domingo, 29 de março de 2009

Tangram

Olá!!!
Professor(a) não descansa,pois, durante a semana fica na escola e no fim de semana planeja as aulas,haha... :) Hoje, preparei as aulas para o mês de Abril, e uma delas, sobre geometria plana e, irei apresentar aos alunos do fundamental I, um Jogo Matemático, o famoso: TANGRAM.
Mas,como surgiu,como utiliza e qual o objetivo dos professores de matemática ao utilizar esse jogo para aprimorar o conhecimento geométrico e a aprendizagem do aluno?!!
Bom, por isso mesmo este post sobre o TANGRAM!!!!
Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor.
A referencia mais antiga, e de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram e conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Peças Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de tangram e do inicio do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, sao criados tangrans em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal. Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.
A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mistica deste jogo.
Então,o Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado e pode-se jogar criando novas formas figurativas ou geométricas. As regras são: todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.
O jogo é utilizado nos dias atuais por profissionais da Educação, da Psicologia, da Filosofia e em Desenhos,com o objetivo de desenvolver o intelecto dos participantes. É muito divertido,vale a pena jogar e aprender um pouco mais de Geometria.

Aí,segue o modelo do Tangram e, logo após, um vídeo com inúmeras figuras formadas por este quebra-cabeça chinês.



http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU&feature=related
Uma boa diversão e aprendizagem de forma lúdica!!!
Beijos,
Isabelle Rocha
:)
FONTES:www.ifolclore.com.br
http://www.jogos.antigos.nom.br/tangram.asp

sábado, 28 de março de 2009

A galera de Artes!!!!

Olá,
Finalmente chegou o fim de semana para apresentar a todos, que visitam ao blog, o trabalho das crianças do 4º ano do fundamental I da escola, o qual leciono.
Bom, além de ser professora de Matemática,hehe...preencheram o meu horário com a disciplina de Artes,hihi...Eu amei!!!!!! :)
Então, resolvi no dia 11 de Março apresentá-los um breve texto sobre a História da Arte,e, claro sobre alguns pintores famosos. Nooossa!!!!!:0

Eles ficaram surpresos e curiosos,em seguida, fiz uma proposta a todos,hehe... Como forma de ajudá-los na aprendizagem e, principalmente, de atribuí-los uma melhor afinidade entre os colegas,resolvi desenvolver um trabalho, em grupo, através da formação de equipes entre os alunos e o sorteio dos nomes de pintores apresentados no texto,como:Cândido Portinari,Pablo Picasso,Di Cavalcanti,Leonardo da Vinci,Tarcila do Amaral e Miquelangelo.Foi uma loucura,pois eles não estavam acostumados a trabalhar em grupos,porém, foi uma experiência agradável e construtiva.Na aula do dia 18 de Março,alguns grupos levaram para a sala de aula pesquisas sobre os pintores sorteados,aí, sim iniciaram a construção de cartazes com a biografia, as pinturas e as obras de cada pintor. Aliás, com essa atitude de agrupamento, podemos observar condutas comportamentais dos alunos,pois, há conflitos, acordos e interação de conhecimentos entre eles. Foi muito legal!!!! :)

Tcharammmmm!!!!!Chegou o inestimável dia 25 de Março,hehe...A APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS!!!! :]

Estavam empolgadíssimos,haha...E os alunos me surpreenderam com alguns detalhes dos trabalhos,como, as pinturas,as figuras, as curiosidades e outros.


Então, apresento algumas fotos desse momento,ok?
P.S. Se quiser ampliar a foto é só clicar sobre a imagem,demora um pouco,mas dá para visualizar os detalhes das fotos!







Espero que goste!!!!
Um grande beijo!!!!
Isabelle Rocha
:)

domingo, 22 de março de 2009

PIAF - Um Hino de Amor


Como estava muito inspirada para assistir filmes,então resolvi procurar o filme "Clube do Imperador",mas ao chegar na locadora não estava disponível,mas não sei se foi bom ou ruim,hehe...só sei que eu pedi uma sugestão e me deram uma do filme "PIAF-Um Hino de Amor", no exato momento nem havia percebido que o nome era conhecido...E, era,sim!!! Novamente, o Sr.Sérgio de Goiânia em um dos seus comentários, havia enviado para mim, um link de um vídeo do you tube, e como sou curiosa, hehe...visitei o link e adivinha?! Era um vídeo de Edith Piaf,mas quem é,Edith? Bem...ela nasceu em Paris, França no dia 19 de dezembro de 1915 e faleceu em Grasse, França no dia 10 de outubro de 1963. Foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson. Seu canto expressava claramente sua trágica história de vida. Entre seus maiores sucessos estão "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959), "Non, je ne regrette rien" (1960).

