planejamento, projetos educacionais, avaliações bimestrais, fechar notas do 1ª bimestre, concluir provas de cursos, estudos e etc,etc,etc..., retorno ao blog com uma postagem maravilhosa. Bem..., para mim, é!!! Espero que para vocês, visitantes, também seja, ok?!!! :D

Bom, no dia 30 de abril a 2 de maio, foi realizado na Serra de Ibiapaba, em Viçosa do Ceará, a 4ª edição do Festival Mel, Chorinho e Cachaça. E, claro, que não perdi a oportunidade de presenciar o festival, os shows, as saideiras, rodas de choro, o friozinho, a visita a Casa dos Licores- Sr. Alfredo Miranda e o rapel (uhulll!!!), hehe. Dá uma olhadinha nas fotos!!!! :)
Viçosa do Ceará

Foram dias maravilhosos na companhia das amigas Brenna e Lídia, respectivamente, cavaquinista e bandolinista do grupo de música instrumental brasileira, Fulô de Araçá. Infelizmente, as outras integrantes não estiveram presentes, mas aguardo o próximo festival para nos reunírmos. Além das meninas, estive na companhia do sr.Ribamar Freire (violão 7 cordas) e da srª.Denise, pais da Brenna. Eles são ótimos!!!
No sábado pela manhã resolvemos (eu, Brenna e srª.Denise) fazer uma visita belíssima à Casa dos Licores - Sr.Alfredo Miranda. Isso mesmo, a famosa casa do fabricante de "pifes"!!!

Um dos atrativos especiais para visitas é a Casa dos Licores, Viçosa do Ceará, pois há atrativos da cozinha regional. As diversidades de sabores de licores, além de doces, bolos, petas, geleias (pimenta, abricó, maracujá, entre outras), cachaça envelhecida, banana seca sem açúcar (tudo de bom, hummm!!!) e outras delícias para os mais variados apetites. Não dá para passar na casa sem "degustar" as delícias, hehe.

Ao chegar na casa você passa primeiramente pela cozinha, com fogões e a lenha empilhada ao lado e, dá de cara com a Dona Terezinha Mapurunga Miranda, por sinal muito simpática. Logo após, a sala com uma mesa de diversidade de licores, e, a filha mais velha Tereza Cristina, que ajuda no ofício de fazer e vender doces e licores, assim como a contar as histórias dos pais que vivem juntos e dos doces feitos artesanalmente. Durante a visita pela casa podemos ouvir o som da flauta do sr. Alfredo Miranda - apesar dos seus 94 anos ainda executa um belo som.

Alfredo Miranda, 94 anos, artesão e flautista, sempre trabalhou destilando cachaças em alambiques e quando se casou com Terezinha Mapurunga Miranda, a mistura estava completa.
Aprendeu os primeiros acordes musicais do seu "pife"no Sítio Buíra onde nasceu, Viçosa do Ceará, com antigos mestres do "pife". O pífano, que é feito pelo próprio artesão, é tradição das tribos indígenas Taboca e Taquara e confeccionado a partir de madeira que só pode ser extraída da natureza nos meses do ano que não possuem a letra R, ou seja, em maio, junho, julho e agosto, e em noite de lua cheia, segundo o repórter, Aécio Santiago, do Diário do Nordeste.
Caso se interessaram em apreciar e conhecer um pouco mais sobre o Alfredo Miranda, não deixe de visitar o site: http://www.mcanet.com.br/casadoslicores/. Criação e Manutenção:Verônica M. Mapurunga de Miranda. E, também de apreciar o cd " Alfredo Miranda ao Pife", produzido em parceria com a Laboratório de Estudos da Oralidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Já adquiri o meu, por sinal, é maravilhoso!!!

Veja o vídeo que editei, especialmente, para você, visitante do blog, que aprecia uma boa história e excelente música.




Espero que goste e aproveite!
Um grande beijo!
:)

Fonte: Diário do Nordeste. Página Regional. Ano 2007.
Depoimentos da filha Tereza Cristina

2 comentários:

Unknown disse...

uhu eu tbm fui pra lá!!!muito massa esse lugar!!amei minha viagem!bju

Isabelle disse...

Olá Alice!!!
Fico feliz por seu comentário!
É verdade...,o lugar é maravilhoso!
Beijos,
:)