domingo, 11 de janeiro de 2009

XI CONEC - Congresso Cearense de Educação - 2009


O SINEPE -CE(Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará) realizou nos dias 7 e 8 de janeiro no Centro de Convenções um congresso cujo tema é "Escola: Leitura do mundo e carpintaria do conhecimento".

Propuseram para os profissionais da educação neste evento oportunidades de debates e discussões sobre a leitura do mundo para a nossa prática pedagógica.

Além da apresentação de um lindo coral "Cantando e encantando por toda parte" formado por crianças, na abertura do evento com belíssimas músicas brasileiras, os educadores foram surpreendidos pela apresentação teatral do livro do Pe. Antônio Vieira "Os Sermões", que por sinal foi muito bem interpretado.






A palestrante Sandra Bozza(Mestre em Ciências Sociais da Educação, Especialista em Linguística, Professora de Língua Portuguesa e autora de livros e didáticos na área de Língua Portuguesa) iniciou a palestra com o tema do congresso, e, deixou bem claro para os educadores, que para a melhoria da educação nós(educadores), precisamos construir leitores no nosso país, pois a única forma de aprender a ler, é LENDO. Lembrando ainda o papel da literatura que é romper e não reproduzir textos.

Os educadores tiveram ainda um debate maravilhoso com a participação da Dra. Maria do Perpétuo do Socorro França Pinto - Procuradora Geral de Justiçado Estado do Ceará, Dra.Amélia- Defensora Pública e uma psicóloga, sobre um tema bastante polêmico BULLYNG NAS ESCOLAS elas fizeram vários relatos de acontecimentos sobre este assunto nas escolas, e, deixaram algumas recomendações e cuidados, para mais informações sobre o BULLYNG visite o site:http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm e veja as consequências deste assunto que ocorre na sociedade e de forma muito presente nas escolas. Interessante quando elas citaram à respeito da missão da escola, o qual, consideram um espaço inter-relacional e acreditam que na intituição educacional de ensino, enquanto lugar de intervenção social, pode desenvolver no ser humano o aspecto moral, físico, espiritual, mental e social.


Içami Tiba(médico, psiquiatra, Membro da equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas e criou a Teoria da Integração Relacional) não podia deixar de marcar presença no congresso. Ele iniciou sua palestra com o tema do seu livro Ensinar Aprendendo e deixou sua mensagem sobre a importância do conhecimento, pois ele cita muito bem ao definir conhecimento como uma "transformação da informação em algo vivo e dinâmico", afinal de contas, precisamos colher informações para conhecer. E como gostaria que muitos pais estivessem presentes quando Içami diz: "os pais são preparados para serem pais biológicos, mas não educadores, pois não têm comando", ou seja, os pais não apresentam limites para os seus filhos e os mesmos se tornam seres inseguros e sem perspectivas.

Para finalizar, não podia faltar o querido professor Pasquale Cipro Neto para comentar à sua opinião da UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA, pois para ele, isso, não passa de uma perca de tempo, um absurdo.



"É através da educação e da cultura que a sociedade se faz, que a humanidade se constrói e que a democracia se consolida."
(Herbet Souza, Betinho, Sociólogo mineiro)
Beijos!
Isa...
:)

sábado, 3 de janeiro de 2009

O caçador de pipas (Romance)



Bom, durante esta semana tive a oportunidade de ler um belíssimo livro: O caçador de pipas.




Um livro de estréia do autor Khaled Hosseini (médico afegão e romancista), foi eleito o Melhor livro do ano, pelo San Francisco Chronicle, selecionado entre os Dez melhores do ano, pela Entertainmet Weekly e destacado como Livro notável, pela American Library Association.

O livro conta a história de dois amigos Amir e Hassan que cresceram juntos no Afeganistão. A história é espetacular, muito bem escrita, com belíssimas descrições dos personagens e acontecimentos, além do autor valorizar a amizade, ele nos leva a refletir vários sentimentos, como: amor, humildade, medo, culpa, traição, dignidade e outros que você leitor pode encontrar durante a leitura.




Apesar do grande sucesso de literatura mundial o romance best- seller esteve nos cinemas no ano de 2008, numa produção de Sam Mendes, o mesmo diretor de Beleza Americana.


Veja o vídeo do trailer:http://br.youtube.com/watch?v=l9AvLYR1TEs&feature=related


E umas das frases que tem no livro, e, que me chamou a atenção foi:


"Por você, faria isso mil vezes!"

Vale a pena ler o romance e assitir o filme!
É emocionante!!!
Beijos!!
:)