terça-feira, 30 de junho de 2009

Por que o nome Ceará?

Olá!
O querido amigo e professor de História,Marcelo Santiago de Jaú,São paulo,me questionou o motivo do nome CEARÁ.
Uma belíssima pergunta que merece uma resposta! :)
Portanto,pesquisei na internet,mas não foi o suficiente.Então,lembrei que possuo um livro de estudos do meu terceiro ano(faz tempo!) de História do CEARÁ- Dos Índios à Geração Cambeba,cujo autor e pesquisador é o meu ex-professor de História, Aírton de Farias.
Bom, o pesquisador de História do Ceará Aírton de Farias citou no seu livro,que o nome Ceará, que passou do rio à capitania, em 1799, à província em1822, ao Estado, em 1889, é de origem incerta,sendo freqüentemente escrito no Século XVII com S,Seará, Siará e depois Ciará e Ceará. Manuel Aires do Casal apresenta como palavra do idioma indígena Ciará,'Canto da Jandaia'. Conforme o romancista José de Alencar, deriva do Tupi Cemo,'cantar forte', de Ara,'pequeno periquito'. Outra hipótese, considera-se como provindo de suiçara,'abundância de caça'. Para o historiador João Brígido, Ceará seria uma deturpação do Tupi-Ciri-Ará, significando Ciri,no idioma Guarani,'andar para trás' e Ará,'branco','alvacento',ou seja 'caranguejo branco'. A idéia de uma variação de Saara(deserto africano) como procedência dessa expressão,é também levantada,porém fantasiosa.

Fonte:FARIAS,Aírton de.História do Ceará- dos índios à geração cambeba.Fortaleza-Ceará,editora TROPICAL,pág-14.

Espero que goste!
Um beijo,
:)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Saudades da infância!!!

Olá!
Sábado(04/07/09) será a exposição dos trabalhos dos alunos para à Mostragem Cultural.Então,aproveitei o momento oportuno para visitar alguns vídeos que fizeram parte da infância de muitas pessoas.Aliás,até hoje ainda faz parte,hehe!!! E o melhor dessa mostragem é o fato, de apresentar aos alunos, os belíssimos vídeos e histórias, como por exemplo,do Sítio do Pica Pau Amarelo,do Castelo Rá-tim-bum,entre outros.
Confesso que aprendia muito com o ratinho,haha!! Ah,sem comentar os lindos passarinhos,hehe!!! E o Tíbio e o Perônio,aprendi tanto com eles! Bom...chega,né?! Assim, não finalizo o post,hehe!!Bom demais!!!

Especialmente aos visitantes do blog,aí segue os vídeos.
Saudades!!!!!!:D






Espero que gostem!!
Beijão,
:)

domingo, 28 de junho de 2009

Ôôôô, Arraiá Bão, Sô!!!!!

Olá!!
Ontem,sábado(27/06/09)aconteceu uma festa maravilhosa na escola. As crianças desde do Pré-escolar ao Fundamental I dançaram e festejaram,pois elas ficaram de férias!!! :P
Ah,ainda teve a quadrilha dos alunos do Fundamental II juntamente com o Ensino Médio,maravilhoso! Até quem não sabe dançar fica com vontade de participar,ou, então...dança sem saber,hihi!! Bom,bem que tentei,hehe!!:)
Claro que os professores e professoras não deixaram de fazer uma festinha,também,né! Fizemos a festa!! Até ganhei uma bolsa de um aluno,oooobaa!!!
Foi muito,muito,muito,muito legal!!!
Então segue algumas fotos.É só clicar!
Arraiá

Um beijo,
:D

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Uma Paixão!!!

Olá!
Ano passado tive a oportunidade de frequentar algumas apresentações no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Não recordo o nome do grupo... era chorinho, mas lembro muito bem da música e da história que eles contaram sobre o Waldir de Azevedo. Daí adiante passei a admirar e valorizar mais este instrumento de cordas, o cavaquinho.
Bom, aí segue um vídeo da música Delicado. E o outro da interpretação de Henrique Cazes ao tocar a belíssima música: Minhas mãos, meu cavaquinho.
Vale a pena conferir! :)





Beijos,
:)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fulô de Araçá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Olá!
Bom, no domingo (21/06/09) tive o grande privilégio de prestigiar à apresentação das garotas do choro cearense.Isso mesmo!!! As garotas do grupo Fulô de Araçá!
Foi maravilhoso revê-las, hehe, como sempre divertidas, haha! :D
Elas são ótimas e muito, muito simpáticas! :P
O grupo musical instrumental Fulô de Araçá é formado por seis jovens talentosas, bonitas e simpáticas, elas são:
Bárbara Sena - violão
Brenna Freire - cavaquinho
Clarissa Brasil - pandeiro
Crisyani Soares - violão
Lidia Maria - bandolim
Marília Magalhães - flauta transversal

