quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Especialmente para você!!!!!

Hoje é um dia muito especial para nós(família). Além da véspera de Natal,é também um dia de comemoração pela vida do meu irmão, Vandemberk.
Todos os dias penso em você,mas hoje foi diferente,afinal de contas, é o seu aniversário,hehe.
Talvez tudo que eu expressar,aqui,com essas simples e sinceras palavras, não seja novidade.Mas vou utilizar o espaço para transmitir o carinho que tenho pelo Indía,ok?
"Indía",hehe,apelido carinhoso que o nosso irmão Wal,criou,pois o seu nome era tão difícil,hehe, de falar...então, para mim e para o Walberk, você sempre será o nosso "Indía".
Agradeço a Deus todos os dias pela família que tenho,pois tenho pessoas especias, e entre elas está você. Certamente, ao acordar, recordou que sempre no dia do nosso aniversário,a nossa amável mãe nos despertávamos(quando erámos crianças!) ao som do disco de vinil do "Feliz Aniversário",hehe,ficava ansiosa quando chegava o meu dia,pois é maravilhoso acordar com os beijos e abraços dela e falando tudo que um coração de mãe deseja,né?:)
Daí, veio como um filme, na minha mente de quando você foi aprovado no vestibular(que alegria!) e foi pegue pelos colegas e cortaram seu cabelo,haha.Tive tanta dó,ficou carequinha,hihi! Em seguida, os seus esforços para cursar o curso de Agronomia, quanto esforço,hein? Várias noites acordado pelo sofá estudando para as provas e apresentações.Sua formatura,foi um momento lindo! Quando conseguiu a bolsa do Mestrado ( alegria inexplicável!) e, ao mesmo tempo trabalhava em projetos e... mais noites e noites(não lá em casa)na empresa para apresentar os projetos,pesquisar para a tese de mestrado,e escrever a dissertação,ufa!Valeu por todos os esforços,não é mesmo? Claro,você estava ao lado de pessoas que contribuiram para as suas vitórias, tais como, a sua família e a sua noiva,Viviane,que é agora, uma esposa incondicional e graças a Deus faz parte da nossa família.

Lembra quando me levava aos shows infantis,haha,obrigadaça,viu??? E,também assistíamos aos filmes de Charles Chaplin,e me fez ser apaixonada por esse comediante.Quando me ensinava as atividades escolares e me aconselhava.Nada disso eu esqueci e, até hoje sinto a sua falta,apesar de vez ou outra vir nos visitar ou vice -versa,hihi. :D

Através dessas atitudes e, outras mais, que você é minha fonte inspiradora para as minhas conquistas,pois você é um exemplo de filho, neto,irmão,primo,sobrinho,esposo,enfim, aprendi muito e ainda estou na aprendizagem com o meu irmão lindíssimo.Opa! Vai ficar modesto não,hein??

Feliz Aniversário e muita paz,amor,fé,esperança,conquistas,saúde e força sempre!!!!
Muito obrigada por tudo!!!!
De quem muito,muito,muito,muito... te ama,
Isabelle.
Ah,Indía,quantos aos beijos e abraços lhe dou pessoalmente,ok?
:)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Charges de presente!!!!

Olá!!!
Não podia deixar de partilhar algumas Charges engraçadíssimas que recebi do querido amigo Marcelo Santiago, de Jaú,São Paulo,pois com as tristes realidades que acontecem na política brasileira,hehe...nós brasileiros,infelizmente ou felizmente, conseguimos dar risadas diante de tantos mensalões e tantas injustiças,não é mesmo?
:D
Muito obrigada,Marcelo.
Um beijo,
:)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Centenário de irmã Rosita Paiva

Olá!

Por iniciativa do deputado Arthur Bruno do PT, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa comemoraram o Centenário de irmã Rosita Paiva.


Rosita Paiva nasceu em 1909, no Amazonas, mas mudou-se para o Ceará com apenas três anos de idade. Por causa das condições financeiras precárias, sua mãe resolveu interná-la junto com a irmã no orfanato do Colégio da Imaculada Conceição. Em 1963, fundou, sob a tutela de Dom Lustosa, o Instituto Josefino, da qual foi a primeira superiora geral, tendo permanecido na direção até 1988. Rosita faleceu em agosto de 1991, no Piauí.


