domingo, 24 de janeiro de 2010

Centenário Raquel de Queiroz

Olá!!!
É com muito orgulho e respeito que escrevo essa postagem,pois, se a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras,galardeada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa e considerada por muitos como a maior escritora brasileira estivesse viva, estaria completando 100 anos.Isso mesmo, o Centenário Raquel de Queiroz.
Estou citando sobre a tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira,Raquel de Queiroz. Raquel de Queiroz nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro,4 de novembro de 2003.
Filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani"), e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito nessa época. O mesmo vai lecionar Geografia no Liceu. Dedica-se pessoalmente à educação de Rachel, ensinando-a a ler, cavalgar e a nadar. As cinco anos a escritora leu "Ubirajara", de José de Alencar, "obviamente sem entender nada", como gosta de frisar.
Fugindo dos horrores da seca de 1915, em julho de 1917 transfere-se com sua família para o Rio de Janeiro, fato esse que seria mais tarde aproveitado pela escritora como tema de seu livro de estréia, "O Quinze".
Logo depois da chegada, em novembro, mudam-se para Belém do Pará, onde residem por dois anos. Retornam ao Ceará, inicialmente para Guaramiranga e depois Quixadá, onde Rachel é matriculada no curso normal, como interna do Colégio Imaculada Conceição, formando-se professora em 1925, aos 15 anos de idade. Sua formação escolar para aí.
Estreou na imprensa no jornal O Ceará, escrevendo crônicas e poemas de caráter modernista sob o pseudônimo de Rita de Queluz.
Ela envia ao jornal "O Ceará", em 1927, uma carta ironizando o concurso "Rainha dos Estudantes", promovido por aquela publicação. O diretor do jornal, Júlio Ibiapina, amigo de seu pai, diante do sucesso da carta a convida para colaborar com o veículo. Três anos depois, ironicamente, quando exercia as funções de professora substituta de História no colégio onde havia se formado, Rachel foi eleita a "Rainha dos Estudantes". No mesmo ano lançou em forma de folhetim o primeiro romance, História de um Nome.
Aos vinte anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1930), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, tem papel de destaque no desenvolvimento do romance nordestino.
Para conhecer um pouco mais sobre essa obra, compartilho o vídeo, editado por jovens estudantes do 3ºano,O Quinze,com imagens surpreendentes das obras literárias de Raquel de Queiroz.




Em seguida, o link do site,O Povo Online:http://opovo.uol.com.br/diversaoearte/947648.html para ler textos da escritora feitos para o jornal.
Fonte:Projeto Releituras Arnaldo Nogueira Júnior
O Povo Online

Por hoje é só! Mas continuo a história da Raquel de Queiroz no próximo post.

Aproveite e um grande beijo.
:)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Aprender a aprender

Olá!!!!
A coordenadora do ensino fundamental I,Paula Matos, nos(educadores) proporcionou uma manhã maravilhosa de confraternização e motivação. Com sua gentileza e sutileza, explanou assuntos essenciais aos educadores: PLANEJAMENTO. Além de dicas e esclarecimentos de Projetos Educacionais que, serão abordados e executados na escola ,fomos presenteados com belíssimos e emocionantes vídeos educacionais. Confesso que o vídeo "Aprender a aprender" me deixou emocionada e eternamente grata,pois explana exatamente a função e o objetivo daqueles profissionais da educação que, exercem o seu trabalho com dedicação,e acreditam que, para um mundo melhor,é preciso acima de tudo, Deus, de amor a sua profissão, de paciência, de persistência, de confiança, de sabedoria , de união e educação.
Bom, aí segue o vídeo "Aprender a aprender". Veja com atenção e espero que goste.



Um abraço carinhoso!!!
:)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Acordo Ortográfico

Olá!!!!!
Os educadores estão em período de Semana Pedagógica,e,durante esse período realizam inúmeros planejamentos e participam também de reuniões, oficinas pedagógicas e de motivação. E, hoje, pela manhã nos(educadores) reunimos para uma Oficina Pedagógica, realizada pela Editora FTD e ministrada pela Consultora de Língua Portuguesa,Carla Santos de Freitas.
A consultora Carla Freitas nos explanou os objetivos e as mudanças que ocorreram na escrita da língua portuguesa com a aprovação do novo Acordo Ortográfico,além de propor diversas metodologias de ensino para os alunos do ano de 2010.
As normas são fixadas pela Academia Brasileira de Letras e registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Os objetivos do acordo é FACILITAR a:

  • divulgação do idioma e sua prática em eventos internacionais;
  • definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros;
  • circulação de livros brasileiros nos demais lusófonos.


Se você ainda não parou para ler e aprender um pouco sobre as regras da nova ortografia,então não deixe de ler o Guia Prático da Nova Ortografia-Michaelis no link a seguir:http://www.livrariamelhoramentos.com.br/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdfelhoramentos.pdf


Ah, e para praticar os seus conhecimentos quanto a nova ortografia não deixe de visitar o Game da Reforma Ortográfica criada pela FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, é muito divertido e uma excelente ferramenta para você educador(a) propor aos alunos.



