quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cena preciosa:Chaplin - O barbeiro judeu!

No filme "O grande ditador" Charles Chaplin utiliza a música: Dança Húngara nº5 de Johannes Brahms.


http://www.youtube.com/watch?v=1ScQz1KD2sM&eurl=http://miriamfajardo.blogspot.com/2008/02/filmes-e-eventos-histricos-ajudam.html


A sua interpretação é belíssima!


Beijos! :)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

YouTube - Charlie Chaplin - Smile

YouTube - Charlie Chaplin - Smile

Charles Chaplin



Através da postagem de uma linda e jovem chamada Elisa, do grupo Choro das 3, me senti motivada a pesquisar e escrever sobre o nosso magnífico escritor e ator do cinema mudo, um representante dos principais filmes e do personagem Carlitos : Charles Chaplin.

Charlie Spencer Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e faleceu no dia 25 de Dezembro de 1977. Sua família era muito pobre e passou a sua infância em um orfanato. Inspirado pela sua mãe Hannah (atriz mal sucedida) ele iniciou sua carreira como mímico. Durante uma viagem para os Estados Unidos com o seu grupo de mímica ele conheceu o cineasta Mack Sennett, que o contratou para estrelar seus filmes. Assim, criou um personagem muito famoso, o vagabundo Carlitos, e este personagem denunciava as injustiças sociais, claro, de forma inteligente e engraçada, e, que sabia fazer rir e chorar o qual não cansava de denunciar os grandes problemas na sociedade, como, a miséria e o desemprego. Produziu também vários filmes, tais como:

O idílio desfeito -1914
Os clássicos vadios - 1921
O garoto - 1921
Casamento ou luxo? - 1923
Em busca do ouro - 1925
O circo - 1928
Luzes da cidade - 1931
Tempos modernos - 1936
O grande ditador -1941
Monsieur Verdoux - 1947
Luzes da ribalta - 1952
Um rei em Nova York - 1957
A condessa de Hong Kong -1967

Mas, os filmes mais conhecidos foram: O garoto, Tempos modernos e O grande ditador (verdadeira crítica ao nazismo e ao Hitler).
Por intermédio do meu irmão Vandemberk Rocha, durante a minha infância, assistia e me divertia muito com os belíssimos filmes de Chaplin, pois este ator, produtor, diretor e autor cinematográfico inspirou a vida de muitas pessoas até na música.
E não poderia deixar de citar uma belíssima música que na minha opinião, nos leva a refletir a conduta de muitas pessoas em diversas situações. A música é: SMILE (Sorri) que já foi interpretada por diversos artistas, entre eles Joe Chindamo, Michel Jackson, Djavan e outros.
Veja o vídeo que está bem no início da postagem!
Beijos!
Isabelle :)






terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)

Por mais que nós seres humanos pronunciamos a palavra DEUS, achamos que estamos verdadeiramente fortes,porém, não basta falar, citar, e,sim CONFIAR NELE. Com mais Amor e Confiança no próximo podemos ajudar àquele que está triste, desesperado e desanimado.Portanto, hoje recebi um e-mail que me fez refletir,e, percebi o verdadeiro sentido do ser humano na nossa vida. Então, quero partilhar esta linda mensagem do Thiago Mello(brasileiro que nos enche de orgulho - defensor da nossa Amazônia) que recebi de uma pessoa maravilhosa, da psicóloga e amiga Ana Cristina.
Muito obrigada!
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Thiago de Mello

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)A Carlos Heitor Cony
Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira. Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo. Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino. Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa. Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo. Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor. Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura. Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco. Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã. Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor. Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou. Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.


Santiago do Chile, abril de 1964

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

LEPAC-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Científica



A turma 13 do curso de especialização em ensino da matemática da UECE (Universidade Estadual do Ceará) participou de uma visita à UFPB - Universidade Federal da Paraíba com o objetivo de conhecer o LEPAC-Laboratório de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Científica. É um laboratório belíssimo que tem como objetivo de realizar estudos, pesquisas e divulgação sobre o ensino /aprendizagem das Ciências Exatas, em especial da Matemática. A equipe oferece à Rede de Ensino cursos de capacitação, palestras, oficinas, exposições, projetos de laboratório de matemática e acessorias de ensino. A equipe ministra ainda curso de capacitação docente em todos os níveis, realizam palestras e oficinas sobre o uso de materiais concretos nos processos ensino/aprendizagem, resolução de problemas, confecções e uso dos jogos e origami geométrico.

Com muita alegria e entusiasmo a turma foi acompanhada pela professora Rogéria Gaudêncio do Rêgo da UFPB (Bacharel em Matemática, Mestre em Filosofia e Doutora em Educação), ufa! Ela é um espetáculo, tanto que, com a sua simplicidade, inteligência e simpatia já têm vários livros publicados, entre eles: Matematicativa e A geometria do Origami: atividades de ensino através de dobraduras.

Depois desta visita todos nós percebemos, o quanto se torna necessário, à construção de um laboratório para a melhoria do desenvolvimento da aprendizagem do aluno,e, valorizar a matemática de forma contextualizada na escola.

Beijos,
Isabelle Rocha
:]





quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DICA DE LEITURA









Visitando a Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel, localizada na cidade de Fortaleza me surpreendi com um livro maravilhoso de uma pedagoga paranaense Otaíza de Oliveira Romanelli,era professora de História da Educação e possuía o doutorado de 3º ciclo em Educação pela Sorbonne (Paris).


Ela representou com exatidão na sua obra "História da Educação no Brasil" um levantamento dos fatores principais da Educação brasileira, no período de 1930 a 1973, e, principalmente, procurou mostrar que a evolução do ensino brasileiro em relação ao crescimento da demanda social da educação responderam sempre as ordens de três fatores: economia, social e política. Fatores estes, que, ao deixarem de atuarem harmonicamente influenciaram na crise do sistema educacional brasileiro.


A autora faz uma abordagem teórica dos conceitos de cultura, definindo-a como " o próprio modo de ser humano, o mundo próprio do homem". Assim, como Max Scheler (Filósofo alemão nascido em Munique, de importância fundamental para a filosofia sociológica) ela ainda afirma que "cultura é humanização".


O relacionamento do homem com os bens culturais ajudam na educação do próximo, ou seja, na medida que alguém comunica os resultados de sua experiência, ele ajuda os outros homens a se educarem, tornando-se solidário a eles.


Neste sentido, a educação é a mediadora entre o gesto cultural e a sua continuidade.


Diante da modernização do sistema de ensino brasileiro, aí, segue uma dica de leitura para os educadores que buscam compreender as mudanças no sistema de ensino, lembrando que, para o desenvolvimento educativo devemos nos apoiar nos bens culturais e no meio social.



Beijos!
Isabelle Rocha