Vamos conhecer uma breve história sobre a irmã e educadora Rosita Paiva, além da fundação do Instituto Josefino.


Mons. Luiz de Carvalho Rocha, padre da Catedral de Fortaleza, tendo acompanhado os horrores da perseguição comunista no México em 1927, onde muitos cristãos foram massacrados e até mortos, e temendo que esta perseguição chegasse ao Brasil, idealizou um Instituto de jovens consagradas, que vestindo-se como o povo, e vivendo no meio dele, pudesse prestar à Igreja valiosos serviços.
Os anos passaram, e este sonho foi sendo alimentado por Mons. Luis Rocha e por um grupo de jovens que se juntara a ele. Houve momentos de crise, mas o grupo se manteve de pé. Em 11 de setembro de 1949, morre Mons. Luis Rocha, mas aquele grupo caminhara com ele manteve acesa a chama, e encaminhando ao então, Bispo de Fortaleza Dom Antônio de Almeida Lustosa, o seu projeto, manifestando o seu ideal de consagrar-se ao Senhor, teve dele o apoio necessário e assim oficializou-se o Instituto Josefino, cuja razão social é: Sociedade Educacional e beneficente de São José.
Este grupo de jovens, formado por: Rosita Paiva, Maria Luisa Fontenelle, Zeneida Fontenelle, Zeneida Lopes, Laís Lopes, Nair Studart e Zuíla Garcia, conduziu os primódios do Instituto, sob as orientações da Igreja, segundo o mestre, Jesus Cristo, como modelo e guia, e contando sempre com a proteção de Maria a quem veneramos como mãe querida e de São José ao qual dispensamos um amor filial. São eles nossos exemplos, de fé, de confiança, de despojamento e de escuta à vontade do Pai, que nos concedeu tamanha dádiva.
Desde grupo anteriormente citado, foi escolhida como Superiora Geral, Rosita Paiva, que já na sua adolescência, dedicou-se ao magistério e à catequese infanto-juvenil na Paróquia da Catedral e subúrbios, onde à sombra dos cajueiros, falava do amor de Deus aos pobres e abandonados.
Sonhava com a vida religiosa na Congregação das Visitandinas, porém os desígnios de Deus eram outros.
Em 1933 aderiu ao ideal de Mons. Luis Rocha de fundar uma Congregação leiga, de jovens consagrados a Deus que seriam chamadas “Senhoritas Josefinas” e teriam como Patrono São José.
Em dezembro de 1949 Dom Antônio reuniu as “Senhoritas Josefinas” que perseveraram: Rosita e mais seis companheiras.
Desta mulher forte e cheia de muitas virtudes, destacamos sua inabalável confiança na Providência Divina, entranhando amor à Eucaristia, terna devoção à Mãe do céu e ao bom Pai São José, como sempre ela os chamava, grande zelo pelos sacerdotes e verdadeira dedicação pelos pobres, aos quais chamava de “meus Cristos partidos”.
O Instituto Josefino, ou Congregação das Irmãs Josefinas, está presente no Nordeste, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Maranhão; no Sudeste, no Estado de São Paulo, e na Região Norte no Estado do Acre, desenvolvendo um trabalho de Evangelização junto aos jovens, crianças e adultos sacerdotes e a todo o povo de Deus, principalmente os mais fracos e sofridos, num espírito de fé, humildade e simplicidade.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/

Um abraço,
:)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Polêmica das pulseiras


As pulseiras coloridas ou como estão comentando por aí de "Pulseiras do Sexo" está causando polêmica no Brasil.

A brincadeira se chama Snap e virou febre no Reino Unido, atingindo todos os lugares,inclusive o Brasil. Segundo o editor, Paulo Toledo Piza, que descreve muito bem a "brincadeira" na página do G1, do dia 13 de Dezembro, a "brincadeira" funciona da seguinte forma:uma menina coloca diversas pulseiras de silicone coloridas no braço e um jovem tenta arrebentar um dos adereços. Cada cor representa um “carinho”, que vai desde um abraço até sexo; quem arrebentar receberá a “prenda” da dona da pulseira.