Eu não conhecia a cantora, até, o exato momento de receber os links dos vídeos, através do Sr.Sérgio de Goiânia!! :)

Bom, a sinopse do filme!

Um filme de Oliver Dahan. Essa é a extraordinária vida da cantora Edith Piaf, de menina abandonada pela mãe,até o seu reconhecimento internacional,tornando-se uma das maiores intérpretes de todos os tempos. Da infância à glória, do triunfo ao desespero, de Belleville a Nova York, a janela para a alma da artista e o coração de uma mulher e seu incrível destino. Ela foi intensa, frágil e indestrutível,pronta para fazer qualquer sacrifício pela sua arte. Piaf-Um Hino de Amor é um dos filmes mais emocionantes já produzidos pelo cinema. Conta com uma belíssima reconstituição de época e a magnifíca e muito elogiada interpretação de Marion Cotillard, que incorpora Edith Piaf de forma arrepiante.

Essas são palavras do próprio DVD, pois o filme realmente retrata a dificuldade da cantora na sua infância,pois ela adquire um doença chamada ceratiti (inflamação nos olhos) que a deixa meses sem enxergar,além de ser abandonada pela mãe, uma das prostitutas do Cabaré, a Titine a acolhe com um imenso amor maternal, e, com ela, que a Edith Piaf aprende ter uma devoção e afeição por Santa Teresa do Menino Jesus.Quem mudou a vida da cantora foi o Sr. Louis Leplée o qual chamava de paizinho,ele descobriu o seu talento ao vê-la cantando na rua, assim Edith foi chamada por ele de Pequena Pardal, aí, veio o nome de "Piaf". Se quiser conhecer mais sobre Edith Piaf visite o site:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/10/16/000.htm
E, aí segue o video da música Non, je ne regrette rien interpretada pela Edith Piaf em 1961:http://www.youtube.com/watch?v=kFRuLFR91e4
e outro com a cantora Isabelle Boulay :http://www.youtube.com/watch?v=m8GYZttNqwc&feature=related
Em seguida veja as belísimas fotos neste vídeo, ao som de L'Hymne à l'amour:http://www.youtube.com/watch?v=1gTGmbA40ZQ&NR=1
Espero que goste!!!
Um beijo,
Isa....
:)

sábado, 21 de março de 2009

As Invasões Bárbaras


Oi!
Aproveitando o fim de semana com muita chuva,hehe... resolvi assistir um filme que o Sr.Sérgio de Goiânia, que é também um grande admirador das meninas do grupo Choro das 3,inclusive sempre que possível faz comentários belíssimos no meu blog,fico super feliz quando vejo algum comentário,hehe...Sim! O filme indicado pelo Sr. Sérgio foi "As Invasões Bárbaras".
Muito entusiasmada e curiosa para assistir ao filme fui de imediato na locadora e "Graças a Deus!" tinha...tanto que, há anos não era alugado!Bom, o filme é realmente BÁRBARO!!!!!!
Primeiramente, conhecer a sinopse do filme,?!
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.Dirigido por Denys Arcand (O Declínio do Império Americano). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E de Melhor Atriz (Marie-Josée Croze) e Melhor Roteiro, no Festival de Cannes.
E,agora o elenco: Rémy ( RémyGirard ) Stéphane Rousseau (Sébastien)Dorothée Berryman (Louise)Louise Portal (Diane)Dominique Michel (Dominique)Yves Jacques (Claude)Pierre Curzi (Pierre)Marie-Josée Croze (Nathalie)Marina Hands (Gaëlle)Toni Cecchinato (Alessandro)Mitsou Gélinas (Ghislaine)Johanne-Marie Tremblay (Irmã Constance)Denis Bouchard (Duhamel)Micheline Lanctôt (Enfermeira Carole)Markita Boies (Enfermeira Suzanne)Izabelle Blais (Sylvaine)Denys Arcand.
O elenco é maravilhoso , o texto bastante construtivo,pois o diálogo entre amigos apresentam uma diversidade de assuntos, sobre acontecimentos, fatos históricos,culturais e até mesmo do meio artístico,muito interessante e alguns momentos divertidos!
Fiquei emocionada quando o Rémy durante a sua doença diz que precisa " buscar um sentido", pois recordo da luta em que minha tia Francisca Hercília( Cira) está passando contra o câncer.Tanto que no fim do filme há uma música, e, me chamou à atenção,portanto, quero partilhar com carinho para aqueles que visitam o blog.Vejam, como é linda a letra da música!

