sábado, 25 de julho de 2009
Halleluya 2009
domingo, 12 de julho de 2009
Anísio Teixeira-Em defesa da Educação
Como Inspetor Geral do Ensino-cargo equivalente hoje ao Secretário da Educação na Bahia, viaja, em 1925, para a Europa, como intuito de melhorar o seu desempenho na sua função em que exercia, onde observa o sistema educacional de diversos países - implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.
Anísio consegue ampliar o sistema educacional, privilegiando a formação de professores. Em sua terra natal, Caetité, reinaugura a Escola Normal, fechada em 1901 por Severino Vieira.
Em 1927 vai aos Estados Unidos, onde trava conhecimento com as idéias do filósofo e pedagogo John Dewey, que muito vão influenciar seu pensamento. No ano seguinte demite-se do cargo pelo fato do novo governador não concordar com suas idéias sobre mudanças no ensino.
Volta aos Estados Unidos (1928), onde faz pós-graduação. De volta ao Brasil traduz, pela primeira vez em português, dois trabalhos de Dewey. Além da sua participação na educação, Anísio Teixeira foi presente na política brasileira. Durante a última fase do Estado Novo, Anísio afasta-se da vida pública. Dedica-se, então, à mineração - atividade de alguns parentes. Aproxima-se mais do amigo Monteiro Lobato e publica Educação para a Democracia, além de realizar diversas traduções.
Na década de 1940 foi Conselheiro da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Sua morte foi muito misteriosa, pois foi encontrado no fosso do elevador do prédio do imortal Aurélio, na Praia de Botafogo, no Rio. Dois dias haviam se passado de seu desaparecimento, já que Não havia sinais de queda, nem hematomas que a comprovassem. A versão oficial foi de "acidente".
Calava-se, para um Brasil mergulhado em sombras, uma voz em defesa da educação - portador da "subversiva" idéia de um país melhor. Era o dia 14 de março de 1971.
Anísio Teixeira era um idealizador da educação, pois acreditava na busca contínua de um novo homem (crítico, atitudes e idéias) através da educação para uma sociedade justa.
Frase de Anísio Teixeira: Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa”
E, não poderia deixar de expor um belíssimo vídeo editado do domínio público que descreve a importância de Anísio Teixeira para a educação brasileira.
Fonte:http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/visita.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/anisio-teixeira-306977.shtml?page=page2
Beijos,
:)
sábado, 11 de julho de 2009
Catedral e Mercado Central de Fortaleza
Hoje(11/07/09), mais um dia de sol e de férias, hehe! :D
Aproveitei o momento oportuno da ida ao centro para registrar por meios de fotos dois lugares atrativos de Fortaleza. A Catedral e o belo Mercado Central, pois são umas das atrações turísticas dos visitantes à cidade de Fortaleza. Portanto, deixo aqui uma breve história sobre esses dois lugares e em seguida algumas fotos. Aproveitem!!!
*********************************************************************************
CATEDRAL
A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o Padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.
No dia 26 de setembro de 1861 foi nomeado primeiro bispo do Ceará Dom Luiz Antônio dos Santos e automaticamente a igreja matriz passou a catedral. Em 1938, quando era bispo Dom Manoel da Silva Gomes, foi feita uma vistoria e constatando-se rachadura nas bases de sua construção, pelo lado do mar e então foi novamente condenada e demolida. Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Gótico-Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider. Em 2007 a catedral passou por sua última reforma com a verificação da estrutura e renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna do prédio.Tem capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura, com a altura comparada a um edifício de 12 andares, a Catedral de Fortaleza é a terceira maior no país. São José é o santo vinculado a catedral que também é conhecida como Catedral Metropolitana São José.
OBS- Pelo simples fato da Igreja ter passado por reformas e ter sido construída durante um longo período de 39 a 40 anos, o povo cearense costuma expressar em algumas circunstâncias, tais como, a tardança de alguma construção de casa, empresa ou algum estabelecimento, por ironia ou até mesmo brincadeira costumam falar a seguinte expressão:"Aff!!!Parece a Igreja da Sé! Não tem fim!!" Mas..., acho que está finalizada, hehe!!:D
Catedral |
MERCADO CENTRAL
A Câmara municipal autorizou a construção, em madeira, do mercado em 1809, a princípio funcionaria para o comércio de carne, fruta e verdura.Em 1814 estas instalações precárias foram demolidas e, em seu lugar ergueu-se um novo prédio que foi denominado de cozinha do povo.