Imediatamente fiz uma pesquisa para saber o significado das cores das pulseiras, e me deparei com situações constrangedoras.Se quiser saber o significado de cada uma é só clicar nesse link:http://www.maqgoo.com/capa/noticias/pulseiras-do-sexo-alerta-aos-pais/

De fato, é um assunto muito polêmico e busquei informações e opiniões sobre esse assunto com alguns pais que têm filhos(as) adolescentes.Mãe de uma adolescente de 14 anos ficou "assustada", essa foi a primeira palavra que ela expressou ao comentar sobre as pulseiras e ao saber sobre a "brincadeira", aconselhou a filha, a não mais utilizar as pulseiras.Outras mães,literalmente,confiscaram as pulseiras de silicone, proibindo definitivamente o uso delas.

Menina de 10 anos,afirmou: "utilizo a pulseira de cor rosa por gostar da cor,mas não participo da brincadeira".Jovem de 13 anos deixou de utilizar as pulseiras ao descobrir o significado de cada uma delas."Ah, é uma brincadeira muito boba",afirmou.

Na minha opinião é uma "brincadeira" de muito mau gosto e,principalmente uma falta de respeito uns com os outros. Para tanto, muitas escolas e sites estão alertando os pais para orientar os(as) seus (suas) filhos(as). Espero que seja uma epidemia rápida,ou melhor, "fogo de palha" e, que possam utilizar as pulseiras apenas como um novo estilo,sem a seriedade dessa "brincadeira" ridícula.



Fonte:G1 Edição São Paulo Notícias


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

História da Educação Brasileira-Parte 2

Olá!!
Após um breve conhecimento dos três períodos históricos da educação brasileira, apresento neste post mais três períodos.
Acompanhe com atenção!!!

Período Imperial (1822-1888)

Pela data pode-se deduzir um acontecimento “importante” para a população brasileira. Isso mesmo que você imaginou. A “independência!” do Brasil, proclamada por D.Pedro II, o qual aproveita a situação,em 1824,para outorgar a primeira Constituição Brasileira.
Mais adiante, institui quatro graus de instrução na área educacional: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Academias e Ginásios.
Em, 1834, o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias (divisão territorial dos estados) passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Com esse acontecimento, em 1835,surge a primeira Escola Normal do país,em Niterói. No entanto,mais uma vez não obteve resultados progressivos na educação brasileira.

Período da Primeira República (1889-1929)

Todos sabem que a República foi um período que não influenciou na economia e nem na sociedade,e,sim foi um momento oportuno para a ampliação das corrupções.
A República adotou o modelo político americano no sistema presidencialista. Tanto que, nas instituições escolares percebe-se a influência da filosofia positivista.
Foi nesse período que surgiu a Reforma de Benjamim Constant bastante criticada pelos positivistas, pois tinha a intenção de transformar o ensino em formadores de alunos para cursos superiores e não apenas preparadores, e, também de substituir a predominância literária pela científica.
Em 1901, a lógica é incluída nas matérias, e o Código Epitácio Pessoa retira a biologia, a sociologia e a moral. Por que será, hein??? : /
Como era um período de protestos estudantis João Luiz Alves introduz a cadeira de Moral e Cívica para combater os protestos contra o governo do presidente Arthur Bernardes.
Nessa década de vinte ocorreram vários Movimentos que influenciaram nas mudanças das políticas brasileiras, entre elas, o Movimento dos 18 do Forte (1922),a Semana de Arte e Moderna(1922),a fundação do Partido Comunista(1922),a Revolta Tenentista (1924),e a Coluna Prestes( 1924 a 1927).
Quanto à educação, foram realizados algumas reformas de abrangência estadual, como as de Lourenço Filho, no Ceará,em 1923,a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925,a de Francisco Campos e Mario Casassanta,em Minas, 1927,a de Carneiro Leitão,em Pernambuco, em 1928.