Agora,se você é aluno(a) não deixe de praticar, se divertir com o game e voltar às aulas com a Nova Ortografia na "ponta da língua",hehe. :p

Click e divirta-se com o jogo:http://fmu.br/game/home.asp


"Não tenho sentimento nenhum político ou social.Tenho,porém,num sentido,um alto sentimento patriótico.Minha pátria é a língua portuguesa." (Fernando Pessoa)


Um beijo,

:)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Zilda Arns

Não poderia deixar de expor as últimas palavras e alguns trechos de um discurso divulgado pelo site da Rádio Vaticano,e, que certamente, ficarão para sempre nos corações daqueles que pretendem praticar o bem com o próximo. Afinal,a Dra.Zilda Arns acreditou e concluiu a sua missão.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. Todo esse caminho necessita de comunicação constante para iluminar, animar, fortalecer e democratizar nossa missão de fé e vida. Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.
Em relação à educação e à comunicação de massas apresentará três experiências concretas de como a comunicação é um instrumento de defesa dos direitos da infância.Estou convencida de que a solução da maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, com a eliminação da corrupção, a promoção da justiça social, o acesso à saúde e à educação de qualidade, ajuda mútua financeira e técnica entre as nações, para a preservação e restauração do meio ambiente. Como destaca o recente documento do papa Bento 16, “Caritas in veritate” (Caridade na verdade), “a natureza é um dom de Deus, e precisa ser usada com responsabilidade.” Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.
Muito Obrigada!

Dra. Zilda Arns Neumann
Médica pediatra e especialista em Saúde Pública
Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Qual é a cor do amor?

Hoje na escola, a querida secretária Neuza, remexeu diversos livros de literatura infanto-juvenil na sala de leitura.E entre os diversos livros, fiquei interessada em ler todos,hehe.Mas, fiquei curiosíssima por um encantável e surpreendente livro:"Qual é a cor do amor?"(Editora Construir), reúne assuntos de acontecimentos do dia a dia da criança,sobretudo,quando o assunto é "Preconceito Racial", escrito pela contadora de histórias e especialista em literatura infanto-juvenil,Patrícia Senna. A autora consegue proporcionar ao leitor uma leitura de fácil entendimento e estimulativa.

Se você ficou interessado(a) na leitura desse livro!

E,você que é pai,mãe,tio,tia,avô,avó ou professor(a),não deixe de pesquisá-lo nas livrarias,pois o preço é bastante acessível,apenas R$ 10,00,ou se preferir,jovem aluno(a),pesquise na biblioteca da sua escola e divirta-se!!!


Espero que goste de saber "Qual é a cor do amor?",ok!!!!


Um beijão e um abração carinhoso como do cachorrinho querido ao lado,o Snoopy.
:D

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pulmão: S.A.-Sua Atmosfera: Sua vida

Olá!
Ao visitar alguns blogs e, entre eles, o Blog Educação, atualizado pela Valeska Andrade, fiquei impressionada com o post que ela explanou,pois trata-se de um assunto bastante discutido na sociedade:o tabagismo passivo.
Além do post,ela cita um site interessantíssimo, ( http://www.pulmaosa.com.br/ ), onde há vários textos informativos e educativos sobre a saúde pulmonar.
Veja o post no Blog Educação:http://blogs.opovo.com.br/educacao/projeto-para-livrar-criancas-do-fumo/#respond

domingo, 3 de janeiro de 2010

Livro sobre a Didática da Matemática

Olá!!!!!
Como o dia está bastante chuvoso(incrível!!!!),nada melhor do que ficar quieto em casa,ler um bom livro,ouvir uma agradável música e assistir a bons filmes. Ah,e indicar uma boa leitura! :D
Para você que leciona matemática e quer propor uma nova didática para a melhoria do ensino e aprendizagem do aluno. Então vai uma dica de leitura maravilhosa:Didática da Matemática-Reflexões Psicopedagógicas,editora Artmed.
Didática da Matemática reúne grandes autores como: Cecília Parra, Irma Saiz, Delia Lerner,Grecia Gálvez,Guy Brousseau,Luis A.Santaló,Patricia Sadovsky e Roland Charnay. Todos com formação e experiência profissional diferentes e, desenvolveram um trabalho gratificante ao compartilhar seus conhecimentos sobre a educação matemática atual e futura.
A obra apresenta várias informações acessíveis e íntegras pois apresentam propostas didáticas para o desenvolvimento cognitivo das crianças,além de explanar histórias de conhecimentos que as crianças elaboram a respeito da numeração escrita e, muito mais.

Portanto,educadores do ensino da matemática,especialmente, os que lecionam para crianças e gostam de apresentar novidades aos alunos em sala de aula, não deixem de realizar uma leitura cautelosa para a nossa educação atual.

