Olá!!!!
Hoje fui para a missa com mamãe no período da manhã,pois eu(Isa),Walberk,Jansy(cunhada), mamãe e papai pretendíamos ir para Pacatuba, mas a Jansy não estava muito bem de saúde, então acabamos adiando para outro dia. E, na homilía de hoje, o evangelho é justamente, falando sobre o AMOR..., aliás a mensagem de Deus é que, devemos "Amar uns aos outros, assim como Ele nos amou!!!".
Então...refletindo as palavras do padre e lembrando do livro "O Pequeno Príncipe" que, por sinal, esse livro foi presente da nossa querida Tia Cira para o meu irmão Vandemberk, quando ele tinha, aproximadamente, 14 anos de idade, e... eu ainda tinha somente 4 aninhos, resolvi postar sobre esse livro,hehe! :)
O livro foi passando de mãos em mãos.Primeiramente, quem leu foi o Van,depois o Wal e depois eu,hehe! :)
Mas, antes de ler " O Pequeno Príncipe" amava assistir os desenhos animados que era transmitido na TV, onde ele sempre passava por várias aventuras e ajudava as pessoas aqui na terra, noooossa, como era legal, sinto saudades!!!!
Lembro que, assisti o filme,e... fiquei mais encantada com a história, tanto que, foi transmitido várias vezes e não cansava de assistí-lo, é liiindo!!!
Sei que muitas pessoas já leram, assistiram, mas quero hoje deixar aqui as belas mensagens através dos personagens e de trechos do livro.Claro,primeiramente, conhecer sobre o escritor!!!
O livro "Le Petit Prince" conhecido no Brasil como"O Pequeno Príncipe" é um romance de Antoine Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.Tanto que, foi o próprio escritor que ilustrou a capa e os desenhos do livro. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições.Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico.
No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.
Alguns estudiosos acreditam que o Saint-Exupéry já pensava no personagem muito antes de escrever o livro,pois nos anos 30 os seus desenhos já retratavam traços do personagem que é uma referência para crianças e adultos de todo o mundo. Em 1942 ,Saint-Exupéry resolveu escrever sobre o jovem loiro, de cachecol e cercado de estrelas.Infelizmente, Saint-Exupéry que lutava como piloto contra as forças do Eixo, partiu para uma missão no Norte da África e nunca mais voltou. Portanto, não viu o seu livro publicado na sua terra natal.
Vejamos alguns personagens:
“Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.”
Perplexo com as contradições dos adultos, o pequeno príncipe simboliza a esperança, o amor e a força inocente da infância que habita o nosso inconsciente.
Extraordinário e misterioso, ele vive em um planeta muito pequeno. Lá, um dia, apareceu uma flor...
“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”....
Ela começou a crescer, parecia vir do nada. Ficou horas se arrumando e ajeitando suas pétalas... E é linda! Mas também orgulhosa, caprichosa e contraditória.O pequeno príncipe apaixona-se e vive para atender aos seus caprichos: um lanchinho, o para-vento, uma redoma. Mas ela nunca está satisfeita e o nosso herói decide partir.Embora pareça contraditória, entre caprichos e sabedoria, a rosa é extremamente feminina e sedutora. Por isso, cativa o coração do principezinho.
“As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas.”
Foi desencorajado, aos seis anos, pelos adultos que não reconheceram a sua sensibilidade artística e a sua capacidade de ver além das aparências. Mas anos depois, longe de todos, desenha a sua própria história.O piloto é a prova de que nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos.
Além desses personagens há também:O rei, O Vaidoso, O Bêbado, O Homem de Negócios, O Acendedor de Lampiões, O Geógrafo, A Jibóia, O Astrônomo Turco, A Raposa, A Serpente, O Carneiro e a Caixa.
É muito interessante quando o piloto retrata no início do livro a opinião das pessoas ao apresentar o seu primeiro desenho,hehe! Veja o trecho e a figura!
"‘Por que é que um chapéu faria medo? ’[...] Desenhei então o interior da jibóia, para que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações."
A jibóia desenhada pelo piloto quando criança é o ícone que nos ensina a ver além das aparências.
Vejam o lindo trecho da conversa do Príncipe com a Raposa,é genial!
E esse vídeo é quando o Pequeno Príncipe pede ao piloto para desenhar um carneiro!
Quanto a música só consegui o nome de dois compositores que fizeram a última parceria,o Lerner e Loewe no filme O pequeno príncipe (1973) que foi dirigido por Stanley “Cantando na chuva” Donen.
Deixo agora a frase mais conhecida e definida do que realmente é o verdadeiro amor ao próximo e palavras que vem do coração: O essencial é invísivel para os olhos. (Saint-Exupéry)
Beijos,
Isabelle
:)
Wikipédia