O show das meninas inclue desde os clássicos até as mais recentes criações da música nacional- fundamentando-se no choro, no samba e na bossa nova.
O repertório foi magnífico, vejam algumas :
Choro pra miúda- Carlos Hardy
Escorregando em tom maior- Ribamar Freire
Valsa (ainda sem nome) -Tarcicio Sardinha
Sardinha ao leite _Tarcisio Sardinha e Ricardo Leite
Carinhoso
Agua de beber
Lamentos
Noites cariocas

Agora, clique para dá uma olhadinha nas fotos!
Domingo Musical
Ah! E não poderia de deixar de expor alguns vídeos da apresentação!!
O primeiro vídeo é uma composição, ainda sem nome,do Sr.Tarcísio Sardinha(pai da Bárbara),é uma linda Valsa, fiquei encantada!

Logo depois, o vídeo da música Escorregando em Tom Maior, composição do Sr.Ribamar (pai da Brenna).Tem uma historinha legal dessa música,hehe!
Bom, as meninas contaram que, um certo dia o Sr.Ribamar foi ensaiar na escola de Música de Tom Maior.Como estava chovendo muito, ele caiu e ficou com um "baita roxão" hehe, nas costas, pois o mesmo caiu sobre a capa do bandolim.Então, ele compôs essa música em homenagem ao dono da escola, o querido Marcelo Leite, detalhe, hehe, a música é tocada em tom menor, legal, né?! Vale a pena conferir!!! :)





Para saber e ouvir mais...é só visitar os links abaixo:
http://fulodearaca.wordpress.com/novas
www.myspace.com/fulodearaca

Um grande beijo e espero que gostem!!!!
:)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Toquinho e MPB4

Olá!
Em breve um show incrível!!!!!!!
Toquinho e MPB4 no dia 22 de agosto no Siara Hall, aeee!!! :D

Vejam alguns vídeos que selecionei para vocês!









Espero que gostem!!!
Visitem o site www.siarahall.com.br
Irei aguardar o show,oba!!!
Beijos,
:)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Olá!
Ontem(21/06) fui para um lugar que tenho costume de ir, ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pois as meninas do Grupo Fulô de Araçá se apresentaram no auditório e foi maravilhoso,hehe! Quanto à apresentação vou postar depois,hehe!! :P

Bom,quero apresentar aos visitantes do blog um local hiper,mega e super legal.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um local para todas as idades,desde de bebês,hehe,a idosos. Isso mesmo!!!

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.

Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
FONTE: WIKIPÉDIA

Eu,Valdiana e seu noivo, João Paulo visitamos algumas exposições no Memorial da Cultura Cearense-MCC,um museu de natureza antropológica que realiza exposições de média e longa duração com foco nos valores culturais do Ceará.

A primeira exposição que visitamos foi, BRINQUEDO-A Arte do Movimento, é uma coleção reunida por Macao Goes que une o sentimento e ação para dar vida, isto é, ele expõe com muita alegria e sensibilidade diversidade de brinquedos que fizeram e provavelmente ainda fazem parte da infância das pessoas, e consegue ressaltar a importância do fazer brinquedo, ou seja, construir é uma brincadeira, pois há a transformação do material, da cor, do objeto até obter um sentido pessoal.

Vejam algumas fotos da exposição!
Álbum sem título

Logo após visitamos a exposição BRINCADEIROS E BRINCADEIRAS-O Brinquedo Tradicional e a Imaginação dos 4 elementos. A exposição apresenta os brinquedos feitos pelas crianças e valoriza o brinquedo tradicicional, foi uma exposição desenvolvida através de uma pesquisa sobre o universo das crianças nos sertões à beira-mar. É muito interessante, vale a pena conferir!
Álbum sem título

Ah!E não poderia deixar de expor algumas fotos desse local belíssimo que dá acesso à leitura, música, ao teatro, cinema, à arte e cultura.
Álbum sem título

Visitem o site: www.dragaodomar.org.br
Aproveitem!!!! :D
Beijos,
:)

domingo, 21 de junho de 2009

Eu Sei Que Vou te Amar

Olá!
Durante este últimos meses tivemos duas perdas muito triste, a Tia Cira e Sra.Walquíria.Seus filhos(as) estão agora sofrendo a ausência da mãe. Podemos tentar consolar de diversas maneiras, mas nada conforta essa dor, que como eles (as) mesmos(as) dizem: "Daria tudo para ouvir a voz da minha mãe!" ou "Nem se fosse por um minuto queria vê-la novamente, para sentir o cheiro e vê-la sorrindo!"
São palavras tão simples, porém dolorosas de ouví-las... Porque sofrem com a dor da perda da mulher inesquecível,amável e presente de Deus aos filhos.
E, hoje e sempre jamais deixe de dizer para sua mãe o quanto ela é importante. Faça até o último instante o possível por ela, aproveite a sua presença, afinal de contas, é a sua MÃE!
Para a minha mãe Vanda, que sabe o quanto a amo!!!!
Mãezinha eu te amo!!!!!