A reforma mais significativa do mercado não foi de ordem física : em 1931, o comércio de carne, fruta e verdura foram proibidos dentro do prédio, assim sendo, os lojistas do mercado tiveram que mudar de ramo dando lugar aos boxes de artesanato. Com o passar do tempo várias reformas foram realizadas, quando em 1975, o mercado foi reinaugurado ocupando um espaço de 1.200 metros quadrados. São 559 lojas distribuídas em 4 andares bastante ventilados que vendem o melhor artesanato local e produtos regionais a preços acessíveis.No dia 19 de janeiro de 1998 iniciou suas operações bem ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza, a igreja da Sé e, em frente ao comando da 10ª Região Militar.
O Novo Mercado Central iniciou suas operações abrigando 553 boxes, 18 banheiros, distribuídos em 5 (cinco) pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento. Os preços são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.O arquiteto que idealizou o projeto do Novo Mercado Central foi Luiz Fiúza.
Os visitantes podem encontrar no Mercado Central: artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração. Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão à venda no mercado.
Confesso que, as bolsas são ma-ra-vi-lho-sas, hehe! Ah, sem citar os artesanatos e as castanhas, é tudo de bom!!!
Mercado Central |
Portanto, visitantes do blog, ao visitar o Ceará não deixe de dar uma "passadinha" nesses lugares e, outros a mais que há na belíssima e calorosa cidade de Fortaleza!
Beijão,
:)
FONTES:http://www.geocities.com/thetropics/5470/historico.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Fortaleza
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Educação Grega
Não poderia deixar de aproveitar o momento das férias para ler bastante.Portanto, fiquei encantada com a leitura sobre os "Mestres do Pensamento" e quero deixar aqui neste post a contribuição e participação da Grécia na Educação. Aliás,quando citamos Grécia, lembramos de Artes, Cultura, Música, Literatura, Ciência Política, Jogos Olímpicos e, claro, Educação, Filósofos e Matemáticos.
A Educação teve a contribuição dos sofistas (grupo de filósofos que tinham a necessidade de se expressar bem,dominavam oratória,ou seja,o uso habilidoso da palavra), pois eles não foram somente professores, e, sim estabeleceram uma linha de pensamento, tanto que, eles se preocupavam com a sociedade e o homem. Infelizmente, os seus pensamentos não contribuíram para uma sociedade igualitária, eram artificiais, isso não era agradável para outros filósofos, entre eles, para Sócrates.
O método de Sócrates era bem mais humano, verdadeiro, pois queria encontrar definições, ou melhor,a verdade por meios de muito trabalho e questionamento,como,por exemplo,se as pessoas queriam conhecer a felicidade, a coragem, então, elas deveriam buscar a essência que possuía em cada ser humano.
Quando não existia escrita a educação grega era ministrada a família conforme a tradição.A escola era somente para a elite, isto é, os jovens de famílias tradicionais tinham privilégios, mas a educação na Grécia enfatizava mais a formação esportiva do que a intelectual.
Na Grécia houve dois modelos educativos:Esparta e Atenas.
A Educação Espartana ear baseada no conformismo e no estatismo,isto é, as crianças do sexo masculino eram retiradas da família aos sete anos de idade e inseridas em escolas-ginásios com o objetivo de receber formação militar até os 16 anos de idade, assim favorecia ao jovem a aquisição do poder e da coragem. Isso tudo devido a fase em que Esparta vivia, um fase guerreira e autoritária, para eles o intelectual ainda não era o primordial.
A Educação Ateniense valorizava a formação intelectual e deixava de ser uma educação restrita à família,e aos sete anos de idade a criança iniciava a educação propriamente dita, e com ênfase a educação física, musical, a poesia, ao canto e a dança. Após essa educação o povo adquiria o hábito à oratória, à filosofia, à literatura, desprezando o trabalho manual e comercial. Em Atenas a Educação passou a assumir um papel grandioso, tornou-se uma matéria complexa e de fundamental importância na formação dos rapazes.
CURIOSIDADE :p Os rapazes e as crianças eram acompanhadas por escravos que os controlavam e guiavam,chamados de paidagogos,palavra essa que derivou o nome Pedagogia(ciência que estuda a Educação,ou se preferir,o que extrai de melhor em alguma área de estudo).