Período da Segunda República (1930-1945)

Por ser um período de entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Com toda a mudança e o “novo”,em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, assim o governo passa a organizar o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes.
Um grupo de educadores, entre eles, Anísio Teixeira, lança, em 1932,a nação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (mais adiante postarei sobre esse assunto), redigida por Fernando de Azevedo e outros educadores da época.
Finalmente, com a Constituição de 1934, pela primeira vez, a educação torna-se direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.Quanto avanço,hehe,surge a Universidade de São Paulo(bem tarde,não?!), em 1934 no governo de Armando Salles Oliveira.
E, em 1935, o Secretário da Educação do Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, no atual município do Rio de Janeiro, com uma Faculdade de Educação,onde situava o Instituto de Educação.
Bom, durante esses 123 anos dos três últimos períodos citados, houve alguns avanços importantíssimos para a educação brasileira.

Um abraço e até a próxima!!!!
:)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

História da Educação Brasileira-Parte 1

A História da Educação Brasileira passa por algumas rupturas surpreendentes e insaciáveis. Isso mesmo!!! Uma das primeiras rupturas foi à chegada dos portugueses ao Brasil. Mas, será que já existia no nosso país uma educação com características próprias? Bom, se existiam nativos cujos nomes de “índios” receberam pelos “visitantes”, pois a princípio os portugueses acreditavam estar na Índia, então existia uma educação, não necessariamente européia. No entanto, os jesuítas europeus trouxeram os seus métodos pedagógicos, porém, surge uma segunda ruptura na educação: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal, uma situação que pouco restou de prática educativa.
Mas, a terceira ruptura, conseguiu implantar um sistema educacional no Brasil, e, isso ocorre com a vinda da Família Real. Embora, toda essa implantação teve como objetivo de preparar o local, ou melhor, o “caminho” para a estadia de D.João VI, esperto, não?!!!

Portanto, apresento a todos os visitantes do blog, os três primeiros períodos históricos da Educação Brasileira.

Período Jesuítico (1549-1759)

A educação dos índios foi interrompida com a chegada dos portugueses. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega e se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, pois perceberam a necessidade da leitura e da escrita para a conversão dos índios. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento escrito por Inácio de Loiola, o Ratio Studiorum.
Além do ensino das primeiras letras, eles mantinham cursos de Letras, Filosofia, Teologia e Ciências Sagradas.
Diante de alguns avanços na Educação no país, os jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal.
Mas, qual o motivo da expulsão????
Bom, surge aí o que ainda existe nos dias atuais: o jogo de interesse!!!!
Isso mesmo! Por que a educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais procedidos pelo Marquês de Pombal. Contudo, Pombal pensou em organizar a escola para seus interesses do Estado.

Período Pombalino ( 1760-1808)

Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante das outras potências européias. Alguns seminários continuaram com os seus trabalhos educativos, mas a educação no Brasil estava paralisada. Surge então, o “subsídio literário”, ou seja, uma taxa ou imposto para a manutenção dos ensinos primários e médio. Portanto, com a expulsão dos jesuítas e com as decisões de Pombal, a educação brasileira estava um caos.

Período Joanino (1808-1821)
Como citado acima, D.João havia preparado o local para atender as suas necessidades, abriu Academias de Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia.
Pode-se concluir que durante as rupturas, a educação continua a ser uma questão secundária e que houve pequenos, pequenos... E pequenos progressos.

Vejamos na próxima postagem se a educação apresentou alguma modificação contribuinte para a sociedade.
Um abraço,
:)
Fonte:LIMA, Laurode Oliveira. Estórias da educaçãono Brasil:de Pombal a Passarinho.3.ed.Rio de Janeiro.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Blog Educação!Educação?Educação...

Olá!!!!!
É com muita alegria que retorno ao blog,após uma breve ausência,hehe. :)
Na verdade,depois de concluir finalmente as atividades do ano letivo de 2009,em Paz. Agora, retornarei ao blog para escrever assuntos essenciais à educação e à cultura.
E,não poderia deixar de expor um vídeo sobre o blog Educação!Educação?Educação... para os visitantes presentes e ocultos,hehe. Foi feito com carinho,ok?




Um abraço,
:)