Infinitos beijos!


****************************************************************************
Post autêntico!

Visitei o blog Educação no Jornal O POVO online.E a Valeska Andrade( Coordenadora pedagógica do O POVO na Educação. Historiadora, arte-educadora, especialista em Cultura Popular Brasileira)escreveu um post maravilhoso sobre o finalista do SOLETRANDO 2009,Pedro Henrique.Infelizmente,Pedro não venceu, mas deixou para todos os cearenses e especialmente,ao povo de Viçosa do Ceará,um exemplo de determinação,luta e humildade. Vale a pena dá uma olhadinha no post.

Clique: http://blog4.opovo.com.br/educacao/pedro-henrique-campeao-da-vida/
Beijos,
:)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A reciprocidade!!!

Olá!
Hoje, foi a última aula do primeiro semestre do ano letivo de 2009.
Apesar de ser um momento de organização e finalização das atividades, torna-se também momento de descanso para os professores e alunos. Então achei o momento propício para escrever este post sobre o carinho das crianças.

Professor não tem a vocação apenas de ensinar, e sim, de proporcionar ao educando uma oportunidade de aprender a ter metas e expectativas de vida.
Em diversas situações, a conduta do professor em sala de aula é um fator contribuinte para os alunos.Tanto que, se um professor demonstrar interesse, ou melhor, for presente no desenvolvimento cognitivo do aluno, com certeza, haverá um progresso e avanço na aprendizagem do mesmo, pois o discente será motivado a executar as atividades de forma coerente e, dessa forma, o docente atinge as expectativas que é o Aprender a Ser.

É assim que sou durante as minhas atividades com os alunos e em tudo que faço, isto é, gosto de ser atenciosa e sempre disponível as dúvidas dos alunos. Por ser assim, que tenho uma reciprocidade incrível! Recebo todos os dias abraços, beijos, palavras de carinhos, uma diversidade de cartinhas, bombons, enfim...são gestos gratificantes que compensa qualquer chateação. Até mesmo quando estamos com algum probleminha pessoal, hehe!
Deixo aqui com muito carinho algumas fotos de uma porcentagem de cartinhas amorosas e meigas das meninas. Quanto aos meninos, hehe eles são "machistas"... só demonstram o carinho através de condutas em sala de aula, tais como: demosntrar que aprendeu a matéria, hehe, eles respondem bem rápido para receber elogios da professora, haha! É muito divertido! :D











UM GRANDE BEIJO!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Menino do Pijama Listrado

Olá!!!

Finalmente, consegui assistir ao filme:O Menino do Pijama Listrado!!!


Bom, expressei assim, com o uso desse advérbio, pois esse filme ficou em cartaz por pouco tempo aqui em Fortaleza, tanto que, sempre combinava com minha madrinha, Ironilde para assistí-lo, e nunca conseguíamos, claro, tinha alguns fatores contribuintes para não concluir o nosso objetivo.Tais como: conciliar o tempo de disponibilidade entre as duas e localizar o filme nos cinemas, porque ele permanecia uma semana ou até mesmo um dia, incrível, não?!!


Mas, foi o que aconteceu!Não conseguimos assistí-los no cinema, mas ficamos muito curiosas para apreciar o filme, porque relata um assunto bastante polêmico, a amizade entre dois garotos, um filho de um soldado alemão e o outro, filho de um judeu. Por aí, desperta a atenção do público, principalmente, os que gostam de História, especialmente, quando o assunto é o holocausto dos judeus, aliás foi uma calamidade e falta de respeito ao ser humano. Diante de tanta curiosidade, madrinha ficou atenadíssima nas locadoras, hehe, isso mesmo! Ela conseguiu reservar o DVD, que estava previsto para chegar no dia 10/06/09. É óbvio que conseguiu locá-lo e, FINALMENTE, assistimos com muito entusiasmo e expectativas.
Acompanhe a sinopse e depois o vídeo do trailer.

Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.