A Educação não é limitada, então no século V a.C, além de exigir da Educação uma formação baseada na música, poesia, exige agora para formar o cidadão. Surge aí um modelo de educação grega a Paidéia,isto é, além de formar o ser humano em homem,tem como papel principal de formar para ser um cidadão,provavelmente atingir a perfeição humana.Portanto, as escolas de hoje atribuem a importância da transmissão dos valores éticos,das virtudes e de conhecer o bem,a justiça,a honestidade e formar assim uma sociedade mais justa.
Porém, para isso muita coisa ainda precisa ser modificada no meio em que vivemos e trabalhamos.Mas façamos a nossa parte, homens e mulheres, jovens e crianças para inspirar admiração, alcançar decisões, vitórias e exercer o bem na sociedade.
Bom, depois dessa breve história, hehe, não poderia deixar de expor estes vídeos magníficos de um trecho do filme Fantasia, um Clássico da Disney, que tem como cenário o Monte de Olimpo, com a trilha sonora da Sinfonia Pastoral de Beethoven.
FONTE:http://pedagogia.tripod.com/gregos.htm
Revista Construir Notícias, nº46 ANO 2009 p.24-37.
Ilustração da Escola de Atenas,pintura do Renacentista Italiano Rafael e representa a Academia de Platão.Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
Sócrates
Beijos,
:)
domingo, 5 de julho de 2009
Mostragem Cultural 2009
Ontem, sábado(04/07/09) foi a exposição dos trabalhos das crianças do Pré-escolar e Fundamental I, isto é, a Mostragem Cultural de 2009. Aproveitamos esse mesmo dia para a entrega de avaliações bimestrais e boletins aos pais ou responsáveis pelo aluno.
Bom, conseguimos reunir vários trabalhos e ficou uma exposição legal, claro, que nós (professoras) ajudamos na ornamentação para que todos os visitantes se encantassem com os trabalhos e o mundo dos clássicos infantis.
Foi muito divertido durante o mês de maio e junho trabalhar esse assunto tão belo que é o Clássico da Literatura Infantil com as crianças, pois ocorreu a relação professor e aluno quanto ao conhecimento e a diversidade de assuntos sobre a leitura, o livro, a arte e a música. Foi ótimo!!! :) E, boas férias para todos os professores e alunos!!!
Então, segue algumas fotos da Mostragem Cultural 2009!
Vale a pena!
Mostragem Cultural |
Beijos!!!
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Projeto Poronga
O querido amigo e professor de História,Marcelo Santiago de Jaú,São Paulo me enviou por e-mail um vídeo magnífico,emocionante,cativante e repleto de esperança na EDUCAÇÃO.
O vídeo explana um projeto lindo no estado do Acre,cujo nome é PROJETO PORONGA.
O que é e qual o objetivo do PROJETO PORONGA?
O Projeto Poronga é uma proposta pedagógica desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Acre em parceria com a Fundação Roberto Marinho, direcionada a alunos com distorção idade/série.
Objetiva-se, sobretudo a inclusão social, o fortalecimento da auto-estima e da valorização do ser humano.
Objetivos do programa
Oferecer estudos através do Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª série, para alunos com 2 anos de distorção idade-série, das escolas estaduais urbanas do Estado do Acre;
Minimizar a evasão e repetência dos alunos em distorção idade/série; Elevar a auto-estima de alunos e professores da Rede Estadual através de uma prática pedagógica dialógica, participativa e cooperadora;
Proporcionar aos professores da Rede Estadual de Ensino a vivência da unidocência, com orientação e capacitação em serviço;
Proporcionar uma educação onde aluno aprenda a ser, desenvolvendo valores éticos, estéticos e criativos, na perspectiva de uma formação integral; Promover uma educação para pensar criativamente, criticamente e autonomamente;
Favorecer o desenvolvimento do aluno na dimensão social, afetiva e cognitiva, incentivando a construção de sua autoconfiança, consciência crítica, responsabilidade e autonomia;
Promover a integração escola-família-comunidade através de ações que possibilitem a participação efetiva de todos no processo educativo.
Proposta pedagógica
A proposta pedagógica do Projeto Poronga se fundamenta nas diferentes contribuições da pedagogia crítica, produzidas pelas ciências da educação, com ênfase nos fundamentos da sociologia e com a psicologia da educação, herdando-se o método construtivista-interacionista, processo construído pelo indivíduo em interação com o meio ao longo de toda a sua vida.
FONTE:www.folhadoacre.com
Vejam o vídeo,vale a pena conferir!