Muitos de seus amigos
Vieram das nuvens
Com o sol e a chuva
Como bagagem
Fizeram a estação
da amizade sincera
A mais bela das quatro estações da terra
Têm a doçura das mais belas paisagens.
E a fidelidade dos pássaros migradores
Em seu coração está gravada
uma ternura infinita
aparece em seus olhos
Então,vêm se aquecer
comigo
E você também virá
Poderá retornar às nuvens
E sorrir de novo
a outros rostos.
Distribuir à sua volta
um pouco da sua ternura
Quando alguém quiser
esconder sua tristeza
Como não sabemos
o que a vida nos dá
Talvez eu não seja
mais ninguém
Se me resta um amigo que realmente me compreenda
Me esquecerei das lágrimas,penas
Então,talvez
Eu vá
Até você aquecer
Meu coração
Com sua chama.
Muito obrigada Sr.Sérgio!!!!
Vale a pena assitir ao filme!!!!
Um grande beijo,
Isa...
:)

quinta-feira, 19 de março de 2009

Uma realização entre várias que irão vir...

Oi,
Durante o período da especialização de ensino da matemática foi preciso a realização da escrita de uma monografia.Para início o aluno construía um projeto e depois apresentava para os professores. Esses se tivessem interesse no TEMA e no PROJETO iriam torna-se orientadores.Então, fiz um projeto voltado para jogos no ensino fundamental e ainda queria fazer uma comparação da utilização de jogos pelos profesores entre escolas públicas e privadas.Mas, a professora de Metodologia Científica me fez alguns questionamentos e observações, como por exemplo,"Será que eu íria ter tempo suficiente para realizar essa pesquisa? E qual o campo de trabalho?"Bom, pensei muuuito e desisti de realizar a pesquisa em escolas públicas e escolhi uma escola privada, e, o público alvo tinha que ser com as professoras e alunos do Ensino Infantil,hehe...A próxima pesquisa será para o Mestrado,se Deus quiser! Sim...reformulei o projeto e o tema passou a ser: "Os jogos na pré-escola: uma nova perspectiva na aprendizagem". Como era professora atuante nessa área da Educação Básica, passei a observar o desempenho das professoras do pré-escolar, dando ênfase a conduta das educadoras ao utilizar a brincadeira e o jogo,pois muitas uitilizavam apenas como um recurso para gerar interesse,prazer e satisfação para os alunos,não levando em conta o valor educacional do jogo para a criança.
O projeto de pesquisa resultou em um estudo cujo objeto é o desempenho do professor ao utilizar o jogo e como objetivo geral a análise da importância do jogo na pré-escola e como papel importante no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Além desses interesses, os meus objetivos específicos foram de compreender o sentido do jogo para os docentes de hoje e conhecer a importância do jogo na concepção de aprendizagem à luz de Piaget,Vigotsky e Wallon,os quais foram citados nos posts anteriores.
Foi um trabalho monográfico árduo e prazeroso,pois levei em torno de 7 a 8 meses para concretizar a monografia,tanto que, torna-se importante a escolha do tema,já que, o pesquisador deverá realizar uma diversidade de leituras,pesquisas e experiências para apropriar à escrita e obter um melhor desempenho e qualidade do trabalho. Deixo aqui um eterno agradecimento as bibliotecas,tais como, da Universidade Estadual do Ceará, do SESC e a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, e não poderia deixar de citar as pessoas que contribuíram para a realização do trabalho, a minha amiga e incentivadora Josiane, Viviane André que de forma especial me substituiu durante minha ausência no trabalho, a minha orientadora e professora mestra Mércia de Oliveira Pontes, ao proprietário da escola analisada,as professoras participantes da entrevista e a professora e coordenadora Maria Gilvanise,pela confiança e realização do curso e finalmente concretizar este trabalho.
Quanto as dedicatórias foram realizadas para a minha querida mãe, por sua eterna paciência, dedicação e amor,ao meu pai pelo apoio, aos meus avós pelo exemplo de perseverança,aos meus irmãos e esposas pela contribuição, ao meu tio, que diante das dificuldades de transportar material esteve seempre presente e a minha querida tia Francisca Hercília que até hoje contribui com a sua determinação e luta pela vida.
Esse foi o primeiro trabalho,pois outros virão....Deus me abençoe!!!!
Isabelle Rocha(Pedagoga e especialista em ensino de matemática)
:)