Um abraço e boa leitura!!!!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Sites culturais:Choro das 3,Sovaco de Cobra e Blog Educação

Olá!!!!
Como visitante de alguns blogs,hehe.Então quero deixar com muito carinho para os visitantes desse blog de Educação!Educação?Educação..., alguns sites e blogs geniais de valores culturais,educacionais e musicais,aliás são ESPETACULARES e vale a pena conferir,ler, compartilhar e,principalmente,comentar(que eu amo!). :D
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A primeira dica que apresento com muito carinho e prestígio é o blog do grupo Choro das 3.É um blog formado e editado por três jovens musicistas e choronas de Porto Feliz, do interior de São Paulo,mas já é fenômeno por todo o Brasil. No blog das meninas do Choro irão encontrar diversidades de assuntos culturais e musicais,como: biografias de compositores de músicas clássicas e eruditas,dicas de vídeos e músicas de compositores brasileiros,além de excelentes vídeos dos diários de bordos das apresentações e shows produzidos e editados por elas.
As garotas têm como propósito de divulgar,principalmente,aos jovens, um pouco da história da música brasileira e com ênfase ao Choro. As jovenzinhas já lançaram em 2008 o álbum"Meu Brasil Brasileiro"(maravilhoso!) pela som livre e foram premiadas pela Associação Paulista de Críticos de Arte,como o melhor Grupo de 2008,mas em breve os amantes da música brasileira serão prestigiados com mais um novo álbum das jovens choronas "Choro das 3".

Para conhecer o trabalho do grupo, então visite: http://www.chorodas3.com.br/ e http://www.chorodas3.com.br/blog.html e diversidades de vídeos no youtube: http://www.youtube.com/user/dicciateo.

A segunda dica é de um site belíssimo e encantador que,foi fortalecido pelo jornalista e pesquisador de música brasileira, Zé Carlos Cipriano,o site Sovaco de Cobra.
É um site riquíssimo em textos de qualidades sobre a música popular brasileira, divulgações de obras de vários artistas,como Ernesto Nazareth,Waldemar Henrique, Família Assad e, entre outros.
Mas, para a a intensificação desse site, é preciso a contribuição de vários materiais e fontes de pesquisadores,tais como:Luis Albeto Cipriano,Yolanda Cipriano, Alexandre Dias,Graziani Arciprete,Hermínio Bello de Carvalho, Heron Coelho,Instituto Jacob do Bandolim,Jorge Mello,Marco Aurélio Olimpio e Thiago Marques Luiz.

Ao visitar o site há uma diversidades de textos espetaculares do Zé Carlos Cipriano e do jovem brasiliense Alexandre Dias com suas pesquisas musicais e jornalísticas sobre Ernesto Nazareth e outros compositores.

Se quiser conhecer as histórias e composições de grandes compositores brasileiros, aí segue mais uma grandiosa opção: http://sovacodecobra.uol.com.br/


Agora, como cearense e educadora, não poderia deixar de citar uma dica maravilhosa! :D
O blog carinhoso,gratificante e riquíssimo em assuntos culturais e educacionais, o Blog Educação. O blog Educação do Jornal O POVO editado pela querida e pesquisadora,Valeska Andrade,tem como objetivo de proporcionar a todos os educadores,aos pais e visitantes do blog, notícias do dia a dia,como:dicas de sites e leituras,projetos sociais e educacionais referentes ao incentivo à leitura e a uma educação de qualidade.Um site contemplativo e contagiante,pois há uma liberdade de expressão e de opinião de todos aqueles que participam dos posts e projetos.Vale a pena conferir!

Marco presença sempre se possível no post,hehe. Não deixe você,também, de visitar esse endereço: http://blogs.opovo.com.br/educacao/
Um grande beijo a todos!!!!
:)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Venha 2010!!!!

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

Finalmente!Acabou,acabou,acabou....o ano de 2009,hehe.
Vou resumir o ano de 2009 com apenas uma única palavra: SUPERAÇÃO.
Segundo,o dicionário da língua portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o significado da palavra superar é(...) vencer,dominar,(...),ultrapassar e exceder.
Isso mesmo, apesar de ocorrer perdas, de entes queridos,não posso deixar de afirmar que nós(família: Rocha,Barros,Santos e Feitosa) superamos cada dia a saudade...e agradeço todos os dias a Deus pela força que Ele nos enviou,pois estamos firme e forte. Afinal de contas,a vida é belíssima,não é mesmo?
Bom, estou com muitas expectativas nesse ano de 2010. :D Com metas(são muitas!) a atingir,hehe. Preciso ter calma e paciência,haha.
Como Pedagoga e professora desejo a todos os educadores brasileiros e cearenses que, creem,o quanto a EDUCAÇÃO pode proporcionar um ótimo desenvolvimento entre as pessoas e,claro, num mundo melhor.Um ano espetacular e que continuemos na busca de mais cultura,pesquisa,conhecimentos e métodos de ensino com qualidade e construtivo,ok?
Um 2010 repleto de saúde,alegria,trabalho,sucesso,paz e um abraço de ano novo para todos os visitantes do blog Educação!Educação?Educação...

Venha 2010!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijossssssssssssssssss,

:P