Frase do filme: "A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda." Jonh Betjaman

Comentário: O filme é sensacional, esplêndido e o final é incrível! Vale a pena conferir!
Um grande beijo!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Biblioteca Digital Mundial

Olá!
Como de costume, gosto de ler as notícias e visitar alguns blogs, e tive a imensa satisfação de ler um post instigante e motivador para aqueles que gostam de pesquisar e aperfeiçoar os seus conhecimentos. No Jornal O POVO on line, Waleska Andrade (Coordenadora pedagógica do O POVO na Educação. Historiadora, arte-educadora, especialista em Cultura Popular Brasileira), que realiza diversas postagens no blog EDUCAÇÃO teve uma contribuição da Rita Célia em divulgar um site belíssimo em um dos seus posts. O site da História Mundial sem sair de casa, ou seja, a pesquisa pelo mundo da história apenas pela internet. E você(s) que gosta(m) de pesquisar terá à oportunidade de desenvolver o intelecto quando visitar este endereço:http://www.wdl.org/.
Visite(m)! :P
Vale a pena conferir!E para os que conhecem...Divulguem!
A Educação e a Cultura agradecem!
Beijos,
:)

domingo, 14 de junho de 2009

Pacatuba!!!!!!!

Olá!
Depois de alguns dias ausente,por motivo, de muito trabalho,pois iremos( professores)finalizar o semestre,então... trabalho é o que não falta,hehe!
E hoje, para descansar e respirar... eu,Wal,Jansy(cunhada) e mamãe fomos passear em Pacatuba,cidade em que passamos a infância e onde a mãe, irmãs e parentes da Tia Cira moram, foi um dia maravilhoso! Papai? É tão difícil de convencê-lo a sair de casa, só se arrastar!!Bom...melhor, não, hehe!:D
Pacatuba é um vocábulo indígena que significa abundância de pacas. Do tupi paca; e tyba: grande quantidade, abundância. O seu gentílico é Pacatubano. Localiza-se na microrregião de Fortaleza. O município tem cerca de 56 mil habitantes e 138 km². Pacatuba está localizada na porção nordeste do Estado do Ceará. A paisagem natural do município de Pacatuba, quanto a geomorfologia, compreende três unidades geoambientais: as Depressões Sertanejas, os Maçiços Residuais e os Tabuleiros Pré-Litorâneos.
A Igreja Matriz de Pacatuba originou-se de uma humilde capela de taipa, posteriormente demolida, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.Uma visão privilegiada da grande Fortaleza é proporcionada a todos que visitam local. A Serra de Aratanha é um Área de Preservação Ambiental Estadual.Encontra-se localizada nos municípios de Maranguape, Pacatuba,Guaiúba,sendo cortada por dois rios, o Pacatuba e Guaiúba,que se originam de diversas nascentes no alto da Serra e vão desembocar no sistema Pacoti-Riachão-Gavião. Abrange uma área total de 6.4448,29 ha.
As trilhas da Serra da Aratanha são bastante atraentes. Existem vários atrativos naturais como a Estação Ecoturística Parque das Andréas que vocês irão ver nas fotos. Aliás quando criança gostava muito de ir, mas agora sou medrosa quanto a banho de piscina,hihi! É uma cidade acochegante, acolhedora e linda, posso até ser suspeita em comentar, afinal, foi em Pacatuba que a mamãe conheceu a Tia Cira e suas irmãs. E nós ( eu e irmãos) conhecemos pessoas maravilhosas como a Vera, a Tita, a D.Maria e outros parentes que passaram a ser mais do que amigos e amigas, e sim, da família. Com muita alegria e saudade, deixo com carinho aos visitantes do blog e aos filhos da Tia: o Leó, o Géo e o Davi que estão em São Paulo há mais de 15 anos, essas fotos da cidade de Pacatuba,ok?
Álbum sem título

Um grande beijo!
:)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Donald no País da Matemática

Para jovens e adultos que amam desenhos animados. E para os que admiram de forma incondicional a disciplina de matemática,hehe... aí segue alguns vídeos que em breve será exibido aos alunos do 3º ano do ensino fundamental I,aeee!
Vale a pena conferir!









Um grande beijo!!!!
:)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Homenagem a Patativa do Assaré

Acompanho com muita alegria o blog do Eliomar, jornalista, do jornal O POVO.
E fiquei muito feliz em saber de uma notícia surpreendente que está no seu blog.
Se quiser dá uma olhadinha,visitem a notícia neste link:http://www.blogdoeliomar.com.br/senado-presta-homenagem-a-patativa-do-assare/
Parabéns ao Eliomar pelo post e a todos que vão homenagear este homem poético que, tinha orgulho de ser nordestino e do sertão cearense.
Beijos!
:)